Sábado, 9 de julho de 2016 - 22h30
Os problemas em comum
Com muitos problemas comuns, os estados de Rondônia e Acre deixaram as diferenças do passado – leia-se a disputa pela Ponta do Abunã que se prolongou por uma década – para enfrentar suas dificuldades em bloco. Protocolo de intenções foi assinado, durante a semana para a cooperação técnica normatizando parcerias na área de inteligência policial..jpg)
Rondônia e Acre padecem juntos com queimadas, tráfico de drogas – a BR 364 é um corredor para a cocaína boliviana e peruana – e até com secas e enchentes. Quando Porto Velho enfrentou a cheia histórica de 2014, também Rio Branco submergiu e enfrentou uma situação pior ainda com a interrupção do abastecimento com a BR 364 interrompida.
Construindo com emendas conjuntas a Ponte do Abunã, rondonienses e acrianos também começam a vivenciar juntos uma seca severa. Em Rio Branco os mananciais diminuíram tanto que já ameaçam o abastecimento de água na capital acriana. Em Porto Velho, o Rio Madeira desce rapidamente já causando problemas a navegação fluvial.
Mais fugitivos
Com a condenação de quase todos os deputados da Assembléia Legislativa na gestão de Carlão de Oliveira na Operação Dominó – de 4 a 18 anos de prisão – mais um bando de ex-deputados esta foragido. Além de dois ex-presidentes – Carlão e Marcos Donadon – pelo menos mais meia dúzia de ex-deputados sumiram do mapa. Se escafederam com medo do xilindró
Os esqueletos
Depois de tantos anos da Operação Dominó, que fruto do caso das fitas gravadas do ex-governador Ivo Cassol, dois ex-deputados envolvidos – um de Cacoal e outro de Porto Velho - já faleceram. Outros dois estão em tratamento de saúde, casos de Daniel Nery (esposo da deputada Glaucioni) e Carlão, pai do deputado Jean Oliveira, enquanto outros se transformaram em prósperos empresários com o dinheiro roubado.
Rabo de cavalo

Alguns partidos já definiram as datas das convenções municipais em Porto Velho. O PMDB realiza a sua, para sacramentar a candidatura de Williames Pimentel dia 24, numa grande festa que visa impulsionar o nome do ex-secretário da saúde com dificuldades na decolagem. Com um passado que não ajuda, já que até preso foi, o peemedebista cresce como rabo de cavalo.
Nas paradas
.jpg)
Durante a semana, nos bastidores políticos, foi cogitada a candidatura de Ocampo Fernandes a prefeitura de Porto Velho. Ele se destacou nas administrações do ex-prefeito Chiquilito Erse na pasta de Esportes e Lazer promovendo os domingões recreativos nos bairros com atendimento social com atividades esportivas e de lazer. Nome pitoco, Ocampo tem uma larga folha de serviços prestados a capital rondoniense.
Fora da peleja
O PDT acabou ficando sem dois nomes cogitados para disputar as prefeituras de Guajará Mirim e Presidente Médici em virtude da falta de desincompatibilização. O ex-prefeito Antônio Geraldo optou por continuar em Ji-Paraná, onde atua na gestão do prefeito Jesualdo, já Rodrigo Nogueira, com base na fronteira, optou por permanecer em Brasília, onde segue carreira de funcionário público.
Via Direta
.jpg)
*** O PMDB de Porto Velho espera uma aliança com o PRB de Lindomar Garçon indicando o vice de Willians Pimentel *** Já, o PSB do prefeito Mauro Nazif, aguarda um acordo com os tucanos para receber o vice do PSDB. Os entendimentos prosseguem *** Comenta-se nos bastidores que dois ex-secretários municipais vão disputar cadeiras na Câmara de Vereadores na capital *** Os escalados são Mário Medeiros e Carlos Gutenberg.
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril
Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família
Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral
Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura
Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)