Segunda-feira, 8 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

VIVA DONADON!!!


O deputado federal Natan Donadon, que já deve a essa altura ter fixado residência na Bolívia ou alhures, poderá entrar para a história como símbolo da mobilização nacional via redes sociais em defesa da aprovação da lei Chiarelli. Para quem ainda não sabe, é aquela que vai obrigar servidores públicos suspeitos de enriquecimento ilícito a explicar na justiça a origem da grana. O projeto não fala em cadeia para quem não explicar direitinho como enriqueceu. Mas faz coisa muito pior para eles: ameaça tomar tudo de volta.
 
Não que o “combativo” parlamentar – que ninguém imagine que foi sem luta que ele conseguiu transferir o dinheiro da Assembleia para a própria conta bancária - tenha feito alguma coisa nesse sentido. Mas a repercussão do caso, que poderá ter um final feliz com a decisão do STF de manda-lo afinal para a cadeia, poderá mobilizar a indignação nacional pela aprovação do projeto de Fernando Chiareli - PDT/SP, hoje adormecido em uma das comissões da Câmara.
 
Está mais que provado que aquela Casa de tolerância, na qual se escondem processados, condenados, albergados como o Zé Genoíno e assemelhados, como o presidente Marcos Maia, só se movimenta quando provocada. E o momento é esse, quando se aproximam as eleições. Absolutamente todos os deputados, fora, claro, os que vão para a cadeia, estarão a partir de agora, passada a primeira metade do mandato, preocupados exclusivamente com a reeleição – aí incluídas as devidas providências para engordar o caixa.
 
Está na hora então desse pessoal que fala em combate à corrupção fazer algo realmente efetivo e mobilizar o povo para exigir a aprovação da lei, usando a imagem do já quase foragido deputado Natan Donadon.

 
E MAIS:
 
1VALHACOUTO – Como meus ilustrados leitores estão carecas de saber, a palavra significa abrigo, em seu pior sentido, claro. Pois é, todo o mundo sabe que a Bolívia é um verdadeiro valhacouto para os ladrões brasileiros, assim como para o produto de seu trabalho. Não será, portanto, surpresa se Natan Donadon fixar residência por lá. Talvez até monte uma república com Valter Araújo e outros condenados. Fica perto de casa e sempre se pode aparecer para uma visita à família.
 
2ENFORCADO – A secretária de comunicação do PT portovelhense deixou passar a oportunidade de ficar calada e resolveu falar em corda justamente na casa de enforcado. Ao contestar as declarações do vereador Jair Montes ela imaginou ser uma sacada inteligente associá-lo a Valter Araújo. Não foi. Ao contrário: falou em corda na moradia de enforcado. Foi o PT de Porto Velho e não o vereador que esteve envolvido até o talo com o esquema de corrupção comandado por Valter Araújo. Um episódio que qualquer um, minimamente inteligente, iria preferir deixar esquecido.
 
3 - #AIMEUDEUS – A declaração do ministro Edson Lobão, que descartou a perspectiva de racionamento de energia no Brasil, merece preocupação. A história mostra que, quando ministro nega alguma coisa funesta, ela está muito perto de acontecer. Pior é que dessa vez Rondônia não vai ficar de fora, já que estamos interligados ao sistema nacional.
 
4 VIGILÂNCIA – Gostaria de pedir ao meu amigo Williames Pimentel, secretário de Estado da Saúde, que mande os fiscais da Vigilância Sanitária fazer uma visita ao Supermercado Gonçalves da avenida Calama. É absurda a insistência com que gôndolas inteiras de frutas podres são colocadas à venda. Ontem mesmo era grande a variedade: laranjas Bahia, peras e mangas estavam à venda, quando deveriam ter sido descartadas há tempos. Ou o gerente gosta de lavagem ou pensa que nós, consumidores, somos porcos.
 
5 CUIDADO – Que ninguém tenha a infeliz ideia de dizer “compra quem quer”. Posso ser indelicado a ponto de sugerir que a pessoa coloque a mãe na gôndola: pode aparecer alguém que goste de pelanca, com o perdão da grosseria.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Família Bolsonaro “dusted the thread”   para Trump entender

Família Bolsonaro “dusted the thread” para Trump entender

“O tempo é senhor da razão, mas inimigo dos sonhos” – diz a sabedoria ancestral. Foi o que levou Bolsonaro à prisão domiciliar. Em um ato desespera

Prisão de golpistas no Brasil assusta Trump

Prisão de golpistas no Brasil assusta Trump

E essa agora? Secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, diz que o Brasil pode ser atingido por novo tarifaço de Trump, agora de 100%. Ex-primeiro minist

Proparoxítonas a nobreza na ponta da língua

Proparoxítonas a nobreza na ponta da língua

Tenho por hábito não reproduzir textos. Nem citações longas. Nada contra quem publica, como da própria autoria, textos alheios, com mudança do títu

 “Congresso não vai perdoar se governo recorrer ao STF”

“Congresso não vai perdoar se governo recorrer ao STF”

Calma lá! Não é de minha lavra o despautério aí de cima. Quem disse isso foi o imortal Merval Pereira, 75 anos, presidente da ABL e colunista de O

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)