Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Políticas de Estado + As especulações + Opção aos rebeldes + Maurão ameaçado


Políticas de Estado + As especulações + Opção aos rebeldes + Maurão ameaçado - Gente de Opinião

Políticas de Estado

A política, velha ou nova, comprova sistematicamente e por inteiro a sentença de Raul Pilla, para quem o poder pessoal é um tremendo tóxico psicotrópico, que embriaga, vicia e pode chegar à demência”. O uso da gestão executiva para interesses autocráticos ou sectários jamais trouxe benefícios às comunidades, só enriquecendo os espertalhões até que as malhas tardias mas implacáveis da Justiça completem seu ciclo.

Enquanto as políticas de Estado não se imponham ao poder pessoal ilimitado o ciclo de tragédias e desastres manterá o país no atraso. A Constituição de 1988 ainda não deu conta de sacramentar as políticas de Estado, fustigada pelas sabotagens que sofre, ações de prevaricadores e a crença em que a Justiça é demorada e se a gambiarra for bem-feita jamais será punida.

Tratativas de mudar a Lei de Responsabilidade Fiscal são vistas com desconfiança, mas pelo menos uma tentativa em andamento para alterá-la merece atenção. É o projeto de lei complementar do deputado Capitão Alberto Elias que proíbe o contingenciamento de recursos vinculados a programas de pesquisa, desenvolvimento e inovação de cinco instituições federais: Embrapa, IBGE, Fiocruz, Ipea e Superintendência da Zona Franca de Manaus. Desviar recursos de ações que combatem o atraso é prática antinacional. Por enquanto a lei tramita sem embaraços nas comissões parlamentares.

.........................................................................................

As especulações

Com o anuncio do presidente Jair Bolsonaro em ingressar no PL, as especulações se sucedem nas esferas estaduais. Em Rondônia, por exemplo, existe a possibilidade do senador Marcos Rogério acompanhar o presidente na nova legenda para disputar o governo estadual, já que o União Brasil ficou nas mãos do atual governador Marcos Rocha e o PSD dos Expeditos terá um presidenciável próprio, o senador Rodrigo Pacheco. As especulações vão ganhando força, mas ainda não existe nada confirmado a respeito das adesões regionais ao PL.

Opção aos rebeldes

O PL, com o ingresso de Bolsonaro, também se tornou uma opção para os rebeldes bolsonaristas a candidatura à reeleição do governador Marcos Rocha (União Brasil) em Rondônia. O deputado federal coronel Crisostomo e cia que estavam negociando junto ao Diretório Nacional do PP assumir a legenda em nosso estado, tomando a sigla goela abaixo do ex-governador Ivo Cassol, agora tem esta opção de seguir o capitão Bolsonaro ao PL, fugindo de encrencas maiores com Ivo e sua mana Jaqueline. Sabendo-se que Ivo não resolve as coisas democraticamente, quando estava sendo traído pelos tucanos nos idos de 2000 ameaçou quebrar os dentes dos traidores!

Mais confusão

Poderá se formar uma nova confusão por disputas partidárias em Rondônia, se ao mesmo tempo o grupo do senador Marcos Rogério se transferir para o PL e a turma do deputado federal Coronel Crisóstomo fizer o mesmo. Ocorre que em possíveis transferências ninguém quer entrar como soldado, tanto Marcos Rogério como o deputado federal bolsonarista vão querer o comando da legenda, ou seja, o posto de generais. Acomodar as correntes beligerantes em Rondônia é um desafio para o Palácio do Planalto, já que quem for detonado, pode virar adversário.

A mobilidade

Com crescimento desordenado, com muitos gargalos no trânsito e a necessidade de ampliar as ciclovias existentes, Porto Velho começa a debater um plano de mobilidade urbana com as audiências públicas realizadas pela Secretaria Municipal de Transito, Mobilidade e Transportes. As discussões levadas a comunidade vão ocorrer entre os dias 17 e 19, ou seja, na próxima semana. A expectativa é grande nas regiões mais populosas, como a Zona Leste, aonde tem eleva incidência de acidentes em avenidas que ligam aquela região ao centro da capital rondoniense.

Maurão ameaçado

Os dois deputados estaduais eleitos na aba do eleitorado evangélico ligado ao ex-presidente da Assembleia Legislativa Maurão de Carvalho (MDB-Ministro Andreazza) avançaram no segmento se reforçando com pastores apaniguados influentes por Rondônia afora. Com isto Maurão fica ameaçado pelas cobrinhas criadas ingratas que agora se voltam contra o seu criador já que ambos eram funcionários dele. A solução encontrada pelas criaturas é lançar Maurão a federal, Senado ou ao governo do estado, para que não tenham concorrência no segmento do eleitorado evangélico. Maurão pretende voltar a ALE e quer seus pastores cabos eleitorais de volta.

Via Direta

*** Já observaram como tem aumentado a prisão de assessores e parentes de políticos ligados ao tráfico de drogas em Rondônia? *** Não é, a rigor, uma surpresa, pois Rondônia, infelizmente tem uma certa tradição no ramo e isto vem desde a década de 80 *** Não se vê tanta mobilização em PVH com relação a decoração natalina. Já, em Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena as câmaras lojistas são mais eficientes no quesito *** Ariquemes terá novamente a maior árvore de Natal da Amazônia, Ji-Paraná um dos maiores Papai Noel do país *** O Hospital João Paulo II volta a protagonizar cenas dantescas no atendimento aos seus pacientes. A saúde tem sido um dos calcanhares de Aquiles dos últimos governadores *** Percorrendo os bairros da capital no final de semana constatei com tristeza o abandono de gatos e cachorros pelas ruas cuja pratica aumentou na pandemia. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

A sonhada pacificação do MDB rondoniense ainda está bem distante

A sonhada pacificação do MDB rondoniense ainda está bem distante

Respostas plausíveisA França é o segundo maior país da Europa, só perdendo em área territorial para a enorme Rússia. Essa consideração é importante

Rondônia tem sido um reino para funcionários fantasmas e golpes

Rondônia tem sido um reino para funcionários fantasmas e golpes

Triste comprovaçãoIrresponsáveis, no sentido de abrir mão das responsabilidades, costumam chamar de “ecochatos” os defensores do meio ambiente, neg

O que aliados projetam com Leo Moraes disputando o CPA

O que aliados projetam com Leo Moraes disputando o CPA

Direto a quem mereceVantagens e benefícios a quem protege o meio ambiente jamais seriam necessários se houvesse a ampla consciência de que a destru

Gente de Opinião Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)