Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Fujão, Cahulla não comparece e prejudica o debate da Unir


 Fujão, Cahulla não comparece e prejudica o debate da Unir - Gente de Opinião

A ausência do governador João Cahulla (PPS) prejudicou o primeiro debate entre os candidatos ao governo de Rondônia realizado segunda-feira à noite pela Universidade Federal de Rondônia – Unir com transmissão ao vivo pela Record News. A qualidade do candidato do PMDB Confúcio Moura fez a grande diferença no confronto, mas o petista Eduardo Valverde também obteve uma boa performance.

A ausência do fujão Cahulla – com a desculpa de compromissos marcados anteriormente - pegou mal, mesmo porque ele tem um embate direto com Expedito Júnior (PSDB) por uma vaga ao segundo turno e precisa provar ao cassolismo que esta mais preparado que o ex-senador para merecer o legado político do ex-governador Ivo Cassol. Mesmo assim ele tem refugado os debates e até em longas entrevistas nas emissoras de televisão onde tem escalado o vice Tziu Jidaias.

Durante o encontro dos governadoraveis se viu um Expedito Junior (PSDB) com dificuldades em abordar os temas propostos embromando muito nas respostas (principalmente no tocante a meio ambiente) e Marcos Sussuarana (PSOL) se enrolando visivelmente quando foi chamado a discorrer sobre a questão de ciência e tecnologia na área de saúde.

Na falta de preparo de Expedito e Sussuarana, o candidato da “Aliança”, o ex-prefeito Confúcio Moura acabou brilhando, sempre com as respostas na ponta da língua. Moura deu um banho nos adversários.

Debate prejudicado

O debate da Unir acabou prejudicado pela ausência de um dos candidatos de ponta, o governador João Cahulla, talvez com receio de ser objeto de ataques da oposição, inventou uma desculpa esfarrapada e não compareceu. Logo ele que trabalha bem na frente do velho casarão que abriga a sede central da Unir, o local do encontro.

Cahulla, pelo que se vê, é uma antítese de Cassol, já que o ex-governador é despachado, não sem papas da língua, e encara todos os debates, sem medo. Já, o atual governador pode ser prejudicado nas pesquisas mais adiante, se continuar assim.

 

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia

Algo vai sobrarHá no mínimo três tipos de ambientalistas apresentando suas visões da realidade e do futuro da Amazônia: os pessimistas, os muito pe

O clã dos Carvalhos colocou de joelhos a administração estadual do governador Marcos Rocha

O clã dos Carvalhos colocou de joelhos a administração estadual do governador Marcos Rocha

Lição da naturezaO “nacionalismo” do slogan MAGA (Make America Great Again), aplicado pelo presidente Donald Trump, tem a crueldade da força bruta,

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)