Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Conspiração silenciosa: Porto Velho poderá ter aumento de 21 para 25 vereadores


Conspiração silenciosa: Porto Velho poderá ter aumento de 21 para 25 vereadores - Gente de Opinião

Conspiração silenciosa

Corre silencioso, intramuros, na Câmara Municipal de Porto Velho, proposta defendida por expressivo contingente de edis, para o aumento de 21 para 25 cadeiras naquela Casa de Leis e o sepultamento de um projeto apresentado no meio do ano da redução de 21 para 18 parlamentares.

Como já aconteceu em alguns municípios aonde a sociedade não se mobilizou e a coisa acabou sendo aprovada o aumento de cadeiras decorre da insegurança do baixo clero do Legislativo, objeto de desgaste da classe política e a má fama daquele Poder ligado a trampolinagens, rapinagens e toda sorte de diabruras.

Para alguns casos, tratando-se dos vereadores da capital, tamanho desgaste político pela omissão e desonestidade seria necessário aumentar aquela Casa em pelo menos 100 cadeiras para terem chances. Se gasta tanto no Poder Legislativo local em diárias, em compras cabeludas que mal é possível manter a atual estrutura. Para se ajustar a Lei de Responsabilidade Fiscal aquele Poder teve que demitir 300 funcionários ao longo do ano. Então como bancar os gastos com 25 vereadores?


Embaralhando o jogo

O deputado federal Lindomar Garçon (PMDB) esta embaralhando o jogo sucessório em Porto Velho. Nos últimos dias ele tem dominado os comentários políticos nos bastidores em vista das movimentações das peças movidas no tabuleiro da corrida ao Paço Tancredo Neves, sede da municipalidade local.

Num lance, Garçon que é o nome predileto do governador Confúcio Moura para entrar na peleja contra o prefeito Mauro Nazif (PSB), buscou acordo com a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB), considerada a favorita da temporada para assumir o posto de vice da sua chapa. A tucana desconversou e por isto, logo em seguida Garçon levou a mesma proposta ao prefeito Mauro Nazif que já tem compromisso firmado como PDT para a questão de vice.

Num outro viés, já que o parlamentar não tem apoio do cacique Valdir Raupp, que tem controle do Diretório do PMDB, ele deixaria o partido, para disputar o cargo de prefeito pelo PROS, numa coalizão com mais cinco legendas. Garçon, como outros candidatos oposicionistas acreditam que Nazif não escapa de uma derrota parada em 2016. Será?


Novo Paço municipal

O jogo da reeleição na capital será bruto e já se vê que os libaneses que tomaram o Forte Tancredo Neves na eleição passada, não vão deixar as coisas baratas para a oposição. Nas últimas semanas, os tataranetos dos Fenícios lançaram mais de 100 frentes de obras espalhadas pela cidade e pelos distritos, como forma de reforçar as paliçadas da reeleição do prefeito Mauro Nazif (PSB).

Dando tratos às bolas, alquimistas, bruxos e luas pretas da prefeitura também definiram uma obra expressiva para marcar a atual gestão e impulsionar o caminho para uma vitoria consagradora nas urnas em 2016.

Eureca! E assim depois de tantas alternativas, foi decidido como algo de impacto - e realmente é – a construção do novo Paço Municipal. Yés, o prefeito Mauro Nazif escolheu o Bairro Embratel (ao lado da maternidade) para tocar adiante seu projeto.

É uma faca de dois cumes. O novo centro administrativo do município seria de fato uma obra marcante, mas Nazif não conseguirá atingir pelo menos o meio da obra ao final do atual mandato. O feitiço pode virar contra...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)