Sexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Pombas voam + Mauricio Carvalho extrapolou? + Tem rompimento? + Aposentados urrando?


Pombas voam + Mauricio Carvalho extrapolou? + Tem rompimento? + Aposentados urrando?  - Gente de Opinião

Pombas voam

Harry Markowitz, o vencedor do Prêmio Nobel de Economia de 1990, ensinou os magos das finanças a ter menos medo de riscos, mas ficou mais conhecido por sua inteligente avaliação de como os impostos aumentam. “Quando assustados”, escreveu, “os bichos reagem de maneira própria: as pombas voam, os cervos correm, os sapos inflam e os governos tributam”.

Depois de perder a mão no controle da pandemia, tentando atribuir ao STF, à imprensa, governadores e prefeitos as responsabilidades pelo atraso na vacinação contra a Covid-19, o governo está assustado. Como não é pomba, cervo ou sapo, o que cozinha nos caldeirões do Planalto e adjacências são o estouro do teto de gastos e o aumento da carga tributária.

Há uma crença se espalhando no Congresso: a de que no embalo de amarração do governo com o Centrão as próximas direções da Câmara e do Senado farão passar a famigerada CPMF sonhada pelo ministro Paulo Guedes, disfarçada por algum nome bonito e patriótico para adoçar a pílula amarga.

Se até programas que caíram no gosto popular, como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida, estão sempre em vias de recauchutagem e de ganhar nomes novos, há sempre o risco de um oximoro do tipo “dor alegre” – um imposto sem nome de tributo que à moda do morcego vampiro morda e assopre ao mesmo tempo, para a vaca não mugir denunciando a agressão.

...............................................................................

Rusgas tucanas

A maldição de vices se rebelando contra os titulares na prefeitura de Porto Velho ameaça a voltar. Os rumores aumentaram depois que alguns funcionários comentaram que o vice Mauricio Carvalho extrapolou na nomeação de cargos comissionados, excedendo a cota destinada ao seu gabinete, deixando o alcaide, que controla as finanças com todo rigor, para pagar o funcionalismo e as contas com os fornecedores em dia, com a pulga arás na orelha. Será verdade?

Tem rompimento?

Ainda dos meios tucanos, se soube que o atual presidente da Assembleia Legislativa Laerte Gomes não está satisfeito com a deputada federal Mariana Carvalho na presidência estadual do PSDB e já alardeia uma possível transferência para os Democratas, liderado pelo governadorável Marcos Rogério. Possivelmente Laerte será uma dissidência da chapa Hildon Chaves ao governo e Mariana ao Senado. Pergunta-se como ficará neste cenário Expedito, que é cotado para ser candidato ao Senado na chapa de Marcos Rogério ao governo.

Ponte do Abunã

O Ministério dos Transportes ainda não marcou a nova data da inauguração da sonhada ponte do Abunã, mas o presidente Jair Bolsonaro já está convidando os parlamentares de Rondônia e do Acre –estados bolsonaristas - para o evento que deverá ocorrer em meados de março, caso não haja nova alteração de datas, e o coronavirus não se alastre tanto como tem ocorrido nos estados da região Norte. Rondônia, Acre e Amazonas vivem momentos terríveis, com uma grande mortandade e transferência de pacientes de covid para outros estados.

Nova facção

Não bastasse a exportação da nova cepa do coronavirus, Manaus está remetendo para Porto Velho uma nova facção criminosa para fazer frente aos demais agrupamento do crime organizado que dominam os pontos de venda de drogas nos grandes conjuntos habitacionais e nas esquinas de avenidas mais movimentadas na capital rondoniense. Como consequência, teremos disputas sangrentas aumentando a criminalidade local. Onde vamos parar com tanto coronavirus e tantas chacinas de jovens envolvidos com o crime organizado?

Aposentados urrando?

Acostumados a receber os vencimentos no dia 20, os aposentados e pensionistas do Instituto de Servidores do Estado de Rondônia-Iperon só verão a cor do dinheiro nesta sexta-feira dia 29, quando o governo do estado inicia o pagamento do seu funcionalismo. Muita gente ficou preocupada com a alteração na data, mas ficou explicado que apenas houve alteração no sistema de dados da folha do Instituto e que o calendário voltará a ser cumprido integralmente como ocorreu em 2020.

 

Via Direta

*** Depois do índice de criminalidade aumentar exponencialmente em Porto Velho, com a crise provocada pelo coronavirus e a ausência do auxílio emergencial, os comerciantes já temem saques pelo comércio se não for feita alguma coisa *** O desemprego se alastra na capital rondoniense e muita gente está recorrendo ao comércio ambulante, de frutas a salgadinhos, café da manhã, etc. pelas ruas *** Olho nos fura filas da vacina, Ministério Público *** Os boatos dão conta que muito vivaldino está se dando bem passando a perna nos velhinhos e nas equipes médicas de linha de frente na capital rondoniense ***Consumidores reclamando da demora da Energisa nas ligações de energia residenciais. O prazo dado pela empresa é de até cinco dias para novas ligações.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Constato uma disputa encarniçada para as cadeiras da Assembleia Legislativa

Constato uma disputa encarniçada para as cadeiras da Assembleia Legislativa

Lei desafiadaO fenômeno de quatro votos diferentes no julgamento do Marco Civil da Internet pôs a nu as dificuldades do Estado brasileiro diante da

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

O marketing político de Sérgio Gonçalves está falhando

Experimento crucialSó na literatura mais fantástica e na distopia se pode imaginar a Amazônia seca, mas no ano 2000 a ciência entrou na parada: sur

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Jair Bolsonaro quer fazer barba, cabelo e bigode nas eleições em Rondônia

Vidas ricasA Amazônia é cantada em prosa e verso por suas grandezas, desde sua ampla biodiversidade até o inigualável volume do Rio Amazonas e a var

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Os guerreiros estão em pé de guerra com as machadinhas afiadas

Borboletas cínicasJusto quando um dilúvio desaba sobre o Sul, no Norte se especula sobre com que condições atmosféricas os participantes da COP30 s

Gente de Opinião Sexta-feira, 20 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)