Quarta-feira, 25 de maio de 2016 - 21h15
.jpg)
Castelo desmoronando
O PMDB, irmão siamês do PT nas bandalheiras praticadas no País nos últimos 13anos, acreditava que romper com Dilma, Lula et caterva petista, posando de oposição, além de ficar com o poder salvaria o partido da ruína nas eleições municipais deste ano. De fato, Michel Temer assumiu a presidência e o partido se afastou da legenda bode de bicheira da estrela vermelha, mas em pouco mais de uma semana a nova gestão começou a fazer água, com a queda do ministro Romero Jucá (PMDB), um dos grandes estrategistas do impeachment da presidente Dilma Roussef, ao lado do megapilantra Eduardo Cunha.
.jpg)
O justo castigo aos peemedebistas – no poder a quase 3 décadas vampirizando o erário – esta chegando com o afunilamento das operações da Lava Jato. O partido está coalhado de criminosos do colarinho branco envolvidos em propinas seja nas obras da Petrobrás, nas construções de pontes, estádios e usinas hidrelétricas. Como num castelo de areia, tudo vai desmoronando. O próximo a ser degolado será Renan? Edison Lobão?
La praia
A Assembléia Legislativa de Rondônia, que foi superprodutiva na primeira quinzena de maio, com audiências públicas importantes encerra o mês devendo para a população. Nesta semana a Casa de Leis só trabalhou na segunda-feira e na próxima quase todos os parlamentares estarão em viagem para o encontro anual da União Interestadual dos Deputados - em alguma praia do Nordeste.
Campanha atípica
As novas regras eleitorais, a grave crise econômica e, um cenário político indefinido com a Operação Lava Jato estão retardando a campanha eleitoral em Porto Velho. A cinco meses das eleições de outubro não se sabe de nenhuma aliança alinhavada e estamos a pouco mais de 30 dias das convenções partidárias destinadas a homologar as candidaturas.
.jpg)
Balão de ensaio
Na capital, ainda proliferam os balões de ensaios de candidatos que querem ser vices de alguém. São os casos de Edgar do Boi (PSDC), Odacir Soares (PROS) e Hildon Chaves (PSDB). Sem clima de eleição e com a credibilidade dos políticos no chão, os candidatos declarados vão entrando aos poucos na peleja. O pleito deste ano é um terreno pantanoso e repleto de incertezas.
As candidaturas
As candidaturas postas até agora na capital são as do prefeito Mauro Nazif (PSB) a reeleição, do secretário de estado da Saúde Willians Pimentel (PMDB), dos deputados estaduais Léo Moraes (PTB) e Ribamar Araujo (PR), do deputado federal Garçon (PRB) e de Pimenta de Rondônia (PSOL), liderando uma Frente de Esquerda. A deputada Mariana Carvalho já é considerada desistente.
A visibilidade
Como jogo de estratégia para turbinar a candidatura do secretário de estado da Saúde Wililians Pimentel a prefeitura de Porto Velho, o governador Confúcio Moura esta lhe concedendo a primazia de representá-lo em eventos públicos. Foi o que aconteceu no lançamento do Espaço Multieventos no Parque dos Tanques na última terça-feira.
Via Direta
*** Em 2015 foram apreendidas mais de duas toneladas de drogas em Rondônia e o ano de 2016 segue o mesmo caminho *** E impressionam as cargas de maconha apreendidas, a maioria das cargas procedentes do Paraguai, via Mato Grosso do Sul *** O governo do estado de Rondônia aprovou um esquema especial de segurança para a passagem da tocha olímpica na capital *** Seria bom que o mesmo sistema funcionasse também a serviço da população que vivencia um caos, né?
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura
Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)