Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A retomada das obras federais em Rondônia


Na retomada das obras federais em Rondônia, sem dúvidas, a mais importante do que foi anunciado para Porto Velho pelo ministro do Planejamento, Dyogo de Oliveira, é a do esgoto sanitário, emperrada por irregularidades e barrada por sobrepreço.

São recursos da ordem de R$ 9,1 milhões. Em Rondônia mais 20 obras serão retomadas depois de uma paralisia que durou até sete anos.Na retomada das obras federais em Rondônia, sem dúvidas, a mais importante do que foi anunciado para Porto Velho pelo ministro do Planejamento, Dyogo de Oliveira, é a do esgoto sanitário, emperrada por irregularidades e barrada por sobrepreço. São recursos da ordem de R$ 9,1 milhões. Em Rondônia mais 20 obras serão retomadas depois de uma paralisia que durou até sete anos.Ao retomar centenas de obras no País, no caso de Rondônia beneficiando 18 municípios, o governo Michel Temer pretende fomentar empregos e reduzir os efeitos da recessão que já dura dois anos. Já se somam 12 milhões de desempregados pelo Brasil afora.Rondônia tem expectativas com relação a outros projetos do governo passado. Em Machadinho do Oeste, por exemplo, a população aguarda ansiosamente a construção da Usina Hidrelétrica de Tabajara. Em Guajará-Mirim, na fronteira com a Bolívia, a construção da ponte binacional, que até hoje, depois de anos de promessas, ainda não saiu do papel.

A criminalidade

Sem anunciar medidas decisivas para a redução da criminalidade no Estado que, diga-se de passagem disparou nos últimos meses em Rondônia, a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania respondeu quarta-feira nota emitida pelo sindicato a respeito da situação, criticando a insegurança e atribuiu as estatísticas negativas ao aumento populacional, no caso de Porto Velho.

Uma avestruz

No caos da segurança pública instalada em Rondônia, a importante pasta continua se comportando como uma avestruz, que ao menor perigo afunda o pescoço num buraco. E temos medidas urgentes para serem adotadas, principalmente no que diz respeito ao bloqueio do sinal de celular nos presídios de onde saem às decisões de assaltos, roubos e tráfico de drogas.

Constrangimento

Repercute nos meios políticos o constrangimento que passou o presidente da Associação Rondoniense de Municípios, Jurandir de Oliveira, durante a exposição da situação dos municípios no seminário da transição realizado pelo TCE. Ocorre que se constatou que ele, que deveria dar exemplo aos demais alcaides, era um dos mais enrolados com as contas em Santa Luzia do Oeste.

Malária recua

Os adeptos da administração Mauro Nazif (PSB) afirmam que o alcaide está deixando a gestão com boa performance em alguns segmentos, destacando-se o recuo da malária, na área da saúde. Mas eu citaria como o ponto mais expressivo da gestão dos Nazif o enfrentamento da cheia histórica, com pouca ajuda do governo do Estado e nadica do Governo Federal. O lado negativo? Muita lambança!

As promessas

O PMDB de Rondônia, representado pelo governador Confúcio Moura e o senador Valdir Raupp, está encerrando o ano comendo pão dormido e arrotando caviar. Mesmo com as finanças do Estado e da União debilitadas, os caciques rondonienses do PMDB voltaram a prometer rodoviária nova, espaço multieventos, estádio, centro de convenções, bumbódromo, etc. É coisa de louco!
 

Via Direta

*** Enquanto um grupo de vereadores de Porto Velho abre entendimentos para eleger a nova mesa diretora, um outro se articula para trocar apoio pela indicação de cargos de confiança *** O prefeito eleito, Hildon Chaves, vai ter que contar com habilidade para conduzir sua relação com  a Câmara de Vereadores *** Caso contrário poderá se transformar em refém, como foi o caso de Mauro Nazif, chantageado com tantos pedidos de impeachment.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho já vivencia um apagão de mão de obra

Porto Velho já vivencia um apagão de mão de obra

Reação cabe a quem sofreFocando a passagem da década anterior para esta, o livro Banzeiro Ò Kòtó, da documentarista Eliane Brum, pode ser visto com

Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!

Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!

Hora de remediarAs desgraças previstas pelos ambientalistas há meio século já começaram a acontecer, como a piora das secas e cheias. Ainda há frac

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament

Gente de Opinião Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)