Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017 - 21h02
Incentivo a piscicultura
Para o município de Porto Velho e todo o estado de Rondônia que tem no pescado uma de suas melhores alternativas econômicas, o projeto de lei que tramita na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, concedendo incentivos a piscicultura em lagos de hidrelétricas – temos espaços enormes para explorar nas usinas rondonienses - vem a calhar. O projeto já foi aprovado na CCJ.
A proposta modifica a lei que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos para e para a liberação da outorga também para os parques aquícolas em águas sob o domínio da União. A medida, na opinião do relator, senador Benedito de Lira (PP-AL) vai incentivar a produção de peixe em todo País.
Originalmente esta proposição é do ex-senador Marcelo Crivela, eleito prefeito do Rio de Janeiro, que também foi ministro da Pesca. Aprovado na CCJ, a matéria agora seguira o curso nas comissões responsáveis pela análise e mérito, passando para a Comissão da Agricultura e Reforma Agrária, na Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, de Fiscalização e Controle até subir a plenário para votação final.
Corrigindo os erros
Sempre que comete equívocos o prefeito HIldon Chaves (PSDB) logo em seguida tem corrigido. Por isto a expectativa geral é que ele volte atrás no polemico caso dos qüinqüênios. Se assim proceder ele vai se livrar de muito desgaste, mesmo porque já existe uma greve geral dos servidores marcada para o próximo dia 20. Brigar com o funcionalismo é caçar para a cabeça.
Eleição em Guajará
O PSDB de Expedito Junior e o PDT de Acir Gurgacz farão dobradinha na disputa para a prefeitura de Guajará Mirim no próximo dia 2 de abril. O PSDB indica o candidato a prefeito Sergio Bovez (atual prefeito interino) e o PDT, o vice, Leonardo Nogueira, do clã político formado pelo ex-deputado estadual Francisco Nogueira. É a chapa de ponta na fronteira.
Paco federativo
Em busca de um novo pacto federativo o presidente do Senado Eunício de Oliveira (PMDB-CE) convocou os governadores para uma reunião em Brasília na última quarta-feira. Uma justa distribuição de recursos é o que os estados pleiteiam desde o inicio da década. A cada ano os estados têm assumido demandas empurradas pela União causando problemas orçamentários e o descumprimento a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Estrada da penal
O governo do estado vai atender a uma demanda considerada emergencial que é pavimentação da Estrada da Penal, corredor para exportação de grãos de dois importantes portos fluviais particulares em Porto Velho. Com trafego intenso, muita poeira e causando acidentes durante o verão, no inverno amazônico, a que é a nossa estação chuvosa, a estrada é transformada em lamaçais intransponíveis.
Boas projeções
O PSB confirma as boas projeções do inicio de ano para as eleições de 2018. O vice-governador Daniel Pereira deve assumir mandato tampão no lugar do governador Confúcio Moura. O partido terá como candidato ao Senado o prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires, indicar um candidato a vice governador e emplacar dois deputados federais: Mauro Nazif (Porto Velho) e Cleyton Roque (Pimenta Bueno).
Via Direta
***Na volta aos trabalhos na Assembléia Legislativa os deputados estaduais ao invés de fiscalizar o governo do estado fiscalizaram o prefeito Hildon Chaves *** Ocorre que com Confúcio os deputados estão bem na foto, por conta de regalias *** Na Câmara de Vereadores, elegeram um presidente moleque de tudo e o resultado desgaste e lambança em cima de lambança *** Pelo menos não é pitoco, já é alguma coisa.
Porto Velho já vivencia um apagão de mão de obra
Reação cabe a quem sofreFocando a passagem da década anterior para esta, o livro Banzeiro Ò Kòtó, da documentarista Eliane Brum, pode ser visto com
Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!
Hora de remediarAs desgraças previstas pelos ambientalistas há meio século já começaram a acontecer, como a piora das secas e cheias. Ainda há frac
A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios
Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg
Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho
A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament