Quarta-feira, 7 de dezembro de 2016 - 06h02
Finalmente o Congresso Nacional se volta à investigação dos supersalários na vida pública, uma maracutaia presente em todos os Estados, inclusive na própria Câmara dos Deputados e Senado. A comissão Especial Extrateto, que investiga a existência de salários acima do teto constitucional no serviço publico, promove audiência nesta terça-feira à tarde, com a presença do ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Henrique Oliveira, para debater o assunto.
Também foram convidados para a audiência, conforme informa a Agência Senado, a presidente da Associação dos Membros do Ministério Público, Norma Angélica Reis Cavalcanti; o presidente da Associação dos Magistrados brasileiros, João Ricardo dos Santos Costa; e a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, entre tantas outras autoridades.
A Comissão que investiga os supersalários em toda a máquina publica foi criada por iniciativa do presidente do Senado, Renan Calheiros, e tem como relatora a senadora Katia Abreu (PMDB-TO). Ela acredita que o relatório da proposta será votada até o próximo dia 23.
Longa espera
Toda classe política e a própria população esperam definições nesta semana a respeito do secretariado do prefeito eleito, Hildon Chaves (PSDB). O planejamento da futura gestão de Porto Velho já trabalha com a possibilidade de um plano emergencial (para o eterno problema das alagações) e de reforços na Defesa Civil diante da possibilidade de uma nova enchente.
Uma bofetada
O senador Álvaro Dias (PV-PR) lamentou no final de semana o fato de o Senado não incluir na pauta de votação em plenário o projeto do fim do foro privilegiado das autoridades, cuja proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania. Ele vê na medida uma bofetada na cara da impunidade. A medida atinge deputados, senadores, ministros e o presidente da República.
Crise da crise
A Câmara Municipal de Porto Velho vivencia a crise das crises. Depois de gastos abusivos nos últimos anos, a Casa de Leis não tem recursos sequer para quitar a dívida com os servidores demitidos, uma exigência da Justiça, de adequação à Lei de Responsabilidade Fiscal. E mesmo sem dinheiro, os vereadores só pensam no próprio umbigo: aumentar os próprios salários.
Operação Natal
Com o propósito de minimizar os efeitos da criminalidade em Porto Velho, a Polícia Militar desencadeia a Operação Natal, reforçando o contingente nas ruas, principalmente nos centros comerciais (Jatuana, Amador dos Reis, Carlos Gomes e 7 de Setembro) e pontos críticos de incidência de roubos, assaltos, homicídios, etc. Espera-se que a Polícia Civil também reforce as ações neste fim de ano.
Para esquecer
O ano de 2016 vai terminando e é um ano para esquecer. Grandes tragédias, crise econômica, desemprego. Nunca se estuprou, roubou e assaltou tanto em Porto Velho. Também nunca se rapinou tanto em Rondônia, nunca se prendeu tanto prefeito e vereador ladrão. Nunca se fez tantas operações policiais para prender corruptos. Que 2017 seja mais aprazível…
Via Direta
*** O PSDB de Rondônia terá encontros regionais em dezembro e janeiro para receber novos quadros em Ji-Paraná e Vilhena *** As promessas das barreiras de contenções no rio Madeira se transformaram em brisa e estão cada vez mais distantes por falta de recursos *** Na verdade, a União só manteve o compromisso de construir moradias para os flagelados em Porto Velho…
Porto Velho já vivencia um apagão de mão de obra
Reação cabe a quem sofreFocando a passagem da década anterior para esta, o livro Banzeiro Ò Kòtó, da documentarista Eliane Brum, pode ser visto com
Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!
Hora de remediarAs desgraças previstas pelos ambientalistas há meio século já começaram a acontecer, como a piora das secas e cheias. Ainda há frac
A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios
Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg
Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho
A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament