Segunda-feira, 23 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 12/06/14


A caminho do acordo

Gente de OpiniãoUm dos acordos mais polêmicos da temporada, cheio de idas e vindas, esta sendo finalmente costurado. Trata-se da inclusão do PDT, PSB, PTB e DEM numa aliança com o PMDB na nominata para a Câmara dos Deputados com a intenção de eleger até seis parlamentares. Pelo que se vê na poderosa coalizão, se estima que pelo menos cinco devem ser emplacados.Coluna sem papas na língua 12/06/14 - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoCom isto, a lista liderada pelo PMDB terá os nomes mais fortes da peleja deste ano. Vejam alguns postulantes: 1- Marinha Raupp (PMDB) 2 – Lindomar Garçon (PMDB) 3 – Amir Lando (PMDB) 4 – Lùcio Mosquini (PMDB) 5 – José Bianco (DEM) 6 –Nilton Capixaba ( PTB) 7 – Dalton Di Franco (PDT) 8 – Daniel Pereira (PSB) 9 –Marcos Rogério (PDT) 10-Everaldo Fogaça (PTB).

Gente de OpiniãoNos bastidores políticos, afora este quadro acima apresentado, acredita-se que os petistas façam um deputado (mesmo em projeto solo), a coalizão montada pelo Frentão de Expedito o segundo, e os cassolistas um terceiro parlamentar.

Gente de OpiniãoMas é preciso levar em conta, que tradicionalmente pintam surpresas na capital e no interior, com favoritos acabando com desempenhos pífios e novatos se tornando zebras. 


 

Coluna sem papas na língua 12/06/14 - Gente de OpiniãoApoio do PDT

O presidente estadual do PDT, senador Acir Gurgacz, que participou da convenção nacional do partido em Brasília terça-feira, enfatizou a importância da unidade do socialismo moreno em torno do projeto da reeleição da presidente Dilma Roussef (PT) e do vice Michel Temer (PMDB). Quase a totalidade dos diretórios estaduais aprovou a aliança.

Gente de OpiniãoPSB esclarece

O PSB esclareceu a sua militância durante a semana que jamais procurou o senador Ivo Cassol (PP) para eventual acordo e que sim foi procurado por ele para formalizar chapas majoritárias e proporcionais, recebendo em troca um palanque para o presidenciável Eduardo Campos. Os dirigentes socialistas rejeitaram qualquer acordo explicando que a sigla já tinha compromisso com Confúcio Moura ao governo e Acir Gurgacz ao Senado. 

Gente de OpiniãoPT enrolado

Ainda acreditando na lábia de Ivo Cassol – que patos! – os petistas aguardam uma composição com o senador pepista para as eleições de outubro indicando o vice ou um candidato ao Senado. Ao mesmo tempo, a sigla esta enrolada com um ultimato do PMDB para indicar o vice de Confúcio na marra, a partir de acordo firmado em Brasília que garantiu a manutenção da chapa Dilma-Michel Temer a reeleição.

Gente de OpiniãoA insistência

Era previsível que Maurão de Carvalho, o pré-candidato ao governo do PP levasse um pé do cacique Ivo Cassol, que domina a legenda e que conta com maioria dos convencionais para fazer valer suas determinações. No entanto, mesmo sem o referendo de Ivo, ele manteve a pré-candidatura para ser homologada na convenção ainda sem data marcada.

Gente de OpiniãoNão acredita

O ex-senador Expedito Junior, pré-candidato do Frentão não acredita que será apunhalado pelo seu vice Neodi Carlos (PSDC) que estaria debandando para front inimigo. Ele acredita que sua chapa já esta formada tendo, Neodi como vice e Moreirão Mendes (PSB) ao Senado. E ainda crê que os Democratas – que teriam acertado com Confúcio – migrem para sua coalizão.
 

Via Direta

*** Com a Copa do Mundo começando é natural o arrefecimento do noticiário político, mas o que se vê são os caciques deixando Brasília e Gente de Opiniãocorrendo trecho em busca de definições *** A imprensa esta na busca – difícil de encontrar - de uma entrevista com o presidente do TRE Péricles Moreira Chagaspara falar sobre os inelegíveis em Rondônia ***

Afinal quem são os políticos inelegíveis?
Com a palavra o TRE
.

Coluna sem papas na língua 12/06/14 - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 23 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bife de plástico e a BR quarentona

Bife de plástico e a BR quarentona

Bife de plásticoOs discos gravados com blu-ray foram anunciados em 2000 como o maior avanço tecnológico no campo das mídias, para a gravação perfei

Na política, virar a casaca – passar para o lado dos adversários

Na política, virar a casaca – passar para o lado dos adversários

Digna de atenção“Pra gente que tem memória, muita crença, muito amor”. Sob a inspiração da “Saga da Amazônia”, de Vital Farias, a Academia Brasilei

Constato uma disputa encarniçada para as cadeiras da Assembleia Legislativa

Constato uma disputa encarniçada para as cadeiras da Assembleia Legislativa

Lei desafiadaO fenômeno de quatro votos diferentes no julgamento do Marco Civil da Internet pôs a nu as dificuldades do Estado brasileiro diante da

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

Experimento crucialSó na literatura mais fantástica e na distopia se pode imaginar a Amazônia seca, mas no ano 2000 a ciência entrou na parada: sur

Gente de Opinião Segunda-feira, 23 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)