Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Com quase 340 mil eleitores; Porto Velho será decisiva nas eleições - Por Carlos Sperança


 Igrejinhas econômicas

Os presidenciáveis Henrique Meirelles e João Amoedo entendem de economia e são campeões em ganhar dinheiro, mas há candidatos que confessam não conhecer o assunto: precisam passar em posto de gasolina para tirar informações.

Conhecer economia, além do saber acadêmico, é testar o que funciona, traçar cenários. Mas não é o que se vê entre as sumidades a serviço de diferentes governos, em Brasília.  Todos exibem certezas absolutas.

No trato dos assuntos da Amazônia assiste-se a especialistas com diplomas, doutorados e carreiras sólidas na sociedade e na academia, mas nem sempre convergentes sobre o que é melhor para a região e o Brasil.

Um dos especialistas mais sinceros do ramo, o ex-ministro Nelson Barbosa, afirma que há duas grandes escolas (ou “religiões”) na economia: a ortodoxa “Igreja da Microeconomia dos Últimos Dias”, que defende a austeridade como solução infalível, independentemente das condições do país, e a heterodoxa “Igreja da Ressurreição Macroeconômica em Keynes”, que defende a expansão fiscal como solução para tudo.

Como não se pode obter informação segura passando em só um posto, requer-se também outro posto, para uma segunda opinião. E ainda assim será preciso fazer a prova dos noves para ver qual dará mais certo.


Visita ilustre

Caso não altere mais uma vez a sua agenda pelos estados, o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) desembarga nesta sexta-feira em Porto Velho. Candidato assumidamente conservador, e liderando as pesquisas em Rondônia, ele tem se transformado no fator de polarização com o inelegível Lula, que por sua vez está embalando Hadadd para disputar a presidência.

Nos Distritos

Com quase 340 mil eleitores, e por isto considerado colégio eleitoral decisivo para as eleições de 2018, Porto Velho conta com mais de 20 distritos e novas localidades formadas na sua fronteira agrícola (como Marco Azul) que surgiram nos últimos anos. De todos, União Bandeirante tem a maior densidade populacional, impulsionado pela agropecuária.

Baixo Madeira

 Ao todo, os distritos e localidades de Porto Velho contabilizam quase 50 mil eleitores. Já os lugarejos ao longo do Baixo Madeira, aquela região tão prejudicada pela enchente histórica e que está se refazendo sem ajuda do poder público, sofre também pela falta de representatividade e pelo baixo colégio eleitoral. Trata-se de um crescimento vegetativo

A dança dos suplentes

 Nunca houve tantas mudanças de suplentes. O empresário do ramo educacional Aparício Carvalho (PSDB) era suplente de Marcos Rogério (DEM) ao Senado e levou um pé. Edézio Fernandes era vice de um candidato ao governo e também foi chutado e agora é candidato ao Senado. Amir Lando (PSB) era suplente de Jesualdo Pires (PSB) ao Senado e agora é suplente de Carlos Magno (PP).

As mulheres

Se tudo der certo, cara-pálidas leitores e internautas, a mulherada rondoniense vai aumentar a representatividade na Câmara dos Deputados nesta temporada com a reeleição de Marinha Raupp (MDB) e Mariana Carvalho (PSDB) e pelo menos mais uma cara nova, que pode ser tanto Silvia Cristina (PDT), Jaqueline Cassol (PP), ou ainda Claudia Moura (MDB).

Via Direta
*** A economia começa a dar alguns sinais de recuperação em Porto Velho neste final de agosto *** E em Manaus (AM) as fábricas do pólo industrial da Zona Franca voltaram a contratar depois de seis anos em queda livre *** Recebemos e registramos a visita do candidato a deputado estadual de Ivo Benitez (PSDC), representante que tem boas propostas para a renovação do Poder Legislativo *** O que ainda se vê por aí ainda falta clima de eleição. Vamos ver com o horário gratuito como é que ficam as coisas.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

A sonhada pacificação do MDB rondoniense ainda está bem distante

A sonhada pacificação do MDB rondoniense ainda está bem distante

Respostas plausíveisA França é o segundo maior país da Europa, só perdendo em área territorial para a enorme Rússia. Essa consideração é importante

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)