Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

CABEÇAS ROLARAM


 CABEÇAS ROLARAM - Gente de Opinião

Cabeças rolaram

Os acontecimentos vão se precipitando. Hoje o governador Confúcio Moura demitiu as irmãs Cláudia e Cira – suas cabeças foram exigidas pelos deputados estaduais – e o Diretório Estadual do PT encaminhou a lista tríplice para indicar o novo secretário da Agricultura em substituição a Anselmo de Jesus.

 

CABEÇAS ROLARAM - Gente de Opinião

Acomodação

Com a demissão das irmãs, o governador repõe sua base de sustentação na Assembléia Legislativa, onde enfrenta feroz oposição do atual presidente José Hermínio Coelho (PSD). Em termos estratégicos, pode voltar a governar com tranqüilidade em 2012.

 

CABEÇAS ROLARAM - Gente de Opinião

Roberto Sobrinho

Sobre o novo secretário da Agricultura, a presidente regional Sônia Cordeiro enviou três nomes ao governador – Sobrinho e mais dois laranjas – e não vai dar outra: o prefeito deixa o cargo já com emprego definido. Não vai precisar ser subalterno do desafeto Hermínio Coelho na ALE.

 

Orçamento 2013

O relator do orçamento 2013 da Câmara de Vereadores de Porto Velho, vereador Cláudio Carvalho acredita que até o dia 15 a proposta esta definida para ser votada. No entanto, o que mais mobiliza os 21 vereadores neste momento é a eleição da mesa diretora.

 

CABEÇAS ROLARAM - Gente de OpiniãoCaindo do poleiro

Para a disputa da Câmara Federal, mais um bando de possíveis candidatos caíu do poleiro e se tornou inelegíveis, para festa dos adversários. Desde o ex-prefeito Carlinhos Camurça, aos ex-deputados Tziu Jidaias e Lindomar Garçon. Mas tem mais Laerte Gomes e outros a caminho do patíbulo...

 

Eleição de Tancredo

Corrigindo informação da “Política na História”, com a colaboração do historiador Lucio Albuquerque: em Rondônia votaram seis deputados no colégio eleitoral que elegeu Tancredo Neves. Cinco votaram em Tancredo (Genivaldo Souza, Jô Sato, José Bianco, Marvel Falcão e Oswaldo Piana. E em Paulo Maluf, só Heitor Costa. 

 

Em Ouro Preto

O próximo encontro do PSD será realizado em Ouro Preto, dia 17 de março, conforme ficou acertado na reunião em Porto Velho. O vice-presidente do Diretório Municipal, Guilherme Erse, fez uma boa avaliação do encontro e enfatizou o crescimento da sigla.

 
 
 

CABEÇAS ROLARAM - Gente de Opinião

Diretórios

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) que cumpriu agenda na capital no inicio da semana, também abriu tratativas com dirigentes locais sobre a eleição definitiva do Diretório Municipal do PDT em Porto Velho. Em reunião com o vice-prefeito eleito Dalton di Franco ficou alinhavado consultas as bases já em janeiro.

 

Em Brasília

O prefeito eleito de Guajará Mirim, Dr. Dulcio está em Brasília buscando recursos de emendas parlamentares para socorrer a Pérola do Mamoré. O novo alcaide aposta ainda no apoio dos ministros petistas para atender as necessidades mais urgentes, como as demandas de saúde.

 

Do Cotidiano

Um Hotel-cápsula

A partir da proposta de aproveitar espaços urbanos ociosos para oferecer hospedagem a jovens viajantes dispostos a ir além dos caminhos apontados pelo turismo convencional, o arquiteto Guilherme de Vasconcelos, da Universidade Federal de Minas Gerais, cunhou um projeto que pode mudar face e economia do turismo.

Seus hotéis-cápsulas instalam novas possibilidades de hospedagem em locais antes improváveis e não passíveis de receber construções, por ser de emprego provisório e não permanente. Vasconcelos abre o leque de possibilidades de sua proposta arquitetônica ao sugerir que um morador do imóvel com espaços ociosos que esteja interessado em empreender opções turísticas de temporada alugue ou compre uma cápsula para ser colocada no terraço de sua casa ou no quintal.

A idéia do arquiteto mineiro segue a mesma lógica de iniciativas como o CouchSurfing e o Bed and Breakfast, que viabilizam serviços de hospedagem colaborativa a partir de comunidades virtuais.

O CouchSurfing é um serviço de hospitalidade com base na Internet com mais de um milhão de membros em mais 180 países. O serviço se baseia numa proposta bem simples: alugar o sofá da sala para viajantes de passagem. O B&B oferece cama e café da manhã aos viajantes.

A proposta de Guilherme Vasconcelos, por sua vez, oferece o quarto de dormir inteiro, com suas cápsulas modulares e desmontáveis, que funcionem como quartos itinerantes de hotel itinerantes. É o que ele chama de “alternativa físico-digital para otimizar o potencial turístico de cidades em todo o mundo.

“Em todos os lugares há espaços subaproveitados, como topos de casas e de prédios, que podem ser utilizados para abrigar cápsulas”, ressalta o arquiteto. Como as peças se encaixam, é possível montar acomodações de diferentes tamanhos.

Segundo Vasconcelos, o projeto foi idealizado para que as cápsulas sejam facilmente montadas por duas pessoas em menos de um dia. A estrutura proposta é de painéis de fibra de vidro e isopor – combinação de materiais que oferece resistência, leveza e tem baixo custo.

Os painéis possuem baixa condutividade térmica, garantindo um ambiente confortável e independente do clima externo, diferenciando as cápsulas dos módulos de contêineres já usados para outras finalidades.

 

Via Direta

*** Brava PM de Rondônia: entrou nas matas de Machadinho e caçou os assaltantes do Banco do Brasil com competência***Pelo menos nossa PM funciona direito, né? *** Enquanto isto continua a greve da Polícia Civil...

CABEÇAS ROLARAM - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ariquemes de asas crescidas e MDB busca a renovação dos seus quadros

Ariquemes de asas crescidas e MDB busca a renovação dos seus quadros

Para sempreHá decisões e iniciativas que geram consequências e que apenas se limitam a efeitos publicitários. Ao anunciar em Nova York o investimento

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)