Quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017 - 05h01
Uma boa utilidade
Quem já não padeceu para receber precatórios (dívidas públicas) das esferas municipais, estaduais e federais? Conheço funcionários públicos, empresários e comerciantes que já penaram 20 a 30 anos para receber o que lhe era devido.
Agora surge uma alternativa na Câmara dos Deputados para receber estes recursos com a finalidade de pagar financiamento imobiliário. É uma boa alternativa para quem não quer continuar sofrendo nas mãos dos órgãos públicos, sempre procrastinando o pagamento destes títulos.
Projeto de autoria do deputado Antônio Thame (PV-SP), tramitando nas comissões de Desenvolvimento Urbano; de Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania, permite o uso de precatórios para o pagamento do financiamento imobiliário. Pela proposta, o credor poderá ceder os créditos total ou parcialmente para pagar o financiamento.
E mais: sempre que o valor do crédito em precatório for superior a 50 % da dívida do financiamento, o imóvel não poderá ser leiloado por falta de pagamento até ser abatido pelo valor da dívida do governo com o contribuinte.
Mais transparência
Não lembro de secretário de Saúde em Porto Velho nas ultimas décadas agindo com mais transparência do que o atual, o administrador Alexandre Porto. Ele comparece aos postos de saúde nos bairros de surpresa – e em cada visita constata falhas gritantes – acompanhado de órgãos da imprensa. O que se escondia antes, agora é exibido publicamente.
Eleições em abril
Já condenado em todas as instâncias o vereador Antonio Bento, o mais votado a prefeito em Guajará Mirim e impedido de assumir o cargo por malfeitos, insiste em tomar posse do cargo e já está no enésimo recurso. A justiça já marcou eleições para abril e até lá o PMDB moverá os céus e a terra para empossar o seu representante ficha suja.
Marcando posição
Em Rondônia os partidos não se posicionam sobre seus políticos sujos e condenados. Raramente alguma agremiação partidária ao descobrir condenação de filiados solta nota oficial punindo, ou desfiliando o infrator. É o caso de alguns ex-presidentes da Assembléia Legislativa, presos ou foragidos como Valter Araujo (PTB), Marcos Donadon (PMDB) e Natanael Silva (PP).
Batata assando
Em Cruzeiro do Sul, no vizinho estado do Acre, o rio Juruá já transbordou atingindo quase o nível máximo da última enchente histórica. Pior ainda em Tarauacá, onde o rio do mesmo nome já deixou desabrigados com a cheia cerca de 16 mil pessoas, com as ruas alagadas. Diante disto, pergunto: será que nossa batata esta assando também?
Rusgas socialistas
O PSB vai acertando o passo e definindo metas para as eleições de 2018. Até as arestas entre o vice-governador Daniel Pereira e o prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires foram aparadas visando um objetivo maior. A legenda já faz as contas: Pereirinha assume o lugar de Confúcio no ano que vem e apoiando El Carecón e Jesualdo as duas vagas ao Senado.
Via Direta
*** Importantes pioneiros como Assis Canuto (reside em Ji-Paraná) e William Cury (mora em sua fazenda em Jaru) se aposentaram das lides políticas em Rondônia e outros de grande relevância também já estão seguindo o mesmo caminho ***O difícil é encontrar substitutos a altura de alguns quadros como este *** Tanto Canuto como Cury participaram da epopéia que redundou na criação de mais de 40 municípios do estado.
Porto Velho já vivencia um apagão de mão de obra
Reação cabe a quem sofreFocando a passagem da década anterior para esta, o livro Banzeiro Ò Kòtó, da documentarista Eliane Brum, pode ser visto com
Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!
Hora de remediarAs desgraças previstas pelos ambientalistas há meio século já começaram a acontecer, como a piora das secas e cheias. Ainda há frac
A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios
Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg
Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho
A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament