Quinta-feira, 19 de julho de 2018 - 21h35
Descobrir oportunidades
Conhecer a realidade sobre a região é um dever do poder público, da sociedade organizada. Uma contribuição importante nesse rumo é uma pesquisa sobre Rondônia desenvolvida pelos professores Edson Oliveira e Monica Carniello, da Universidade de Taubaté em parceria com a Faculdade Porto/FGV.
Não importa se a realidade é agradável ou dura de engolir: à parte considerações pífias como “gostei” ou “desgostei”, será preciso lidar com ela. Na medida em que os pesquisadores trabalham com grande massa de informações e propor soluções, há o risco em trabalhos de se distanciar do interesse público se atendo apenas à frieza dos dados coligidos.
O professor Edson Oliveira afirmou que muitas vezes o cientista chega com o olhar de uma referência alheia à de quem é nativo e mora aqui, mas ele se dispôs a sentir o enfoque local.
Importante é que os pontos positivos sejam aproveitados, minimizando os negativos e descobrindo, segundo afirmou, “oportunidades que se pode aproveitar no tempo e ameaças que a gente precisa eliminar”. Justamente por tratar da realidade, é um trabalho que precisa ser acolhido como importante contribuição ao nosso futuro.
Vices indefinidos
Na próxima semana começam as convenções partidárias e os principais candidatos ao governo estadual ainda não tem os vices definidos. Tanto Maurão de Carvalho (MDB), Acir Gurgacz (PDT) e Expedito Junior (PSDB) catimbam o jogo. Muitas vezes a escolha do vice só ocorre já nos acréscimos como aconteceu com Daniel Pereira (PSB) na reeleição de Confúcio.
Na canela
Quem esperava guerra antes de agosto entre os governadoraveis pode tirar o cavalinho da chuva. Ainda existe uma série de indefinições no cenário político regional e os inimigos de hoje ainda podem virar coleguinhas e pular cirandinha no amanhã. Caneladas? Só na reta final na briga por vagas no segundo turno. E vamos ver agora é como os novos entram no baile.
Sem medalhões
Por estratégia definida, o vereador e presidente estadual do PTC, Jair Montes rejeitou o ingresso de medalhões (aqueles candidatos de forte estrutura e densidade eleitoral) na sua legenda onde busca a renovação dos quadros partidários e a eleição de deputados estaduais na casa dos 5 mil votos o que deu muita esperança para a militância. Mas, só falta combinar com os russos...
Magno lançado
Com toda pompa e circunstância, a pré-candidatura ao Senado do ex-prefeito e ex-deputado federal Carlos Magno (PP) será lançada neste sábado em Ouro Preto do Oeste. O senador Acir Gurgacz, que participa pela manhã (21) de encontro regional do PDT em Jaru, estará à tarde em Ouro Preto prestigiando o evento pepista. Acir no encontro do PP? Aí tem. Será que sai uma aliança?
Dias de incerteza
Enrascado por acreditar que teria legenda para disputar o Senado no MDB, Confúcio Moura vivencia dias de incerteza. Ocorre que se a convenção do partido fosse hoje, ele não teria votos suficientes do diretório estadual, controlado por Raupp e Tomás Correia, para entrar na peleja. Teria apenas a misericórdia do partido para disputar uma cadeira à Câmara dos Deputados.
Via Direta
*** O ex-prefeito de Ji-Paraná e pré-candidato ao Senado Jesualdo Pires (PSB) cumpriu agenda cheia nos últimos dias na capital *** Ele tem recebido importantes apoios da classe política *** O veto da justiça para a expansão urbana de Porto Velho é um problema daqueles para os bairros que estão explodindo do outro lado da ponte do Rio Madeira *** O próprio Plano Diretor da capital pode ser alterado por conta disto.
Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!
Hora de remediarAs desgraças previstas pelos ambientalistas há meio século já começaram a acontecer, como a piora das secas e cheias. Ainda há frac
A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios
Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg
Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho
A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament
Está em curso a formação do clã político mais poderoso de Rondônia
Algo vai sobrarHá no mínimo três tipos de ambientalistas apresentando suas visões da realidade e do futuro da Amazônia: os pessimistas, os muito pe