Sexta-feira, 17 de setembro de 2010 - 08h55
O governador João Cahulla (PPS), alavancado pelo voto rural e pelo apoio do ex-governador Ivo Cassol, caminha a passos largos para o segundo turno – todas evidências apontam para um pleito em dois turnos no estado -, já embolado na ponteira com o candidato da aliança Confúcio Moura (PMDB). Ele é a grande surpresa do pleito 2010 e protagoniza uma verdadeira reviravolta, já que há dois meses patinava em menos de 10 por cento de intenções de votos e era alvo até de piadas dentro da própria base aliada.
Na oposição, o ex-prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura (PMDB) vai garantindo um lugar no segundo turno e já é beneficiado pelo voto útil na oposição, mantendo uma curva ascendente nas últimas semanas. Moura lidera com grande vantagem nas regiões do Vale do Jamari e Bacia Leiteira e pontua muito bem na capital.
Na reviravolta de Cahula, chama a atenção a liderança adquirida na Ponta do Abunã e na região ribeirinha de Porto Velho. O governista já embolou na própria capital com Confúcio Moura e Eduardo Valverde, o que é uma verdadeira façanha.
As novas sondagens vão ratificando a última pesquisa Ibope – objeto de dúvidas e chiadeira na capital – com João Cahulla na liderança embolado com Confúcio e Expedito. Mas de lá para cá, o tucano despencou de vez.
As cartas de cada um
O governador Cahulla conta com boas cartas para o segundo turno. Continua em curva ascendente e é o candidato que mais cativa os votos dos indecisos, além de pescar boa parte do eleitorado do concorrente, o ex-aliado, o senador cassado Expedito Júnior. Se continuar subindo como ocorreu nas últimas semanas, ameaça chegar em 3 de outubro com uma vantagem folgada.
Já, seu concorrente direto, Confúcio Moura (PMDB), terá na próxima etapa o apoio do PT de Eduardo Valverde, Roberto Sobrinho e Fátima Cleide e uma penca de legendas, numa grande coalizão suprapartidária. No segundo turno também terá angariado todo apoio de Dilma Roussef, que ameaça ganhar o Palácio do Planalto em turno único, Lula e cia. Tudo isso poderá fazer a diferença a favor do peemedebista que tem reforçado a campanha em Porto Velho.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios
Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg
Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho
A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament
Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia
Algo vai sobrarHá no mínimo três tipos de ambientalistas apresentando suas visões da realidade e do futuro da Amazônia: os pessimistas, os muito pe
O clã dos Carvalhos colocou de joelhos a administração estadual do governador Marcos Rocha
Lição da naturezaO “nacionalismo” do slogan MAGA (Make America Great Again), aplicado pelo presidente Donald Trump, tem a crueldade da força bruta,