Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Coluna sem papas na língua 05/10/16


A Lei da Migração

Depois de idas e vindas no Congresso Nacional, a Lei de Migração esta pronta para ser votada no plenário da Câmara dos Deputados. O texto aprovado, em Comissão Especial define os direitos e deveres do migrante e do visitante no Brasil; regula entrada e permanência de estrangeiros; estabelece normas de proteção ao emigrante brasileiro e direciona políticas públicas ligadas ao assunto.

A matéria preza pela não criminalização do fluxo migratório e fixa punição para o traficante de pessoas ao tipificar como crime a ação de quem promove a entrada ilegal de estrangeiros em território nacional ou de brasileiro em país estrangeiro. A pena prevista de reclusão é de dois a cinco anos, além de multa. Incorre na mesma pena quem promover a saída de estrangeiro do Brasil para ingressar ilegalmente em outra Nação.

Conforme o projeto, a sanção poderá ser aumentada (de um sexto a um terço) se o crime for cometido com violência ou se a vitima for submetida a condições desumanas ou degradantes. O texto que vai a votação tem substitutivo elaborado pelo seu relator, o deputado Orlando Silva (PC do B) e com esta proposta aprovada será revogada a Lei da Nacionalidade que regulava o tema.
 



 

Com o PMDB

Nos bastidores já é tido como certo neste segundo turno na capital, o apoio do PMDB a candidatura do representante trabalhista Léo Moraes, que tem seu vice Amado Rahal indicado pelo senador Ivo Cassol. A aliança, com a eleição de Leo Moraes, além de colocar no mesmo palanque Confúcio e Cassol, poderá devolver a Secretaria da Saúde do município á Willians Pimentel, como indicação de Valdir Raupp, seu padrinho político.

PDT festeja

As lideranças do PDT festejaram a eleição de oito prefeitos e de mais uma dúzia de gestores em alianças pelo estado no pleito do domingo passado. Cidades como Guajará Mirim, no Vale do Guaporé, e Buritis na região do Jamari, serão administradas a partir de janeiro pelo socialismo moreno. Nos polos regionais mais importantes, como Ji-Paraná, o PDT indicou o vice-prefeito e terá importante influência na gestão local.

Segundo turno

Já tem baixarias rolando – de todos os lados – na acirrada disputa pelo segundo turno em Porto Velho cujo pleito será no dia 30 de outubro. Tudo que tinha que acontecer no primeiro turno foi pouco para o que deve rolar a partir de agora. A tendência é de embates ácidos nas emissoras de rádio e televisão. A temporada de sabatinas começa neste final de semana e os confrontos já são aguardados com grande expectativa.

Criando asas

Em toda eleição a Assembléia Legislativa, pelo menos três vereadores se elegem destronando deputados estaduais em decadência da capital. Na lista dos eleitos deste ano já podem se identificar alguns predadores dos parlamentares nas eleições de 2018: Alex Palitot (PSDB), Joelna Holder (PMDB), Elis Regina (PC do B) e Zequinha Araújo (PMDB). Que todo mundo já fique de barbas de molho. 

Fazendo as contas

O PSB fez as contas e por isto não ficou tão arrasado com a derrota do prefeito Mauro Nazif que acreditava - como seu irmão Gilson - numa eleição em primeiro turno, o que não foi possível tendo em vista o fenômeno Hildon Chaves. Ocorre que Nazif fez mais de 50 mil votos e com esta votação ou menos até poderá se eleger a deputado federal. Mas em 2018 ele terá outra briga feia: com a abelha rainha Mariana Carvalho (PSDB) e quem sobrar entre Leo e Hildon na disputa a prefeito dia 30.

Via Direta

*** Por conta da greve dos bancários alguns candidatos à vereança derrotados deram cano nas suas “formiguinhas”*** Os vendavais de setembro ajudaram no crescimento do comércio de telhas de fibrocimento na capital *** Personalidades históricas da política de Rondônia não conseguiram se eleger a vereador: Vitório Abrão em Vilhena e Amorim em Ariquemes *** Guajará Mirim e Vilhena vivem dias de incerteza *** Os fichas sujas Rosani Donadon e Antonio Bento ainda têm esperança de assumir.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)