Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Impressiona a desfaçatez do ex-governador Ivo Cassol


 Impressiona a desfaçatez do ex-governador Ivo Cassol - Gente de Opinião

Apoio incondicional

O senador Acir Gurgacz, líder do PDT no Senado, manifestou apoio incondicional à presidente Dilma Roussef na maneira como ela vem gerenciando a crise no Ministério dos Transportes. O pedetista afirmou que “neste momento que a presidenta mostra uma de suas principais qualidades, que é a rapidez de decisão em medidas no combate a corrupção, o PDT reafirma e reforça seus laços com o governo”.

Firme aliado

O representante do socialismo moreno de Rondônia ainda acrescentou que o partido se coloca ainda mais firme como aliado do governo, oferecendo apoio á condução do Executivo, quando a presidente Dilma Roussef toma medidas efetivas ante as distorções à forma séria com a qual ela vem conduzindo o país.

Impressiona a desfaçatez do ex-governador Ivo Cassol - Gente de OpiniãoRacha petista

Com a confirmação do lançamento da pré-candidatura do vereador Cláudio Carvalho a prefeitura de Porto Velho configura-se de uma vez o racha no Partido dos Trabalhadores –PT. Sem se entender e com o PMDB fora do seu arco de aliança –terá candidatura própria – o PT pode caminhar para o despenhadeiro nas eleições municipais do ano que vem na capital.

Impressiona a desfaçatez do ex-governador Ivo Cassol - Gente de OpiniãoNas paradas

O ex-governador Ivo Cassol, que se apagou no Senado, já em licença de 120 dias, mostra claramente que sua praia é Rondônia mesmo. Aqui ele brilha e ofusca as outras lideranças. Na sua primeira blitz pelas emissoras de rádio já largou o porrete no governador Confúcio Moura criticando falta de pulso e de melhorias nas esferas de saúde pública e segurança.

A desfaçatez

Impressiona a desfaçatez de Ivo, mesmo tendo razão em algumas coisas. Ele critica as esferas de saúde e a segurança que ele não teve competência de resolver em quase oito anos de governo. Reconhece que o setor de estradas vai bem com o Projeto Estradão, mas se diz o responsável pela competência de Confúcio neste quesito - pela herança que ele legou no DER.

Impressiona a desfaçatez do ex-governador Ivo Cassol - Gente de OpiniãoDemocrata sumido

Apertem os cintos, porque o pré-candidato a prefeito dos Democratas na capital sumiu. O empresário Jep Rover, desde que foi lançado por Bianco e Wagner Bocão, ainda não se reuniu com os Democratas. Tampouco faz como outros pré-candidatos que começam a pintar nas emissoras de rádio e televisão como Cláudio Carvalho, Zequinha, Garçon, etc.

Impressiona a desfaçatez do ex-governador Ivo Cassol - Gente de OpiniãoClã Amorim

Em seu blog, o governador Confúcio Moura alertou que o clã Amorim esta vindo forte para reconquistar as paliçadas da prefeitura de Ariquemes, atualmente em poder do seu aliado Márcio Raposo. Ocorre que enfrentar o caudilho da roça em Ariquemes nunca foi moleza: O próprio Confúcio perdeu várias vezes para ele e na sua primeira vitória – que foi contra Daniela - até na última semana de campanha ela estava na frente. Moura ganhou por um triz!

Gente de OpiniãoAmorim, o detento

Amorim se queixa até hoje para quem quiser ouvir que se o PMDB (no caso ele achava que foi coisa do desafeto Amir Lando) não tramasse sua prisão poucas semanas antes da eleição, sua filha não perderia a parada. Eu também acho que não perderia, caudilho, mas seu cadeião no Urso Branco, foi mais do justo: Amorim aprontou demais naquela época. Hoje esta mais para um pardal sem ninho.

Do Cotidiano

O fantástico Farquhar

Impressiona a desfaçatez do ex-governador Ivo Cassol - Gente de OpiniãoNo Brasil de hoje, Percival Farquhar seria considerado um herói e o governo Dilma Roussef estaria o assediando para investir nas Parcerias Público Privadas (PPPs). O empresário americano que finalmente deu conta de construir a Ferrovia Madeira-Mamoré, no entanto, foi considerado naquela época um inimigo do Brasil.

Ele constituiu a Madeira-Mamoré Railway Co. Em 1907 com um capital de 11 milhões de dólares lançando mão de um truque para enfiar dinheiro de americanos desconfiados com o empreendimento tido como sem futuro e amaldiçoado. Junto com a concessão da ferrovia, Percival tomou posse de milhares de hectares seringais à beira da linha que totalizavam área maior do que muitos paises europeus. Na realidade, o grande lucro que o empresário esperava retirar da sua iniciativa era a exploração da borracha, que se afigurava como muito mais rentável que a exploração da ferrovia em si.

Na sua trajetória Brasileira o empresário teve outros grandes empreendimentos. Sua Brazil Railway assumiu o controle de várias outras ferrovias nacionais. O império formado por ele tinha ainda hotéis no Rio de Janeiro e São Paulo, loteamentos em Santa Catarina, a Companhia de Navegação do Amazonas, a exploração madeireira em grande escala no Paraná, e em 1911, a cessão pelo governo brasileiro como doação de 60 mil quilômetros quadrados de terras que hoje constituem o território do Amapá. A I Guerra Mundial levou a cortes de créditos para seus negócios no Brasil, levando-o a beira da ruína.

Com tudo isto Farquhar foi humilhado com a destituição no comando de suas empresas, substituído por Cameron Forbes, ex-governador das Filipinas, mas continuou interessado no desenvolvimento do Brasil através de grandes projetos, como exportação de minério de ferro e implantação de siderúrgicas a carvão coque.

Farquhar, que é considerado um pai de Porto Velho, mesmo depois de tantos investimentos foi alvo da ira dos empresários nacionalistas que o viam como um vilão. Nascido em York, na Pensilvânia em 1864, ele morreu em Nova Iorque em 4 de agosto de 1953.

Via Direta

*** Vem aí o recadastramento geral de servidores do estado *** Na primeira vez que a coisa foi feita no Palácio Presidente Vargas (em 1999) foram descobertos fantasmas graduados morando no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília - e até um bando deles residindo na Europa *** Que salve-se quem puder!
 

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)