Domingo, 7 de setembro de 2014 - 00h01
.jpg)
A Contagem Regressiva
Com a contagem regressiva das eleições de outubro já correndo e com as pesquisas sinalizando possivelmente um segundo turno entre o governador Confúcio Moura (PMDB) e o tucano Expedito Júnior, os bastidores se voltam para a costura de alianças. Nesta altura do campeonato já se vê pouco terreno para uma reviravolta e até para uma provável zebra.
Esta bem claro que Expedito Júnior esta vencendo seu embate pessoal com o seu arquiinimigo Ivo Cassol, botando enorme diferença sobre a candidata Jaqueline, irmã do ex-governador, o que deixa o tucano numa zona de conforto para o segundo turno. Sem condições de alcançar o tucano, a candidata Cassolista dispara suas baterias contra o governador Confúcio Moura, buscando polarização e tentando um lugar ao sol no segundo turno, mas a máquina partidária governista não esta dando mole.
As sondagens eleitorais demonstram que se trata de um pleito em dois turnos em Rondônia e todas projeções indicam que na etapa seguinte o governador terá mais possibilidade de contar ao seu lado cassolistas e petistas do Expedito.
Deve ser destacado ainda, que de 1994 para cá, quem ganhou o primeiro turno levou o segundo de goleada, mesmo com todas as alianças firmadas.
As sabatinas
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Durante uma semana, o SGC promoveu sabatinas com os candidatos ao governo do estado. As queixas foram generalizadas e alguns deles se disseram perseguidos nos confrontos. Assessores e puxas-sacos sensíveis às causas dos chefes se descabelaram e por aí afora. Mas nossa rede de emissoras de radio e televisão cumpriu seu papel fazendo uma sabatina de verdade e não as entrevistas faz de contas que se pratica por ai.
C o l e t a d e l i x o
![]() |
![]() |
![]() |
A coleta de lixo em Porto Velho padece com maldições das almas penadas dos idos da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Quando a coisa começava a andar com a licitação tudo desmoronou novamente em vista da decisão do Tribunal de Contas do Estado –TCE suspender o certame. Nada anda por aqui, assim já foi com o sistema de água, assim já foi com os protocolos para a coleta de esgoto domiciliar etc.
Receio dos colonos.jpg)
Os tucanos rondonienses – ligados as frentes de colonização na Ponta do Abunã e região da Nova Mamoré – preferem votar na presidenta Dilma Rousseff representante do tradicional adversário PT no segundo turno do que na acriana Marina Silva. Temem por embargos nas serrarias e nas propriedades rurais caso a candidata do PSB vença o pleito. Os petistas sabem tocar terror...
Na reta final
O senador Acir Gurgacz (PDT) recebe durante a semana duas importantes manifestações de apoio para sua campanha de reeleição: do ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) e do ex-deputado federal Lindomar Garçon (PMDB). Ambos são candidatos de ponta, atingindo segmentos diferenciados do eleitorado, integrando uma Frente Suprapartidária no projeto de reeleição do pedetista.
Haja cavaletes
É tanto cavalete dos candidatos nas principais avenidas de Porto Velho que a estratégia acabou furando e o feitiço esta se voltando contra o feiticeiro. Primeiro porque irrita os motoristas com a visão prejudicada. Além disto porque a coisa esta dando desgaste – até impropérios - principalmente para aqueles que exageraram nos tamanhos da propaganda.
Via Direta

*** O caso das formiguinhas fantasmas – isto só acontece em Rondônia - entrou no folclore político. Cabeças rolaram, coisa de louco *** O desfecho do caso da paralisação das obras da Usina Santo Antônio deixou população de Porto Velho mais tranqüiliza. Mesmo assim foram 350 demissões de operários *** O próximo convidado do programa Rondônia em Debate é a vereadora Fatinha, vice do Padre Ton.
CAPA DO JORNAL DIÁRIO DA AMAZÔNIA DESTE DOMINGO
.jpg)
.jpg)

.
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura
Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)