Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Corrupção: Fogaréu ameaça grandes tubarões da política


Corrupção: Fogaréu ameaça grandes tubarões da política - Gente de Opinião

Mudanças à vista

Tem mudanças a vista na composição das chapas em Porto Velho, inclusive com troca de vices nas próximas horas. A legislação permite as trocas e por motivos como desentendimentos partidários, ou reformulação de campanha pelo menos três candidatos estudam a possibilidade.

 

Batata assando

A batata esta assando para vários vices incômodos. No caso do PMDB, por exemplo, o desmanche da chapa foi comandando pelo próprio presidente do diretório municipal Dirceu Fernandes, interessado em derrubar o desafeto Wani Cavalheiro. Com isso acabou indicada Janilene Melo que foi trocada ontem por marco Antonio da Fatec .

 

Uma fria

A grande verdade é que o Dr. Zé augusto, aprovado na convenção, é um sujeito de muita coragem. Vai ao pleito de outubro com o PMDB rachado, com muita trairagem na legenda e com o governo do estado ainda sofrendo muita rejeição. Só poderá contar com ele mesmo e seus fieis amigos nesta campanha

 

 

Corrupção: Fogaréu ameaça grandes tubarões da política - Gente de Opinião

 

 

Corrupção: Fogaréu ameaça grandes tubarões da política - Gente de OpiniãoCom gravações

Rola nos bastidores que os mafiosos do esquema de saneamento básico já teriam gravações comprometedoras de políticos que aceitaram propinas para tirar a estatal de águas e esgotos da jogada nos municípios. É o próximo grande escândalo rondoniense e o fogaréu ameaça grandes tubarões da política estadual.

 

 
 

Piada de Português

Quem acha que piada de português – elas viraram uma onda na capital para atingir o milionário Mário Português - pode irritar o poderoso da Coimbra, candidato do Bianco dos Demitidos e do Cassol dos recontratados, pode tirar o cavalinho da silva. Ele até conta piadas a respeito e emite gargalhadas a respeito.

 

Creches de papel

Recente estudo demonstra a falácia do governo federal quanto à política da construção de creches no País. Do que foi prometido nos PACs  apenas 30 por cento do que foi projetado saiu do papel. O município de Porto Velho também foi vitima do engodo. Foram prometidas oito, não fizeram e agora falam em mais 14.

 

Vice rei e rainha

A oposição começa a ver o que cola na dobradinha Fátima Cleide e Miguel de Souza. Falam na união da rainha da transposição com o vice-rei dos demitidos, ambos traindo suas bases e convicções. A verdade é que a chapa é pura contradição e a junção de grupos historicamente adversários na capital tem resultado em ladeira abaixo. 

 

Lua de mel

Enquanto algumas composições definidas nas convenções na capital ardem em fogo – as labaredas chegaram a Frente Popular para provocar a desistência de Ailton da Social – a aliança PSB/PDT curte uma verdadeira lua de mel. Mauro Nazif e Dalton di Franco pulam cirandinha felizes. A dupla vai emplacando.

 

Momento difícil

Amigos do ex-vereador Guilherme Erse, o vice de Mariana Carvalho, ligaram pedindo que respeite o momento familiar vivenciado pelo candidato, quase crucificado na campanha. Do meu lado tem todo meu respeito, mas ele disputando cargo eletivo torna-se figura pública, por isto passível do crivo da mídia no campo político.

 
 

 

Do Cotidiano

O caminho inverso

Como aquelas andorinhas em revoada, muitas com as asas quebradas, os imigrantes brasileiros que buscavam o sonho da independência financeira nos Estados Unidos, Portugal, Espanha e Japão, continuam desembarcando em solo brasileiro, hoje com a economia mais estável e em condições de atender melhor esta massa trabalhadora.

Recente estudo do IBGE demonstra que desde a bolha imobiliária afetou a economia americana, mais recentemente somada a crise econômica internacional, que o refluxo imigratório tem aumentado para o Brasil. O caminho inverno trás milhares de trabalhadores - principalmente da construção civil - outrora prósperos - com os bolsos vazios, buscando recomeço. Impressiona também a diáspora de volta de prostitutas e travestis que estavam sediadas em Portugal, Espanha e Itália.

Tratando-se de Rondônia, os municípios que mais recebem o retorno são Porto Velho, Ariquemes, Ouro Preto, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena. Além de receber, o refluxo, o Brasil, como se sabe, com a economia em alta, também recepciona contingentes de peruanos, bolivianos e mais recentemente de haitianos, mão de obra utilizada para aliviar os gargalos da construção civil e do ramo têxtil na regiões Sul e Sudoeste do país.

Nos paises vizinhos também foram constatadas revoadas para a pátria verde amarela. Os brasileiros que imigraram para a Argentina nas décadas passadas também estão voltando. Já, no caso do Paraguai, a revoada é enorme em vista das más perspectivas dos chamados brasiguaios, sem garantia a posse da terra adquirida há mais de 30 anos.

Não fosse a construção civil tão aquecida no Nordeste, no Centro Oeste, no Sudeste e no Sul do pais, mais as obras do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) e da Copa do Mundo, os recém chegados teriam dificuldades pra encontrar ocupação. Mas em Porto Velho, cidade campeã na geração de empregos até 2011, acabou de vez a fartura de postos de trabalho - e os reflexos sociais decorrentes já começam a aparecer.

 

 

VIA DIRETA

 *** Cinco vereadores não vão disputar a reeleição em Porto Velho *** Com isto deve aumentar ainda mais o índice de renovação naquela casa de leis *** Sem recursos, a maioria dos candidatos a prefeito ainda não definiu agência e marqueteiro na temporada.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)