Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

5ºBEC nas paradas - Por Carlos Sperança


5ºBEC nas paradas

A parceria celebrada entre o prefeito Hilton Chaves (PSDB) com o 5º Batalhão de Engenharia e Construção –BEC para asfaltar as ruas dos bairros Mariana e São Francisco é uma inequívoca demonstração de uma gestão bem intencionada e que respeita o erário público. A chiadeira das empreiteiras será grande, mas esta iniciativa vai reduzir em até 35 por cento os custos de drenagem, meio fio, calçamento e pavimentação naqueles bairros da Zona Leste.

Hildon Chaves faz lembrar outro prefeito que se utilizou do 5º BEC para pavimentar as ruas e avenidas da cidade de Porto Velho há quase duas décadas atrás. Falo do saudoso Chiquilito Erse, que trabalhando com o Exército fez o dinheiro público render mais, já que com os militares não tem propinas – para nenhum dos lados - como ocorrem com grandes construtoras.

O prefeito tucano esta mostrando suas credenciais para gerir uma capital problemática como é a cidade de Porto Velho onde esta tudo para se fazer. Age com seriedade e responsabilidade.  A população agradece.

Transporte pirata

O Congresso Nacional estuda punição com mais rigor para o transporte pirata tão difundido em todo território brasileiro, seja de táxis, vans, ônibus escolar irregular, etc. A comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados já aprovou proposta que aumenta a punição para quem fizer transporte pirata, seja dos ônibus escolar sem autorização ao transporte remunerado de pessoas ou bens, sem licença.

O texto aprovado na Câmara Federal é um substitutivo do deputado João Paulo Papa (PSDB-SP) ao projeto original de autoria do deputado Daniel Coelho (PSDB-PE) que além do aumento da punição garante aos ônibus escolares a possibilidade de parar na rua, para pegar passageiros, ou em frente da escola para deixar alunos sem precisar estacionar o veículo.

A proposta, segundo o deputado Papa – que restringiu as paradas nas ruas e na frente das escolas - tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania nos próximos dias. Acredita-se que terá todo respaldo em plenário para sua aprovação.

No auge das chuvas

Chegamos ao ápice do inverno amazônico em Porto Velho, a estação das chuvas, em cuja época os igarapés transbordam e os bairros mais baixos – caso do Lagoinha na Zona Leste - perecem com as alagações, os buracos tomam conta das ruas. A atual administração municipal esta agindo com extrema agilidade para atender as demandas, mas não tem como escapar dos desgastes decorrentes e das brincadeiras jocosas, como ocorreu na Avenida Rafael Vaz e Silva, no bairro Liberdade, onde foram colocados entulhos numa cratera com a foto do nosso alcaide.

È uma travessia na gestão do prefeito tucano. A partir de março as chuvas diminuem e ele poderá tocar projetos de drenagem, pavimentação, encascalhamento recuperando-se do inevitável desgaste sofrido no período chuvoso

Nestes 37 anos de Porto Velho, acompanhei vários prefeitos que penaram com as alagações. Tivemos tempos difíceis em algumas regiões da cidade e o próprio centro da capital exigiu obras gigantes de macrodrenagem em meados de 80, com o então prefeito Sebastião Valadares.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho já vivencia um apagão de mão de obra

Porto Velho já vivencia um apagão de mão de obra

Reação cabe a quem sofreFocando a passagem da década anterior para esta, o livro Banzeiro Ò Kòtó, da documentarista Eliane Brum, pode ser visto com

Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!

Léo Moraes já está chamando Mariana Carvalho de maninha!

Hora de remediarAs desgraças previstas pelos ambientalistas há meio século já começaram a acontecer, como a piora das secas e cheias. Ainda há frac

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

A classe política da região amazônica está reagindo contra a privatização de rios

Vergonha mundialDesde fins de 2023, quando foi definida a realização da COP30 em Belém, há vozes pessimistas afirmando que o Brasil vai passar verg

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

Falsos moralistas e Porto Velho já fica de barbas de molho

A carne e o coiceA ex-presidente Dilma Rousseff recebeu uma chuva de críticas pela distorção de um comentário que ela fez em favor do aproveitament

Gente de Opinião Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)