Terça-feira, 2 de outubro de 2012 - 00h33
A reta final promete uma guerra de pesquisas entre os candidatos à prefeitura de Porto Velho. Cinco institutos registraram pesquisas no TRE nos últimos dias e os resultados e começam a ser divulgadas a partir de amanhã, dia 3. A maioria delas – inclusive o Ibope – serão divulgadas no dia 5, logo depois do debate promovido pela TV Rondônia.
As pesquisas registradas são dos institutos Previsão, Ibope, Fonte Real, Phoenix e PRPL. O Ibope vai divulgar sua enquete pela TV Rondônia e os demais institutos abriram contatos com os jornais diários interessados e aqueles candidatos que estiverem na frente vão usar as pesquisas exaustivamente para convencer o eleitorado nos últimos dais de campanha que são as melhores opções.
Mesmo com o risco de serem desmoralizados, ainda existem institutos com coragem de divulgar sondagens fajutas no próprio dia da eleição. Mas a maioria deles trata de ajustar os números na ultima enquete para garantir credibilidade e trabalhos futuros. Entre eles, o Ibope sempre ajusta a coisa mais próxima da realidade na sua última enquete.
Em contato ontem com representantes de institutos, a reportagem obteve como resultado uma média envolvendo o primeiro pelotão. A Primeira conclusão é que Porto Velho terá eleições em dois turnos. Havendo eleição em duas etapas, as duas vagas seriam ocupadas neste momento por Lindomar Garçon (que perdeu alguns pontinhos nas últimas semanas), Mário Português (em curva ascendente). No entanto, conforme enfatiza o Instituto Previsão, tanto Mauro Nazif (PSB) como Mariana Carvalho (PDB) ainda estão no jogo e com chances de conquistar uma vaga no segundo turno.
Ao meio das gravações finais de programas, caminhadas nas principais avenidas os candidatos se prepararam para os debates finais e o encerramento das campanhas com carretas e comícios. Os redutos mais visados são a Zona Leste (eixo Tancredo/ JK/Ulysses) e Zona Sul (Eldorado/ Caladinho/Conceição) onde estão localizados quase dois terços dos 280 mil eleitores da capital.
Fonte: Carlos Sperança
Porto Velho já vivencia um apagão de mão de obra
Reação cabe a quem sofreFocando a passagem da década anterior para esta, o livro Banzeiro Ò Kòtó, da documentarista Eliane Brum, pode ser visto com
Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!
Hora de remediarAs desgraças previstas pelos ambientalistas há meio século já começaram a acontecer, como a piora das secas e cheias. Ainda há frac
A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios
Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg
Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho
A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament