Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Beto Bertagna

Xilogravura na Casa de Cultura Ivan Marrocos


Gente de Opinião

Prossegue até o final de junho as aulas do Curso Livre de Xilogravura ministradas pela profª Angella Schilling às terças e sextas-feiras, das 14:00 ás 18:00 horas, na Casa de Cultura Ivan Marrocos.

Esta é uma das técnicas dos múltiplos utilizadas no setor das artes plásticas, cuja matriz é a madeira.

Teve seu início na pré história, quando imprimiam as mãos nas paredes. 

Depois, no antigo Egito, já gravavam na madeira e imprimiam as pequenas gravuras nos sarcófagos, nas paredes, etc, formando frisos. 

Na China e Índia imprimiam em tecidos…e no mundo ocidental teve seu início na Idade Média, em torno de 1350 e 1400. Não existe um registro exato de quando esta técnica iniciou no ocidente, mas sabe-se que a primeira gravura encontrada é uma xilogravura datada de 1370, de um autor anônimo chamada “ O centurião e os Dois Soldados”.

Grandes artistas descobriram que através da xilogravura havia a possibilidade de divulgar mais sua pintura, escultura ou outra técnica, pois tratava-se de múltiplos. Assim a tiragem de uma gravura alcançava um número muito maior de pessoas do que uma pintura.

Apesar desta técnica não ser conhecida nem utilizada na região norte do Brasil, ela é amplamente difundida em todos os cantos do mundo. Existem Salões, Mostras e Bienais em vários países e no Brasil também.

O nordeste tem nas capas da literatura de cordel xilogravuras de grande criatividade e expressão. 

No sul e sudeste a gravura é amplamente divulgada e apreciada como obras de arte. Sendo que o custo de uma gravura sempre é mais acessível que uma pintura para o amante das artes plásticas.

O Brasil é reconhecido no exterior por ter grandes nomes nesta técnica, onde nossos artistas obtiveram prêmios significativos em Bienais Internacionais, divulgando assim a arte brasileira.

É uma técnica de grande importância na história das artes e deve ser levada ao conhecimento do público todo o processo da xilogravura ,até sua impressão para o papel para que esta não caia no esquecimento.

Esta é uma oportunidade para que os artistas plásticos, professores de arte e pessoas interessadas tenham contato com esta arte, aprendam a técnica e possam usá-la como meio de expressão e divulgação. Todos estão convidados a visitarem a oficina e assistirem ao andamento do processo de uma xilogravura. CLIQUE E LEIA O BLOG DO BETO BERTAGNA.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Arqueologia brasileira e rondoniense perde Maria Lúcia Pardi

Arqueologia brasileira e rondoniense perde Maria Lúcia Pardi

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Faleceu neste sábado (23) em Brasília / DF a arqueóloga Maria Lucia Pardi, Mestre em Gestão de Patr

O dia que Cassol virou candidato a Presidente do Brasil

  Fonte: Beto Bertagna a 24 quadros

Arquitetura em Porto Velho - Por Beto Bertagna

Por Giovani Barcelos A arquitetura de Porto Velho merece uma discussão mais aprofundada, pois mistura estilos americano, inglês, europeu e, claro, loc

Túnel do Tempo : km 0 da EFMM, 2010 - Por Beto Bertagna

Túnel do Tempo : km 0 da EFMM, 2010 - Por Beto Bertagna

Túnel do Tempo : km 0 da EFMM, 2010 Fonte: Blog Beto Bertagna a 24 quadros

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)