Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 16/12/15


A falta de entrosamento

Ficou patente, ao longo da Conferencia do Clima em Paris, da falta de entrosamento entre o governo brasileiro com os governos estaduais da Amazônia continental. Os representantes da União sequer sabiam das propostas das políticas ambientais em andamento depois de aprovadas em encontros realizados em Manaus, Belém e Cuiabá.

No Brasil, quase tudo é esculhambação neste governo que aí esta. Por conseguinte, a falta de alinhamento do embaixador Paulo Oliveira com os nove estados da região amazônica, a rigor, não é uma surpresa.

Existe um movimento integrado na região Norte na defesa dos interesses da maior floresta tropical do planeta que o atrapalhado governo Dilma Rousseff não conhece. Maior prova disto é que a própria ministra do Meio Ambiente Isabella Teixeira tem demonstrado pouco conhecimento do que tem sido feito na Amazônia.

Com o desmonte do IBAMA na região, transferiu-se a responsabilidade de proteger o meio ambiente aos governos estaduais. A União esta cada vez mais omissa.
 



 

O crescimento

Em artigo no seu blog, justificando o pacote de maldades local –vários estados já fizeram o mesmo ajuste fiscal - o governador Confúcio Moura estima o crescimento do PIB rondoniense em 2015 entre 2 a 3 por cento. A primeira vista pode parecer pouco, considerando-se que no primeiro ano do seu primeiro governo Rondônia cresceu 11 por cento.

A recessão

No ritmo chinês de 2011, Rondônia vivenciava o auge das usinas. No entanto, os números atuais podem ser considerados os melhores do Brasil, já que o País atravessa uma baita recessão e vai encerrar o ano com valores negativos. A favor de Confúcio, tem o fato de ele fazer o dever de casa e Rondônia é um dos únicos estados sem ameaças de ser penalizado pelos rigores da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Estrada do Japonês

Não é possível. Deve ter alguma coisa estranha, talvez até já um viés de campanha eleitoral nos protestos da Estrada do Japonês, na região do Aeroclube. Aquela região, onde ficam conjuntos habitacionais, o jardim Uirapuru, e Castanheiras, foi beneficiada com uma pista de acesso de quase três quilômetros, de bom asfalto e com drenagem. Foi um tratamento diferenciado em relação aos outros bairros.

Decisão em Cacoal

O Diretório Municipal do PDT de Cacoal já tem carta branca do comando estadual do partido para o lançamento de candidatura própria em Cacoal. O nome escolhido pelos convencionais pedetistas para a disputa do Palácio do Café é do atual vice-prefeito Acelino Marcon, que já foi deputado estadual pela região. Marcon esta rompido com a gestão do petista padre Franco, mais sujo do que poleiro.

Só boatos

Os boatos são muitos, mas até agora poucas lideranças políticas confirmaram a transferência para outros partidos dentro do último prazo concedido pela justiça eleitoral para quem pretende disputar cargos eletivos, que é março de 2016. Os deputados mais cogitados para trocarem de legendas são Ribamar Araujo, atualmente no PT, Maurão de Carvalho, filiado ao PP, e Hermínio Coelho (PSD).

Via Direta

*** As vendas de Natal ainda não decolaram em Porto Velho, mas alguns setores do varejo já registram melhorias *** E o nosso deputado federal Marcos Rogério (PDT-RO) esta se saindo bem na relatoria do Caso Cunha *** E por falar em Eduardo Cunha desde ontem ele e comparsas estão acuados pela Policia Federal*** Os chineses chegaram com tudo em Porto Velho. Já são sete lojas espalhadas pela capital vendendo bugigangas importadas.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)