Quarta-feira, 15 de agosto de 2012 - 05h06
A ultrapassagem
É clima de festa no apê da aliança “A Mudança é Agora”. Nas contas de Mário Português e aliados já foi feita à ultrapassagem em Fátima Cleide (PT) e Mariana Carvalho (PSDB). Na alça de mira agora estão Lindomar Garçon (PV) e Mauro Nazif (PSB), que lideram a peleja.
As próximas
As próximas pesquisas devem confirmar o crescimento do candidato cassolista/bianquista, que tem o maior volume de campanha de todos, com quatro comitês zonais e muito dinheiro. Mas sua ascensão não é só motivada pela fartura de recursos. Temos o segmento eleitoral conservador (e anti-petista) se manifestando.
Voto conservador
Português viceja no voto conservador, um segmento que já elegeu prefeitos e governadores e que por enquanto está dividido entre ele e Garçon. Será observado adiante, que na medida em que Português for crescendo, Garçon será o mais atingido. Mais a frente os dois vão disputar vaga para o segundo turno palmo a palmo.
Reféns do crime
Numa ponta o brasileiro é vitima dos criminosos do colarinho branco, desfalcando os recursos dos ministérios, dos governos estaduais, das prefeituras, noutra extremidade, assistimos à criminalidade florescendo em todas as cidades brasileiras por causa do tráfico de drogas. E não se vê luz ao fim do túnel.
![]() |
Como onças
A disputa pelas verbas publicitárias da Assembléia Legislativa pelas agências de propaganda, tornou dois pacatos publicitários – quase hippies na década de 80 de tão desligados a dinheiro – em duas onças ferozes demarcando território. Esta em curso a grande batalha envolvendo Pena Anderson e Tolon Minotauro!
Mais protestos
Em ação conjunta, envolvendo sindicatos e até entidades rurais, o primeiro protesto contra o fracasso da Transposição deve acontecer dia 22 com o fechamento da BR-364. Mais adiante fala-se na ocupação das usinas de Jirau e Santo Antonio, etc. É confusão que não acaba mais.
Horário gratuito
Os candidatos apostam no horário gratuito, que começa no próximo dia 21, para conquistarem o eleitorado. Na capital, teremos o confronto de grandes marqueteiros, com vitórias consagradoras em campanhas passadas. É cada um vendendo o seu peixe, mesmo que já estejam passados...
Mais inúteis
Em 2012, os brasileiros vão eleger 5.400 vereadores a mais nas Câmaras Municipais. Em Porto Velho, por exemplo, serão mais cinco cadeiras, aumentando as despesas com mais gabinetes, com mais funcionários. Dos pólos regionais só Vilhena teve a decência de manter o mesmo numero de cadeiras.
A reeleição
A maioria dos prefeitos rondonienses que disputa a reeleição já leva vantagem sobre os oponentes. São os casos de Zé Rover (Vilhena), Padre Franco (Cacoal), Zé Ribeiro (Presidente Médici) e Alex Testoni, em Ouro Preto. Já, Atalibio Pegorin (Guajará Mirim) e Jean dos Muletas (Jaru) penam com a oposição nos calcanhares.
Do Cotidiano
Questões de honra
Os três problemas que mais preocupam no momento são questões de honra para a humanidade. Um, a grave crise econômico-financeira que assola o planeta. Outro, a rápida degradação ambiental, agravada pelo drama climático. Por fim, os prejuízos sociais causados pelos problemas anteriores, como o elevado custo dos alimentos e de remédios para doenças físicas e mentais, às quais se somam as guerras e a intolerância racial e/ou religiosa.
São problemas que afetam a todos e dos quais a humanidade sairá vencedora ou derrotada, vendo a civilização ruir e os povos se arruinando.
Ciente dessa imensa responsabilidade, um grupo de especialistas mundiais em meio ambiente publicou um documento reunindo um conjunto de recomendações para os líderes governamentais sobre ações necessárias e urgentes para compatibilizar desenvolvimento econômico com a sustentabilidade ambiental e social do planeta.
“Desafios ambientais e desenvolvimento: o imperativo para agir” sintetiza as advertências de vinte cientistas laureados com o Prêmio Blue Planet. Concedido pela fundação japonesa Asahi Glass Foundation desde 1992, quando se realizou no Rio de Janeiro a ECO-92, o prêmio é considerado o “Nobel do Meio Ambiente”. Muito justo, na medida em que a Fundação Nobel não premia a pesquisa ambiental.
Dentre os ganhadores do prêmio está Gro Harlem Brundtland, diplomata que presidiu no início da década de 1980, quando era primeira-ministra da Noruega, a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento criada pela ONU e coordenou a elaboração do documento “Nosso futuro comum” (1987), conhecido como Relatório Brundtland, popularizando a expressão “desenvolvimento sustentável”, hoje de uso corrente.
Algumas das recomendações dos cientistas no documento são eliminar os subsídios em setores como os de energia, transporte e agricultura, que, na opinião dos autores, criam custos ambientais e sociais, e substituir o Produto Interno Bruto (PIB) como medida de riqueza dos países.
Na avaliação dos proponentes, o índice é incapaz de mensurar outros indicadores importantes do desenvolvimento econômico e social de um país, como seu capital social, humano e natural e como esses dados se cruzam.
Via Direta
*** As últimas chuvas na capital foram um alívio na periferia sem água *** Confúcio e Sobrinho planejam o futuro *** anunciam a criação do espaço multieventos na região do aeroclube com estádio, centro de convenções, kartódromo, etc *** Coisa para seus tataranetos...
Porto Velho já vivencia um apagão de mão de obra
Reação cabe a quem sofreFocando a passagem da década anterior para esta, o livro Banzeiro Ò Kòtó, da documentarista Eliane Brum, pode ser visto com
Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!
Hora de remediarAs desgraças previstas pelos ambientalistas há meio século já começaram a acontecer, como a piora das secas e cheias. Ainda há frac
A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios
Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg
Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho
A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament