Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Cheia semelhante de 1997 no Rio Madeira...


Discutindo o futuro

A recente previsão emitida pelo Sipam, de que teremos uma cheia semelhante à de 1997 no Rio Madeira vai turbinar mais ainda a audiência publica convocada pelo deputado Léo Moraes (PTB-Porto Velho na manhã de hoje na Assembléia Legislativa. O efeito do fenômeno El Nino, conforme a mesma fonte projeta suas diabruras para Rondônia com secas e enchentes e os cientistas se debruçam ainda para possíveis agravantes com o aumento da temperatura global e o degelo nos Andes.

A audiência pública hoje na Assembléia Legislativa se reveste de grande importância para o estado e a região. Convocada para discutir os riscos das barragens das usinas,  mas outros temas virão a tona como a falta de compromisso dos consórcios com Porto Velho e suas localidades ribeirinhas.

Prometidas, as necessidades como as barreiras de contenção ao longo da Orla do Rio Madeira até agora não foram cumpridas. Na BR 364 é preciso erguer o leito da estrada na altura de Jacy-Paraná. Enfim, precisamos de um pacote de contrapartidas, mais um plano de evacuação para as áreas mais ameaçadas.


As barreiras

Visando dar mais segurança aos bairros que margeiam o Rio Madeira – são nove ao todo com uma população de cerca de 70 mil habitantes - o deputado estadual Jean Oliveira (PSDB-Porto Velho) pleiteia a criação de um fundo que possibilite a construção e manutenção de barreiras de proteção na Orla da capital rondoniense. Desta forma, Jean pretende atender reivindicações de lideranças comunitárias.

Lei do orçamento

Sem mais delongas, a Lei Orçamentária de Rondônia, estará analisada, examinada, despachada e votada até o próximo dia 15, terça-feira, conforme adiantou o deputado Cleyton Roque (PSB-Pimenta Bueno), que integra a base aliada do governo Confúcio e é relator do Orçamento 2016. Como não tem oposição a coisa é aprovada a toque de caixa e a Casa de Leis entra em recesso a partir do dia 19.

Haja traíras

Lembram do desafio do governador Confúcio Moura aos representantes de Rolim de Moura? Que se todos ajudassem com emendas parlamentares, o governo conseguiria tirar aquela cidade do abismo? Pois é, os dois senadores – Ivo Cassol e Valdir Raupp – e os dois deputados federais, Luiz Claudio e Expedito Neto – se fizeram de mortos. Não é a toa que o prefeito Cesar Cassol renunciou. Os políticos locais abandonaram a cidade.

Na São Silvestre

Nosso veterano atleta, aqui do Diário, Ildefonso Valentin, se prepara para participar de mais uma edição da maratona São Silvestre em São Paulo. Com 77 anos de idade, o jornalista  Ildefonso tem fôlego de felino e corre diariamente pelo menos 15 quilômetros. Só deve perder para o empresário Miguel Arcanjo, com seus quase 100 anos, outro baita atleta máster.

A mobilidade

Para melhorar a mobilidade urbana em Porto Velho, o prefeito Mauro Nazif vai trabalhar na revitalização das avenidas Duque de Caxias (Centro/ São Cristovão), Nações Unidas (Centro/Nossa Senhora das Graças/Mato Grosso) e Venezuela (Embratel) em toda sua extensão, principalmente na ligação das movimentadas João Vieira Cahula a Calama. As obras começam logo depois do inverno.

Via Direta

*** O inverno amazônico chegou para valer já alagando as regiões mais baixas *** Muita macrodrenagem já foi feita na atual gestão, mas combater as alagações é um desafio para pelo menos uma década de trabalho duro *** Salve-se quem puder! É assalto e arrombamento para todo lado. Os ladrões e noiados não perdoam nem a fiação elétrica nos postes *** Com a crise aumentou a inadimplência nas lojas, revendas de carros e imobiliárias.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)