Sexta-feira, 10 de outubro de 2014 - 05h30

Fazendo as contas
Bem aquinhoados nas urnas, alguns deputados estaduais e federais já começam a fazer as contas sobre as eleições municipais de 2016. Em Porto Velho, Mariana Carvalho (PSDB) emergiu das urnas como legitima herdeira dos votos de uma corrente política que já foi liderada por José Guedes e como uma forte predadora do atual prefeito Mauro Nazif (PSB) atualmente padecendo com baixa taxa de popularidade.
Na capital sabe-se que outros dois nomes também deverão entra na dança pelo Palácio Tancredo Neves, como o empresário Mário Português (PMDB) e o professor Aluízio Vidal (PSOL), com grande votação ao Senado.
No Vale do Jamari, tivemos o deputado estadual mais votado de Rondônia, o ex-prefeito de Cacaulândia Adelino Follador (DEM) hoje com domicílio eleitoral em Ariquemes. Follador também ganhou notoriedade e deve ser um grande nome para a peleja municipalista de 2016 naquelas bandas.
Na região central, o deputado federal Marcos Rogério (PDT), do alto dos seus mais de 60 mil votos, se transformou numa liderança emergente e esta de asas crescidas. Portanto, que o atual prefeito Jesualdo Pires (PSB) fique de barbas de molho. O Palácio Urupá é a tendência natural para o pedetista no futuro, se não for agora, com certeza mais adiante.
D i s p u t a a c i r r a d a
.jpg)
Na volta ao horário eleitoral vai ser possível constatar o quanto será acirrada a disputa presidencial. Com o tucano Aécio Neves numa crescente e a presidenta Dilma Rousseff com uma máquina azeitada do PT e marqueteiros terrivelmente competentes na arte da desconstrução da imagem pública dos adversários, a coisa vai ferver. Do lado de Aécio, os tucanos estão preparados para o tudo ou nada.
Os prefeitos
Os três prefeitos melhores avaliados no estado – Alex Testoni (PSD-Ouro Preto), Jesualdo Pires (PSDB-Ji-Paraná) e Zé Rover (PP-VIlhena) decidiram apoiar a candidatura do governador Confúcio Moura a reeleição. Já, o ex-governador Cahula, e os deputados Moreira Mendes e Carlos Magno, mais a família Cassol, inclusive Ivo, estão marchando juntos com Expedito Junior.
.jpg)
Mais votados
Também na costura de alianças, os parlamentares mais votados ficaram com Confúcio: o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), a deputada federal Marinha Raupp (PMDB, com base na Zona da Mata) mais votada no estado, o deputado federal mais votado na região central Marcos Rogério (PDT) e o deputado federal mais votado da Bacia Leiteira Lucio Mosquini (PMDB). As costuras prosseguem.
Asas crescidas

Mais uma vez os vereadores de Porto Velho se tornaram carrascos dos deputados estaduais com mandato. Nas eleições do último domingo, foram eleitos mais dois – Aélcio da TV (PP) e Leo Moraes (PTB), sendo que Elis Regina do PC do B bateu na trave. Como era esperado, deputados como Claudio Carvalho e Epifânia Barbosa caíram do poleiro.
Os predadores
.jpg)
Agora, os deputados estaduais que não se elegeram, entre eles Zequinha Araujo, Flavio Lemos – este na disputa a Câmara dos Deputados - e tantos outros, devem se tornar em predadores dos atuais vereadores nas eleições de 2016. É sempre assim, deputados derrotados tentam se recuperar politicamente voltando às origens da carreira, no caso o Legislativo municipal.
Via Direta
.jpg)
*** A volta das chuvas evidenciam a falta de drenagem na maior parte da cidade de Porto Velho *** Os ribeirinhos festejaram a revitalização do porto do Cai N’Água, na capital, mas continuam temerosos com uma nova enchente no assoreado Rio Madeira *** Liderança política desde os tempos de Teixeirão, a ex-prefeita de Espigão Lucia Tereza esta de volta ao Parlamento estadual. São mais de 30 anos de vida pública.

Lúcia Tereza ao lado do saudoso Teixeirão
.jpg)
.
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura
Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)