Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 22/12/15


De cabelos em pé

O governo federal fez um levantamento dos custos da dragagem do Rio Madeira e ficou com os cabelos em pé. Contando trocados para o cafezinho, ajustando o orçamento para 2016, os setores envolvidos das esferas da Fazenda e Planejamento, decidiram que a solução é a privatização do Rio Madeira e sua a hidrovia toda até Manaus.

Ocorre que o Madeirão, como é conhecido carinhosamente, esta muito assoreado e este processo esta acelerado por causa dos sedimentos deixados pelas usinas de Santo Antônio e Jirau. Por sua vez o Dnit concluiu que com o assoreamento o tempo de dragagem necessário do rio, para manter sua navegabilidade diminuiu de cinco anos para um ano, aumentando os custos para a União.

Rondônia tem então o “privilégio” de assistir um fato histórico: o Rio Madeira vai ser o primeiro rio privatizado do Brasil e os preparativos já foram iniciados com os trabalhos de sinalização. Havendo pedágios as maiores taxas serão destinadas as empresas de navegação. Resta saber como ficará a população ribeirinha...
 


A crise se alastra

Enquanto a crise se alastra pelo municipalismo brasileiro, a gestão do prefeito Mauro Nazif (PSB) em Porto Velho tem a comemorar o vigor das suas finanças e o ajuste fiscal bem delineado. Cerca de 60 por cento dos municípios gaúchos estão com dificuldades em pagar o décimo – terceiro e boa parte das cidades paranaenses já funcionam com turno único para economizar.

Corujões x Tatus

Com o desejo incontido de visitar amigos e familiares no Natal e Ano Novo, este é o período onde os detentos mais armam rebeliões e fugas. Especialmente em Porto Velho, a modalidade predileta é a escavação de túneis. Para vigiar melhor, vasculhar as privadas e tomar as medidas de prevenção, a segurança publica contra-atacou: terá agentes corujões, com o olho vivo a noite, para descobrir os túneis dos presos tatus.

Balanços finais

Nos balanços de final do ano o governador Confúcio Moura assumiu o compromisso de ajustar as contas e virar o jogo contra a criminalidade nos dois pólos regionais mais afetados do estado, que são os de Porto Velho e Ariquemes. Já, o presidente da Assembléia Legislativa Maurão de Carvalho revelou como prioridade a conclusão da nova sede da Casa de Leis.

Novos rounds

Em um novo rond entre a prefeitura de Porto Velho com as atuais concessionárias de ônibus, esta prevista a apresentação nesta quarta-feira dos novos coletivos, entre eles o famoso ônibus articulado para atender as regiões mais populosas da capital. Mas tem muita coisa sub júdice ainda até o novo consórcio assumir logo depois do Natal. As pelejas seguem em 2016.

Demandas sociais

Mesmo sem o plano da expansão da zona urbana, pipocam os loteamentos clandestinos na BR-319 logo depois da ponte sobre o Rio Madeira. Tem para todos os tipos e gostos, de R$ 5 a R$ 25 mil, dependendo da localização, tamanho e cara do freguês. É um crescimento desordenado, gerando demandas sociais e que vai gerar uma série de problemas no futuro para a municipalidade.


 

Via Direta

*** O Sindicato dos Jornalistas – Sinjor  não conseguiu retornar a velha sede no prédio do estádio Aluízio Ferreira *** Ocorre que o estádio será reformado e as obras estão prestes a serem iniciadas *** Trocando de saco para mala: sem obras marcantes, o prefeito Mauro Nazif tenta se firmar com administrador espalhando asfalto pela capital Porto Velho *** E Porto Velho e seus distritos encerram 2015 liderando o desmatamento e queimadas na Amazônia.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)