Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 12/09/12


A confiança

A petista Fátima Cleide esta confiando demais na suposta popularidade de Roberto Sobrinho para se eleger. O mesmo ocorre com José Augusto, (PMDB), que acredita como verdadeiras as pesquisas que dão conta de mais de 70% de aceitação popular do governador Confúcio Moura.

 

A transferência

A grande verdade é que nem o prefeito, tampouco o governador estão com a bola tão cheia, como acreditam. Outro problema é se fiar na transferência de votos. No auge da popularidade, lembro que nem Chiquilito, tampouco José Guedes, conseguiram eleger seus sucessores. Tampouco os governadores Ivo Cassol e Raupp.

 

Novo Dalton

No horário gratuito, o vice do dr. Mauro Nazif, ganhou uma nova e consistente roupagem. Dalton di Franco deixa a versão do pato rouco, artista da rede TV, para se apresentar como homem público, advogado, administrador e professor universitário. Uma imagem sob medida.

 

A encenação

Concluo que oposição autêntica no vídeo contra os petistas não tem. Pelo menos Mariana e Garçon estão encenando teatrinho oposicionista, já que pulavam cirandinha com os petistas até poucas semanas antes das convenções. Ambos eram vacas de presépios da administração petista até poucas semanas.

 

A coisa colava

Este negócio de se fingir de oposição colava na década passada. Lembro que na época de Bianco, Ivo Cassol e Expedito foram escalados para serem oposição ao então governador e a coisa colou tão bem que Ivo acabou eleito. Por coincidência na época Ivo estava no PSDB.

 

Compra de votos

Até agora apenas Edmilson Negreiros foi flagrado comprando votos. Aliás, o clã é useiro e vezeiro na prática, tanto é verdade que o atual vereador Ramiro Negreiros tem pendências na justiça e é ficha suja. Mas tem mais candidatos a vereador, de famílias tradicionais  abusando. Olho vivo.

 

Os jingles

Dois jingles de candidatos a vereador ganharam as ruas. O sucesso “Corno Sim, Corrupto Não” que embala o pedetista Pedro Soares, presidente da Associação dos Cornos de Rondônia e o forró “Tem Que Ser Mulher”, da petista Benê, ex-secretaria da Prefeitura de Porto Velho.

 

As estimativas

O presidente regional do PSDC Edgar do Boi, depois de percorrer o estado mais uma vez, fez suas estimativas sobre a campanha eleitoral. Ele acredita que a legenda vai emplacar três prefeitos, entre eles Glaucioni Nery em Cacoal e a reeleição dos atuais prefeitos de Seringueiras e Rio Crespo.

 

Pé na estrada

O presidente regional do PDT, Acir Gurgacz participa ativamente da campanha eleitoral 2012, correndo trecho em todo o estado. Na semana passada percorreu os municípios da região central e Vale do Jamari. Ontem cumpriu compromissos em Porto Velho, onde apóia Mauro Nazif (PSB).

 

Do Cotidiano
A radionovela científica

“Verdades Inventadas” foi o título escolhido para uma experiência no mínimo curiosa quando se trata de inovar na educação. Antecessoras das atuais novelas da TV, mundialmente qualificadas de soap operas (óperas de sabão, pois inicialmente eram patrocinadas por marcas de sabão em pó), as radionovelas marcaram época no rádio, prendendo famílias inteiras em casa para ouvir longas dramatizações, tais como O Direito de Nascer (1951), do cubano Félix Caignet, e Jerônimo, o Herói do Sertão, do brasileiro Moysés Weltman (1953).  

A Universidade Federal de São Carlos, no interior de São Paulo, colocou no ar, por meio de da Rádio UFSCar, emissora vinculada à instituição, uma radionovela que narrou de forma lúdica às descobertas científicas de Laura, uma adolescente fictícia de 15 anos. “A ideia não foi criar uma ficção científica e sim histórias baseadas em reflexões sobre o dia a dia da protagonista”, disse o coordenador do projeto, professor Adilson Oliveira, do Departamento de Física da UFSCar.

A produção do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), iniciativa da universidade que conta com o apoio da FAPESP e do CNPq, foi dividida em 37 episódios de 10 minutos cada. O roteiro foi baseado na temática do tempo, no qual as atividades cotidianas de Laura a levam a aventuras imaginárias nas quais interage com cientistas e pensadores como Albert Einstein, Charles Darwin, Júlio Verne, Marie Curie e Isaac Newton.

 No curso dessas experiências, sempre acompanhada por uma tia pesquisadora, o avô aventureiro ou um amigo, Laura acaba assimilando o conteúdo dominado por cada um desses célebres cientistas. Embora a protagonista seja uma personagem do primeiro ano do ensino médio, Oliveira destacou que a nova rádio-dramaturgia é destinada a todas as idades. Verdades Inventadas não foi produzida pensando no público infanto-juvenil, ela não tem essa linguagem. Esperamos atingir o público geral, pois o objetivo principal é a divulgação científica.

O projeto radiofônico surgiu a partir das ideias discutidas no LAbI e contou com a atuação de 30 participantes, entre profissionais de áreas como comunicação, rádio e dublagem, além de estudantes da UFSCar.

 

Via Direta

*** A deputada Epifânia Barbosa (PT) pediu a instalação de posto policial no bairro Areal em Porto Velho *** Trata-se de um dos bairros onde as drogas proliferam e com isto o aumento da criminalidade *** O Instituto Previsão trabalha em nova pesquisa na capital.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)