Terça-feira, 29 de agosto de 2017 - 20h50
Mais candidatos
Se o que tem sido divulgado por aí não for balão de ensaio, estamos ampliando o número de candidatos ao governo de Rondônia para as eleições do ano que vem. São eles 1- Senador Acir Gurgacz (PDT) 2 – Maurão de Carvalho (PMDB) 3 –Ivo Cassol (PP) 4-Pimenta de Rondônia (PSOL) 5- Moreira Mendes (Solidariedade) 6 –Jorge Chediak (PC o B) 7 –José Guedes (PSDB)..jpg)
Estamos a pouco mais de um ano da eleição ao governo do estado e outros nomes daqui para frente serão especulados e tantos outros esquecidos. Mas a tendência ao final do ano é a movimentação dos candidatos aumentarem.
As eleições ao Senado também prometem uma disputa interessante. Valdir Raupp (PMDB) em queda livre por causa da Operação Lava Jato, mas nem por isto deixando de ser um candidato forte. O governador Confúcio Moura que esta trocando de partido, neste momento, se constitui no nome mais poderoso da peleja. Temos ainda o ex-senador Expedito Junior, com a força dos tucanos, e a liderança política emergente no estado, o prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires, entre tantos outros nomes cogitados.
Pacote de obras
No pacote de obras lançados a partir das PPPs, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) colocou no contexto a iluminação pública, saneamento básico e até a construção de um novo centro político e administrativo da capital. Se conseguir tocar adiante, sem duvidas deixará um legado marcante na sua gestão em condições de impulsionar nos próximos anos postulações ao Senado ou ao governo do estado.
PSB confiante
O PSB vai confiante para as eleições do ano que vem. Ocorre que com o governador Confúcio Moura se desincompatibilizando para disputar cadeira ao Senado, assume o vice Daniel Pereira, um dos caciques da legenda. No mais, conta com a eleição do ex-prefeito Mauro Nazif a Câmara dos Deputados e pelo menos três estaduais, entre eles Cleiton Roque, com base na região de Pimenta Bueno.
Luppi e o PDT
O presidente nacional do PDT Carlos Luppi enfatiza a força do partido para as eleições do ano que vem. Na eleição suplementar no estado do Amazonas, o partido emplacou a eleição de Amazonino Mendes com 60 por cento dos votos. O estado será importante desde o apoio para o presidenciável do partido, ex-governador do Ceará Ciro Gomes. Lupi espera a eleição de mais governadores em 2018, entre eles Acir Gurgacz em Rondônia.
Tempo reduzido
Projeto que reduz a metade a duração diária das propagandas de rádio e televisão nas campanhas onde houver o segundo turno, foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Relatado pelo deputado federal Rodrigo Pacheco (PSDB-MG), foram definidos apenas 10 minutos diários para segunda etapa das eleições de presidente da Republica, governadores e prefeitos. A matéria ainda sobe a plenário para aprovação.
Para disfarçar
Para disfarçar a sujeirada praticada nos últimos anos, os partidos estão mudando de nome e as novas denominações estão evitando o termo “partidos”. Assim sendo, tomamos o exemplo do PMDB, mais sujo do que poleiro em todo território nacional, doravante será Movimento Democrático Brasileiro- MDB. Várias siglas estão recauchutando os nomes, como o DEM, o PSDC e novas legendas despontam sem a designação de partidos, como Podemos Livres, etc.
Via Direta
*** O PMDB realizou cursos preparatórios na semana passada visando qualificar seus quadros para as eleições do ano que vem *** A prefeitura de Porto Velho envida esforços na regularização fundiária na região das Pedrinhas e também na Zona Leste *** A estiagem e o calor castigam Rondônia e boa parte do Acre e do Amazonas *** Não bastasse ainda temos as queimadas e a poeira causando doenças respiratórias na população.
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura
Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

A sonhada pacificação do MDB rondoniense ainda está bem distante
Respostas plausíveisA França é o segundo maior país da Europa, só perdendo em área territorial para a enorme Rússia. Essa consideração é importante
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)