Quinta-feira, 2 de outubro de 2014 - 07h16
.jpg)
Eleição equilibrada
Mesmo acostumado com as campanhas eleitorais no estado, confesso minha surpresa com a tendência de crescimento do atual governador Confúcio Moura (PMDB) nesta reta final. Em eleições ao governo, geralmente a massa de indecisos tem se movido mais para a oposição em Rondônia, mas o que esta ocorrendo no estado agora, é exatamente o contrário.
De sexta-fera para cá constato uma reviravolta em cenários até então dominados pela oposição em regiões de areia movediça para Confúcio, casos de Porto Velho e Guajará Mirim, que tradicionalmente votam contra o governador de plantão. Não será surpresa, então, uma virada em Vilhena, território de caça da candidata Jaqueline Cassol, que lidera a parada naquele importante colégio eleitoral do Cone Sul.
.jpg)
Virada em Porto Velho? É coisa de louco, aqui a rejeição do governador estava às alturas. A nova situação é provocada por grande massa de indecisos através da interferência dos formadores de opinião, provocando o inicio de um efeito manada.
Virada em Guajará? É inacreditável, pois lá existe aquela máxima de que se hay gobierno, soy contra! Mas também na fronteira, Confúcio reagiu.
Com uma situação confortável no Vale do Jamari, Bacia Leiteira e região central, Confúcio pode até se dar ao luxo de perder em pequenos e médios municípios. Mas onde ele não é o primeiro é, pelo menos o segundo, de Calama a Cabixi.
Fim da tortura
O encerramento da temporada de debates marcou o fim de um suplicio para os telespectadores. A exemplo dos anteriores, realizados na rede TV e na Record, o confronto da TV Rondônia, na terça-feira a noite, também foi sofrível. No entanto, foi mais acalorado do que os anteriores e mostrou um governador Confúcio mais combativo, jogando mais duro com os adversários.
Abuso e mendiga
Algumas curiosidades do debate: A candidata Jaqueline Cassol relatou emocionada que foi alvo de abuso na sua infância. Pimenta de Rondônia lembrou a pobreza da sua família em Rondônia na década de 70, mendigando para criar os seus 13 filhos, sendo que alguns morreram. Expedito explicou-se a respeito do Caso Beron dizendo que quem emprestou dinheiro do banco falido não foi ele, foi sua família.
A tendência
A três dias das eleições, com a tendência mais do que firmada de eleições em dois turnos, com Confúcio Moura (PMDB) e Expedito Junior (PSDB), mais uma vez o eleitorado de Porto Velho surpreende. Temos viradas também contra importantes caciques que disputam a Câmara dos Deputados e Assembléia Legislativa em todo o estado, conforme as últimas sondagens eleitorais.
100 anos

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), o presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho (PSD-Porto Velho), o deputado estadual Eurípedes Lebrão (PTN-São Francisco), o ex-governador José Bianco (DEM), o presidente do PSDC Edgar do Boi, o prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires e o vice-prefeito Dalton di Franco, entre outros, enviaram mensagens se parabenizando com a população de Porto Velho por 100 anos de existência.
O privilégio
Com certeza o candidato a deputado federal do PSB Mário Medeiros é um privilegiado. É o único em Rondônia, na disputa a Câmara dos Deputados, com apoio da presidenciável Marina Silva no horário eleitoral. È sorte grande, já que o prefeito Mauro Nazif com a popularidade em baixa, não deve transferir muitos votos para seu ungido. A troca de cabo eleitoral no horário do TRE foi perfeita.
Via Direta
*
** O poder feminino deve aumentar nas eleições deste ano na Assembléia Legislativa *** Candidatas como Lucia Tereza (Espigão), Silvia Cristina (Ji-Paraná), Elis Regina (Porto Velho), Rosangela Donadon (Vilhena) e Cássia dos Muletas (Jaru) estão chegando fortes na reta de chegada *** E alguns novatos são pedra cantada na peleja da ALE: Aécio da TV (Porto Velho), Volpi (Buritis), Laerte (Alvorada do Oeste) e Lazinho (Bacia Leiteira).
.jpg)
FAÇA A SUA COLA PARA O DIA DA ELEIÇÃO (5 de Outubro)
.jpg)
.
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura
Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)