Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

As rivalidades tribais


As rivalidades tribais - Gente de Opinião

As rivalidades tribais

As rivalidades tribais - Gente de OpiniãoPelos mais diversos fatores, as agencias contratadas para as campanhas majoritárias e que projetaram facilidades para os seus clientes, estão com dificuldades em cumprir o prometido. Temos características diferentes com relação aos estados com lideranças políticas mais tradicionais, rivalidades tribais acentuadas e cidades com uma certa tradição de se voltarAs rivalidades tribais - Gente de Opinião contra seus governantes de plantão, como  Porto Velho, Vilhena e Guajará Mirim.

Gente de OpiniãoHouve quem prometeu vitória – tanto na situação como na oposição - em primeiro turno para disputa ao governo e baita diferença de votos ao Senado. Num estado onde as coisas se definem nas últimas duas semanas – e aqui o numero de indecisos continua exagerado junto com aqueles que acenam com votos nulos e brancos – o compromisso tão otimista é uma temeridade.

Gente de OpiniãoCom as pesquisas vigentes contrariando promessas, tem gente já sendo apupada nas coligações. Mesmo porque a política, como sempre lembro, não é uma ciência exata. A situação fica pior ainda para aqueles que não sacaram ainda que por a aqui até inauguração de WC público ou eleição de inspetores de quarteirão dá confusão, prostituta se apaixona e traficante cheira!

Gente de OpiniãoEleições 2014

Em busca de subsídios para avaliar a campanha eleitoral percorri no final de semana os bairros mais populosos das Zonas Leste e Sul de Porto Velho, onde estão concentrados dois terços do nosso eleitorado. Fiquei mais confuso ainda com a situação em vista da elevada taxa de indecisos em todos os níveis. Como sempre, a escolha na capital se define nos últimos dias.

Gente de OpiniãoAs chuteiras

Conversei no meio de semana com o ex-deputado estadual Renato Veloso, renomado oftalmologista e ele me informou, que mesmo gostando muito da política resolveu pendurar as chuteiras de vez. “É importante saber quando parar”, explicou ele que foi um recordista de mandatos eletivos consecutivos – vereador em Ji-Paraná e deputado pela região central - quando encerrou a carreira.
 


 

Em Belo Monte

As rivalidades tribais - Gente de Opinião

Encontrei um grupo de operários de Porto Velho que trabalha na Usina de Belo Monte, na região de Altamira, no Pará, desembarcando no aeroporto Belmont. Eles que já trabalharam em Santo Antônio e Jirau, explicaram que lá as dificuldades são bem maiores por causa dos índios. Todos têm história para contar de corridões que levaram. “Os índios são brabos e volta e meia, nos expulsam do acampamento”, disseram.

As rivalidades tribais - Gente de Opinião

A diferença

Conforme os operários de Belo Monte, em Altamira, os políticos, as lideranças empresariais – e até os índios - não são frouxos - como os de Porto Velho já que naquelas bandas  não permitiram as usinas  continuar suas obras sem solução para os problemas cruciais de infra-estrutura. “Em Altamira e cidades próximas, está saindo rede de água e esgoto, pavimentação e moradia. Lá os políticos não se venderam”, criticam.

As rivalidades tribais - Gente de Opinião



 


Apenados a solta

Gente de OpiniãoNão bastasse às centenas de mandados de prisão para serem cumpridos, temos apenados demais a solta e perambulando pelas ruas de Porto Velho aprontando das suas. Volta e meia acabam presos por roubos e assaltos de novo ou morrendo em conflitos na sangrenta disputa pelo controle de venda de drogas em nossa periferia. Tanto preso a solta precisa ser investigado pelas autoridades de segurança.  


 

Via Direta

As rivalidades tribais - Gente de Opinião

*** As últimas previsões metrológicas são de fortes chuvas em Rondônia durante o inverno *** E pobres das mãezinhas dos prefeitos, que vão pagar o pato *** As garotas programa de luxo que desembarcaram por aqui neste ano reclamaram do “movimento” *** Segundo elas, na campanha política de 2012 os “negócios” foram bem melhores.  Antes cobravam o programa R$ 400,00 e agora R$ 250,00. Tadinhas, né?

CAPA DO JORNAL DIÁRIO DA AMAZÔNIA DESTA QUINTA-FEIRA

As rivalidades tribais - Gente de Opinião

.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Na região amazônica, a maioria dos governadores deixa o cargo em abril

Indo por terraA tal “química”, que segundo o astuto presidente Donald Trump rolou entre ele e o presidente Lula da Silva, foi levemente modificada

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Governador Marcos Rocha arrumou confusão precipitando as disputas eleitorais com sua família

Raposa famintaFica difícil traçar políticas para o futuro na imprevisibilidade do mundo de hoje, em que os EUA, sob a semiditadura trumpista, desaf

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Já foram mais de 30 partidos registrados na justiça eleitoral

Negociações políticasPor livre espontânea pressão do presidente Lula da Silva, em mais um passo para fora da esquerda e fazendo o jogo do Centrão,

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)