Quarta-feira, 18 de junho de 2014 - 00h03
Amargo regresso
Como numa revoada de andorinhas com asas quebradas e cheias de dor, os sofridos ribeirinhos começam a voltar para as localidades, vitimas do maior desastre natural dos últimos 100 anos na Amazônia. As enchentes arrasaram quase todas as residências e estabelecimentos comerciais nas localidades de São Carlos, Calama, Nazaré, Papagaio, Conceição da Galera, Praia do Tamanduá e tantos outros povoados.
Não bastasse, a zona ribeirinha, que mantinha um cinturão verde abastecendo a capital, viu sua produção de hortifrutigranjeiros soterrada pela águas barrentas do Rio Madeira. Também as criações de galinhas caipiras, de porcos, caprinos e bovinos e, os tanques de peixes foram por água abaixo.
Os ribeirinhos estão voltando, não só pelas saudades e o amor a terra. O regresso tem a ver com a vida cara na cidade de Porto Velho a expulsão ocorrida nos colégios, o burocrático tratamento recebido das autoridades, as dificuldades de se viver num acampamento de desabrigados em tendas calorentas.
É um amargo regresso e isso acontece mesmo sem as mínimas condições necessárias de infra-estrutura, mas mesmo assim os ribeirinhos estão voltando e certamente decepcionados com as promessas dos cara-pálidas municipais, estaduais e federais.
Os favoritos
A concorrência esta soltando foguetes e comemorando como vitória do Brasil na Copa do Mundo. Ocorre que dois grandes favoritos para a disputa da Câmara dos Deputados Roberto Sobrinho (PT) e Lindomar Garçon (PMDB) entraram na lista dos inelegíveis para as eleições de outubro. Alívio geral, já que ambos estavam liderando a corrida pelas oito cadeiras por aqui.
Na palavra
(47).jpg)
A esperança do deputado estadual Maurão de Carvalho, pré-candidato ao governo pelo PP, que vai a convenção do partido neste final do mês, é a palavra empenhada de apoio do senador Ivo Cassol, o chefão maior da aliança PP/PR/PPS. Como a mesma palavra empenhada foi dada também para Jaqueline Cassol, pergunta-se qual palavra terá validade!
A parceria
O senador Acir Gurgacz, presidente regional do PDT, faz questão de ampliar a parceria com o PC do B. Na última semana participou de dos encontros com os vermelhinhos, um deles na Zona da Mata, e outro, no sábado, em Porto Velho. Na segunda-feira, durante reuniões na capital, o senador enfatizou a importância do PC do B, que tem sido um verdadeiro pé de coelho das campanhas vitoriosas na capital.
A retribuição
Os dirigentes do PSB, que anunciaram no final semana seu apoio à dobradinha Confúcio Moura (PMDB) ao governo e Acir Gurgacz (PDT) ao Senado esperam agora uma retribuição: trata-se do apoio de ambos para a indicação do candidato a vice-governador na chapa da poderosa coalizão situacionista. Como se sabe, Confúcio não se manifestou até agora sobre a questão de vice.
Mais sensível
A abrupta queda da presidenciável Dilma Roussef nas sondagens eleitorais esta tornando o Diretório Nacional do PT mais sensível aos acordos com o PMDB nos estados. Por conta disto, são consideradas como favas contadas à incorporação do PT a aliança capitaneada pelo governador Confúcio Moura em Rondônia. Como os petistas estão sem opções mesmo, se não tem tu, vai tu mesmo?
Via Direta
*** As frentes de obras da prefeitura atingem as regiões mais populosas da capital, que são as Zonas Leste e Sul *** Peregrinei pelos arredores do porto do Cai NÁgua, na capital, ontem pela manhã e constatei o aumento de casas comerciais já em funcionamento. *** Mas a desconfiança de um replay de cheia no ano que vem é grande, já que em Manaus rola a terceira enchente seguida nos últimos 3 anos.
.jpg)
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura
Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)