Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

No limite prudencial da LRF, o novo governo de Rondônia vai ter que se espichar para dar conta do recado - Por Carlos Sperança


No limite prudencial da LRF, o novo governo de Rondônia vai ter que se espichar para dar conta do recado - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

O centenário de Marise

Comemorar o centenário de nascimento da professora Marise Magalhães da Costa Castiel, pioneira da educação em Rondônia, vai além da marca de um século de natalício de uma figura histórica. Quem mergulha na biografia de Marise encontra ali as raízes do empoderamento feminino na Amazônia histórica, em contraponto à origem mitológica da região: as amazonas que combatiam com os homens de igual para igual.

“Amazona” da educação em Rondônia, a professora Marise também merece ser destacada por sua atuação à frente da estrutura básica da cultura regional em formulação integradora com o Sudeste, ao comandar a formação de escolas de samba.

A alegria que a professora Marise imprimia ao seu trabalho de educadora e cidadã envolvida com a cultura deve ser celebrada condignamente em seu centenário. O espírito educador, cultural e ativista da professora histórica não parece ter cem anos. Ao contrário, está adiante de seu tempo, na medida em que hoje a educação está infelizmente oprimida por má qualidade e perseguições aos professores.

Submetidos a violências, e descuido por parte das autoridades, também sofrem incompreensões de pais que por trabalhar o dia todo pretendem que os professores sejam um misto impossível de babás e psicólogos.



Como será?

De Sarney a Lula, de Dilma a Temer imperou o toma lá da cá no Congresso Nacional nas últimas décadas e as indicações políticas dos partidos para rapinar o erário nos ministérios e estatais. Em Rondônia, não foi diferente, de Jerônimo, Piana a Confúcio os deputados estaduais fizeram suas nomeações. Como será isto na era Bolsonaro? Ele e Marcos Rocha sinalizam correção de rumos. Será que terão sucesso?


Só engatinhando

Ao contrário do presidenciável Jair Bolsonaro que já tem esboço quase completo do seu ministério, o governador eleito de Rondônia Marcos Rocha sequer engatinha a relação do seu secretariado.  Alguns nomes, no entanto, já são cogitados como o vilhenense Evandro Padovani para a pasta da Agricultura, que teve grande desempenho na gestão Confúcio Moura.


A politização

 A Energisa assumiu o controle acionário das cias de energia deficitárias de Rondônia e Acre. As empresas sofriam com administrações sofríveis através indicações políticas em seu comando, ineficiência e incontrolável roubo de energia, os chamados “gatos”. Nos últimos anos a Ceron tinha se transformado em cabide de empregos para petistas e emedebistas e deu no que deu.  


Em 9 de dezembro

Para mandatos tampões de quase dois anos, os eleitores de Rolim de Moura e Pimenta Bueno, voltam às urnas diz 9 de dezembro, para eleger os sucessores dos prefeitos cassados nos respectivos municípios. Ao todo quase 70 mil eleitores, nas duas cidades voltadas ao agronegócio, deverão votar e o TRE já está tomando as providências para o registro das candidaturas. Quem se habilita?


Os improváveis

Ninguém apostava um real furado na reeleição de Anderson do Situperon a deputado estadual e de Lúcio Mosquini para deputado federal. No entanto, ambos reafirmaram suas lideranças com todos os méritos. Anderson na capital, ganhando de favoritos como Willians Pimentel, Carlinhos Camurça e Alex Palitot. Mosquini, dando taca na poderosa Marinha Raupp e se consolidando na Bacia Leiteira.



Via Direta

No limite prudencial da LRF, o novo governo de Rondônia vai ter que se espichar para dar conta do recado - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

*** Sem recursos e já dentro dos limites prudenciais da Lei de Responsabilidade Fiscal, o novo governo de Rondônia vai ter que se espichar para dar conta do recado *** Fala-se na redução de secretarias e de cargos comissionados para a economia de recursos *** De fato, a herança para Marcos Rocha não é das melhores *** Segue mais um “impeachment” para extorquir o atual prefeito de Porto Velho – e que não vai dar em nada de novo – segue na Câmara de Vereadores *** E sempre com os mesmos atores.

No limite prudencial da LRF, o novo governo de Rondônia vai ter que se espichar para dar conta do recado - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!

Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!

Hora de remediarAs desgraças previstas pelos ambientalistas há meio século já começaram a acontecer, como a piora das secas e cheias. Ainda há frac

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Algo vai sobrarHá no mínimo três tipos de ambientalistas apresentando suas visões da realidade e do futuro da Amazônia: os pessimistas, os muito pe

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)