Quinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Txai foi longe + Fatos novos + PSD nas paradas + Grande peleja


Txai foi longe + Fatos novos + PSD nas paradas + Grande peleja - Gente de Opinião

Txai foi longe

A menina sueca Greta Thunberg encantou o mundo ao fazer emocionante discurso na Conferência da ONU sobre Mudança Climática, em 2018. Na COP-26, a cúpula do clima, em Glasgow, o encanto ficou agora por conta da jovem indígena Txai Suruí. Ela saiu de Rondônia anônima e hoje frequenta os noticiários mundiais sobre a condição dos povos da floresta.

Em tempos de internet em alta velocidade, os antigos 15 minutos de fama já correm menos que dez, mas por conta da situação dos índios sul-americanos a imagem de Txai Suruí tende a durar mais na consciência mundial. A questão em outubro, antes da abertura do evento, na Escócia, era qual seria a duração do impacto das decisões tomadas na COP-26, pois o que vem depois fará toda a diferença para a humanidade. Não se está lidando com assunto polarizado entre crer ou descrer, afirmar ou negar, pobres contra ricos ou vice-versa: a degradação do clima significará gravíssimos problemas para todos.

Para os muito ricos, menos de meio por cento da população mundial, trata-se de alugar paraísos na Terra enquanto constroem futuras ilhas espaciais climatizadas e protegidas de vírus e meteoros. Para quase cem por cento, porém, a única “ilha” em que poderão sobreviver, bem como filhos e netos, é a própria Terra. Pela urgência e gravidade do assunto, as palavras de Txai Suruí vão ecoar por longo tempo, clamando soluções.

...........................................................................

Fatos novos

Com a proximidade do ano eleitoral, fatos novos vão alterando o cenário para 2022. O primeiro deles é a filiação no próximo dia 10, em Brasília, do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro, ao Podemos. Uma grande festa está sendo programada para receber o juiz da Operação Lava Jato, tão odiado por petistas e bolsonaristas. Para os petistas Moro é um desqualificado, para os bolsonaristas, um traidor. O pau já está cantando em cima do ex-ministro o que mostra preocupação dos adversários sobre um possível crescimento do lavatista nas pesquisas. Como se sabe, ninguém chuta cachorro morto, tampouco acende vela para defunto ruim...

PSD nas paradas

Também o PSD está apresentando seu presidenciável com a filiação do presidente do Senado Rodrigo Pacheco, um rondoniense com base eleitoral em Minas Gerais. Considerado com perfil a direita, ponderado e com marketing desenhando um novo JK, Pacheco posa como um cara centrado, de bom senso e com grandes chances de emplacar como uma terceira via. Uma candidatura que já nasce forte em Minas Gerais e que deverá crescer muito em São Paulo com apoio do ex-governador Geraldo Alckmin que vai disputar o Palácio Bandeirantes mais uma vez, tendo José Luiz Datena como seu candidato ao Senado. No Rio, terá como âncora o apoio do prefeito Eduardo Paes.

Novo quadro

Neste novo quadro de candidaturas ao Palácio do Planalto quem mais perde força no seu segmento é o presidente Jair Bolsonaro. Parte da direita que já rejeita o comportamento da desgastada gestão do atual presidente se encaminha para apoiar Sérgio Moro ou Rodrigo Pacheco. Mas o petista Lula também terá suas perdas: o presidenciável pedetista Ciro Gomes avança nas bases de Lula principalmente no Nordeste e em São Paulo, onde a colônia nordestina é enorme. As primeiras pesquisas já devem mostrar estas alterações atualizando o cenário.

Reflexos locais

O novo quadro nacional vai ter alguns reflexos nas eleições em Rondônia. No caso do Podemos, seu possível candidato Leo Moraes é um bolsonarita declarado. Agora terá Moro, um adversário do seu amado presidente no palanque. Como fará para administrar isto? Já, o PSD agora de Pacheco que tem no seu comando em Rondônia o clã do ex-senador Expedito Junior poderá ver prejudicada sua aliança com o prefeito tucano Hildon Chaves cogitado mais do que nunca candidato ao CPA Rio Madeira e que terá um candidato próprio a presidência a ser escolhido nas previas do partido ainda no decorrer de novembro.

Grande peleja

A briga para se tornar uma terceira via ante a polarização criada até agora entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula  já conta com quase 10 pretendentes. De um lado este divisionismo todo da oposição beneficia os dois raposões que vão liderando as pesquisas. E tem ainda um problema, o afunilamento e o acirramento pela terceira via, quando os candidatos se pegarem, gerando sérios desgastes para todos eles. Com uma oposição fatiada, desunida e se estraçalhando entre si fica difícil uma terceira via vitaminada desembocar num eventual segundo turno.

Via Direta

*** O prefeito Hildon Chaves (PSDB) está recuperando toda malha asfáltica das ruas e avenidas nas proximidades do CPA em Porto Velho. O pavimento estava muito avariado ***Outubro foi um mês de tempestades na capital rondoniense e até um tornado apareceu do nada mostrando claramente as mudanças climáticas na região amazônica *** Os comerciantes rondonienses apostam no black-friday para o crescimento nas vendas neste mês de novembro. O mês de outubro foi considerado bom para vários segmentos, principalmente os ligados a saúde e materiais de construção *** Em ritmo acelerado as obras do mega atacadão Assai na avenida Jorge Teixeira, cruzamento com a Imigrantes *** A decoração natalina segue em Ji-Paraná. Lá, sempre é um show. Atraindo visitantes de todo o estado.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Constato uma disputa encarniçada para as cadeiras da Assembleia Legislativa

Constato uma disputa encarniçada para as cadeiras da Assembleia Legislativa

Lei desafiadaO fenômeno de quatro votos diferentes no julgamento do Marco Civil da Internet pôs a nu as dificuldades do Estado brasileiro diante da

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

Experimento crucialSó na literatura mais fantástica e na distopia se pode imaginar a Amazônia seca, mas no ano 2000 a ciência entrou na parada: sur

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Vidas ricasA Amazônia é cantada em prosa e verso por suas grandezas, desde sua ampla biodiversidade até o inigualável volume do Rio Amazonas e a var

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Borboletas cínicasJusto quando um dilúvio desaba sobre o Sul, no Norte se especula sobre com que condições atmosféricas os participantes da COP30 s

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)