Sábado, 10 de dezembro de 2016 - 07h58
Por Carlos Sperança
A crise na segurança
Com a criminalidade tomando proporções alarmantes, Rondônia afora, e a crise provocada pelo embate entre o governador Confúcio Moura (PMDB) e a Polícia Civil, a Associação dos Delegados procurou a mediação do impasse junto ao presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB). A situação é grave e a necessidade de uma solução para o conflito é urgente dado aos reflexos nas delegacias..jpg)
De um lado temos o governo do Estado atingido pela crise econômica e a queda na arrecadação de tributos e as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal. E com a necessidade de quitar duas folhas – o mês de dezembro e o décimo terceiro – Confúcio conta os trocados para não atrasar os compromissos com o funcionalismo.
Pelo seu turno, a Polícia Civil está desaparelhada, algumas delegacias até sem material de expediente ante a criminalidade que estourou no ano de 2016 e que promete piorar nos próximos meses sem algum plano estratégico – urgem investimentos maciços – não seja adotado com urgência. É uma sinuca de bico.
Frustração nacional
Mais uma vez o Supremo Tribunal Federal arrumou uma gambiarra jurídica, como ocorreu no impeachment da presidente Dilma Rousseff, resolvendo imbróglio pela metade. O PMDB, com a intervenção do presidente Michel Temer, e o PT, com a participação do senador Jorge Viana, salvaram a pele do senador Renan Calheiros (PMDB), intermediando acordo com o organismo federal para que Calheiros fosse mantido no cargo de presidente do Senado. Com mais este acordão, vemos um Supremo cada vez mais desmoralizado e distante dos clamores das ruas.
A frustração nacional aumentou com o ocorrido, mas a atitude tomada pelas raposas felpudas terá como consequência a volta da população às ruas e cada vez mais revoltada. Tal como a presidente Dilma no impeachment, e Cunha, que acabou na prisão, Renan com seu envolvimento na Operação Lava Jato, já está com os dias contados. A cassação do facínora é questão de tempo, e ele já logo verá o cadeião no retrovisor. Com tantos sobressaltos na política, pela falta de credibilidade do Congresso Nacional e do presidente Michel Temer, a economia resiste em apresentar bons resultados. A consequência é o desemprego nas alturas, a miséria voltando, saúde e educação afetadas, a criminalidade assolando o País.
Marketing eficiente
.jpg)
O prefeito eleito Hildon Chaves (PSDB) está adotando todos os cuidados para assumir o Palácio Tancredo Neves em condições de tocar uma boa administração. Projeta uma parceria com o governo do Estado e busca, de forma suprapartidária, recursos do Orçamento da União perante a bancada federal, enquanto costura também acordos locais. Até aí tudo bem, e ele inova ao já participar ativamente dos eventos municipais e estaduais antes de assumir a prefeitura.
No entanto, todos estes cuidados serão poucos para não ser crucificado pela população ainda no primeiro mês de mandato, se o seu marketing não começar a trabalhar desde já anunciando um plano emergencial e explicando o legado que será deixado, o momento difícil que está chegando com o inverno amazônico e a possibilidade de uma nova cheia do rio Madeira.
Sempre digo que o desgaste de um prefeito na capital começa com a divulgação do seu corpo de secretários (nunca é possível agradar todo mundo e os que ficam de fora viram oposição raivosa) e a temporada de chuvas que inunda os bairros mais baixos.
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura
Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)