Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

MULHERES PREDADORAS - Por Carlos Sperança


MULHERES PREDADORAS - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Evitar os vices diabólicos
Como é difícil a escolha de vices. Não é a toa que os governadoraveis estão quebrando a cuca na busca de um vice que pelo menos não atrapalhem. Na história política de Rondônia, tivemos vices que ajudaram muito, não conspiravam contra os titulares, mas outros já no dia seguinte da eleição estavam causando problemas.

Sejamos francos, beiradeiros de Praia do Tamanduá, tataranetos de italianos de Rolim de Moura e imigrantes bolivianos de Guajará Mirim: É difícil um vice não divagar sobre a possibilidade de um presidente, de um governador ou de um prefeito escorregar numa casca de banana e acabar sua vida de glórias no popular Tonhão. Quiçá, se estrepar numa viagem aérea? Talvez ser cassado, objeto de um impeachment numa trama com seres tão desprezíveis como os deputados estaduais?

Assim como tivemos vices leais e zelosos em Rondônia como Assis Canuto, Orestes Muniz, Miguel de Souza, Airton Gurgacz, João Cahula e Daniel Pereira, também existem vices encrenqueiros, ladinos e sorrateiros. Também na prefeitura de Porto Velho a coisa foi assim e por isso tantos vices foram punidos com o desterro. Evitar um vice diabólico é preciso.


Muita maconha

Com o início da colheita da maconha no Paraguai, nos próximos meses teremos dezenas de caminhões lotados da droga até o talo trafegando pelas rodovias brasileiras. No caso de Rondônia, que é um entreposto, uma espécie de Ceasa das drogas para Amazônia, o fato exige atenção redobradas das autoridades que combatem o narcotráfico.


A revitalização

Perambulando pelo centro histórico de Porto Velho e bisbilhotando pela região portuária do Cai N’Água, no final de semana, deu para constatar a necessidade da revitalização de dois centros de compras que ruíram depois da enchente de 2014. As cracolândias e a prostituição tomaram conta e até visitar o Complexo da Estrada de Ferro já virou ato de risco para o turista. É coisa de louco!

Reforços chegando
O MDB que se queixava da falta de candidatos a Câmara dos Deputados, para ajudar nos votos de legenda, teve Claudia Moura (Ariquemes) confirmada na convenção de sábado. No MDB será uma possível predadora de Marinha Raupp, está com a imagem prejudicada pelo envolvimento do marido barbudão com o esquema da Lava Jato.

MULHERES PREDADORAS - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Loira e predadora

Da mesma forma que o MDB teve a adesão de Claudia Moura, a aliança do PSDB/PSD que precisava se reforçar para eleger Mariana Carvalho e Expedito Neto teve as paliçadas reforçadas com a inclusão de Ieda Chaves na chapa á Câmara dos Deputados. Assim como Claudia, de coadjuvante pode virar predadora, Ieda com o prefeito Hildon recuperando o prestigio, pode brilhar no tucanato.


Só domingo

Neste domingo, dia 5, será a vez da mobilização dos tucanos e da chapa encabeçada pelo ex-senador Expedito Junior ser homologada para a peleja do Centro Administrativo. Assim como no caso de outros candidatos ao governo, a candidatura de Expedito ainda é cercada de especulações que só domingo poderão ser desmentidas ou confirmadas. Até lá as fofocas continuam.


Via Direta

*** Aos poucos também o cenário da eleição presidencial vai se delineando *** Sem Lula e o Centrão dividido entre Bolsonaro e Geraldo Alckmin, a esquerda vai de Boulos e Manuela Davila, a centro esquerda com Ciro Gomes  *** Mas, já saltando a frente nos estados do Sul, o senador Álvaro Dias (Podemos) *** Um quadro inicial, sujeito as intempéries do horário eleitoral prestes a começar para poluir nossos ouvidos.
MULHERES PREDADORAS - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!

Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!

Hora de remediarAs desgraças previstas pelos ambientalistas há meio século já começaram a acontecer, como a piora das secas e cheias. Ainda há frac

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Algo vai sobrarHá no mínimo três tipos de ambientalistas apresentando suas visões da realidade e do futuro da Amazônia: os pessimistas, os muito pe

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)