Porto Velho (RO) sábado, 22 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Saber urgente + A garimpagem + Farejando predador + É coisa de louco!


Saber urgente + A garimpagem + Farejando predador + É coisa de louco! - Gente de Opinião

Saber urgente

A Amazônia, por amor ou dor, é uma grande professora e seus ensinamentos são mais que diários: brotam a cada instante da visão aguda dos satélites, dos estudos antropológicos que valorizam o conhecimento dos povos da floresta e se projetam para o futuro com milhares de pesquisas científicas em curso.

Há pouco foi descoberto algo que nem se desconfiava: o manakin-de-coroa-branca, pássaro comum na Amazônia, não é uma espécie única, mas apenas uma de um conjunto que pode ir de oito a 17 espécies diferentes. A descoberta projeta uma série de questões fundamentais: se a cada minuto descobrimos algo sobre a Amazônia que sequer nossos melhores especialistas tinham noção, o que mais a floresta ainda esconde?

Não há como imaginar, mesmo de longe, tudo que ainda poderá ser descoberto com o potencial de enriquecer os povos da floresta. Só será possível saber estimulando a ciência a avançar rapidamente, pois é impossível ignorar o temor de que segredos importantes vão se perder se a devastação não for contida com urgência, pelo clima na Terra e pela saúde humana.

Buscar o novo, o surpreendente e o funcional está na base de todo estudo, pesquisa e investigação. Isso, porém, requer cientistas bem preparados, que não nascem em ninhos de manakins. Vêm de escolas nas quais o professor não é o inimigo ideológico, mas o guia para a experimentação e a prática.

...............................................................................

A garimpagem

Aproveitando a ideia dos amazonenses que começaram a debater em audiências públicas a questão da garimpagem, a Assembleia Legislativa de Rondônia realiza evento nesta quarta-feira. No Amazonas as audiências começaram por Humaitá e segue nos municípios da calha do Madeira onde ocorreu um verdadeiro boom de balsas no Rio Madeira, lembrando os velhos tempos de Porto Velho nas décadas de 80 e 90, onde milhares de garimpeiros desembarcaram em Rondônia, numa espécie de Serra Pelada fluvial poluindo terrivelmente as águas do rio e deixando um rastro de destruição ambiental.

Janela aberta

A janela da infidelidade partidária, que será aberta em março projeta um verdadeiro troca-troca de partidos a partir de abril no Congresso Nacional. O instrumento permite a mudança de sigla sem as punições estipuladas pela atual legislação eleitoral que os parlamentares aprovaram em recentes alterações e que depois se arrependeram criando uma brecha para a saída das agremiações sem caírem na chamada infidelidade partidária. É mais um retrocesso criado no parlamento beneficiando os deputados estaduais e federais em futuras acomodações.

Farejando predador

Não resta dúvidas de que o presidente Jair Bolsonaro tem bom faro para identificar possíveis predadores e assim que os fareja coloca seu exército de robôs no bombardeio. O ex-ministro Mandeta e o governador de São Paulo João Dória foram alguns que sofreram na unha dos bolsominiuns. A bola da vez é o ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro, que começa a decolar como terceira via e entrando fortemente na seara dos votos a direita, até então pertencente exclusivamente ao atual presidente. Como em política ninguém chuta cachorro morto, tampouco acende vela para defunto ruim, já se vê Moro causando preocupações aos adversários.

Um empurrãozinho

Tido como um medalhão, aquele poderoso candidato a Assembleia Legislativa, o ex-presidente da Assembleia Legislativa Maurão de Carvalho (MDB-Ministro Andreazza) está sendo estimulado a sair na disputar o Senado, deputado federal ou até um eventual candidato a vice governador como tem sido propalado, principalmente para beneficiar candidatos a estaduais evangélicos a reeleição e tantos outros do interior com interesse que Maurão deixe a disputa a ALE. Se Maurão vai cair nesta são outros quinhentos, mas o movimento de candidatos ao Legislativo estadual para que ele deixe a área livre tem chegado ao Diretório estadual.

É coisa de louco!

O prefeito de Porto Velho HIldon Chaves e os vereadores da capital se reuniram no final de semana para, segundo o alcaide “tratar das demandas da capital”. Pense se algum vereador criticou as feiras livres realizadas ao lado de canais de esgotos? Da necessidade da construção de uma nova rodoviária? Se algum deles por acaso indagou sobre a inauguração definitiva da revitalização da estrada Madeira Mamoré, aberta parcialmente só para o Natal? E nem se sabe e nem lhe foi perguntado se a revisão do plano diretor foi concluída depois de tantas audiências públicas.

Via Direta

*** Mais um ano de paralisações na Rodovia 319 que liga Porto Velho a Manaus e famílias isoladas em atoleiros. Com o inverno amazônico se intensificando voltaram os lamaçais pela estrada cuja pavimentação segue enrolada por entraves ambientais *** No chamado “meião” da estrada, um trecho pantanoso que precisa de alteamento, as dificuldades são cada vez maiores para quem trafega para Manaus *** O recuo do agronegócio no final do ano preocupa a economia brasileira. Felizmente a China está ampliando a compra da soja brasileira e voltando a importar carne bovina *** O lado ruim disto tudo é que a ração para o gado que é derivada da soja e milho voltam a subir no mercado com a demanda dos chineses *** Todo cuidado é pouco. Estão circulando notas falsas de R$ 100,00 na região e por isto os caixas de supermercados andam em alerta.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

Sonho amazônico + Jogo de estratégia de Confúcio + A escolha do vice + Melhores vices

Sonho amazônico + Jogo de estratégia de Confúcio + A escolha do vice + Melhores vices

Sonho amazônicoPensar em uma bolha de internet é imaginar pessoas distantes reunidas para comungar crenças, informações segmentadas e celebrar afin

Cartas na manga de Cassol + O eleitorado de Porto Velho + Visita de Lula + Espírito e vontade

Cartas na manga de Cassol + O eleitorado de Porto Velho + Visita de Lula + Espírito e vontade

Espírito e vontadeA lição contida na apreciada animação “Ainbo – A Guerreira da Amazônia”, de Richard Claus e Jose Zelada, é de que, acredite-se ou

Verdade apagada + Prática de rachadinhas + Fernandinho Beira-Mar + Olho no fundão

Verdade apagada + Prática de rachadinhas + Fernandinho Beira-Mar + Olho no fundão

Verdade apagada O deslumbramento de chegar sem preparação à selva da internet levou muita gente a compartilhar mentiras, memes distorcidos, pegadin

Desunião geral + Outro cenário + Baita ingrato + Poder feminino

Desunião geral + Outro cenário + Baita ingrato + Poder feminino

Desunião geralJá são visíveis os males causados pela polarização político-eleitoral. Nos EUA, de onde foi copiada, um ano depois da criminosa invas