Sábado, 22 de janeiro de 2022 - 10h19

Na
mesma época e na mesma região, ocorreu no Sul um calor superior a 40 graus e
uma geada. No Norte, a secas e inundações se alternam radicalmente. No Sudeste,
chuvas fora de padrão arrebentam estradas, desabrigam, matam e arrasam
encostas, como a que destruiu um casarão histórico em Ouro preto (MG).
Tragédias
e consequências de ações do passado põem em xeque os governos das três esferas.
A responsabilidade as obriga a cooperar e agir, sem o expediente perverso de
jogar a culpa umas nas outras. Exemplo de ação positiva combinada é a Infovia
00, no âmbito dos programas Amazônia Integrada Sustentável (PAIS) e Norte
Conectado. A infovia, estrutura subfluvial, leva internet de alta velocidade
aos confins da floresta. O sucesso desses programas fará muita diferença na
imagem do Brasil no mundo, muito negativa na atualidade.
A
infovia chega com argumentos que se casam perfeitamente com as expectativas
gerais de desmatamento zero para melhorar a contribuição do Brasil ao clima do
planeta. Ao contrário dos tempos de Cândido Rondon, quando plantar postes e
estender fios significava o milagre do desenvolvimento, para ter o mesmo
resultado da Infovia 00 seria preciso com os métodos antigos destruir 68
milhões de árvores, como afirmou o ministro Fábio Faria na Cop-26, a cúpula
mundial do clima. O progresso, hoje, precisa ter uma cara inovadora, objetiva e
funcional.
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Os protestos
Nos
trechos asfaltados da rodovia 319, entre Manaus e municípios próximos, como o
Careiro, a situação era de calamidade no meio da semana. Até protestos dos
amazonenses foram desenvolvidos na busca da recuperação da estrada que liga
Manaus a Porto Velho e que no seu chamado “meião” a coisa desandou de vez com
tantos lamaçais. Na região existem previsões de uma cheia neste ano e tudo o
que já era ruim poderá piorar mais ainda para a única ligação rodoviária dos
estados de Roraima e do Amazonas com o restante do país.
Só alteamento
Para
a região Norte que bradava pela pavimentação da BR- 319 entre Porto Velho e
Manaus, em quase 900 quilômetros, mas já existindo asfalto entre a capital rondoniense
a Humaitá (AM), em cerca de 200 quilômetros e num trecho semelhante entre
Manaus e municípios adjacentes, até a recuperação da estrada se vê complicada. Sucessivos
presidentes prometeram solucionar os impasses da estrada e já se vê que não
será na gestão do presidente Jair Bolsonaro que isto vai acontecer. Além disto
está mais do que clara a necessidade do alteamento da rodovia em pelo menos 500
quilômetros já que os trechos se transformam em pântanos em todo inverno
amazônico.  
Efeito Orloff
Tudo
que acontece em Rondônia logo em seguida ocorre no Acre e vice-versa desde os
anos 90. Desde políticos assassinados a grandes casos de corrupção e somos
irmãos siameses dos acreanos até no bolsonarismo exacerbado que ocorreu no
pleito de 2018. Tudo para dizer que tudo aquilo que rolou nos transportes coletivos
em Porto Velho em anos passados está acontecendo agora em Rio Branco. A atual
empresa concessionária caiu fora e uma outra do interior de São Paulo está chegando
e dezenas de ônibus já estão a caminho. A nova empresa não sabe na fria que
está se metendo...
Baita entusiasmo
Com
grande entusiasmo os governistas comemoraram a assinatura da contratação para a
construção do Euro hospital, na região dos Três Marias, Zona Leste, em Porto
Velho. Garantem que a primeira etapa estará pronta até o final deste ano. Mas a
coisa depende ainda de licenças ambientais, o que é algo demorado, mesmo se tratando
de assuntos urbanos. Vejam o caso da nova rodoviária de Porto Velho, que será construída
no mesmo local da antiga, ela depende também de licenças ambientais algo que
vai se arrastando. Também existe a questão da regularização dos terrenos na
área projetada. A coisa vai longe...
As alagações
Apresentar
programa que enfoca assuntos comunitários e ao mesmo tempo assessorar o chefe,
que é prefeito de Porto Velho exige destreza, experiência no ramo. Foi o que
constatei ao assistir o colega Domingues Junior, no SBT, no seu programa ao
meio dia, no meio da semana. Rodou as reclamações dos moradores do bairro Lagoa
Azul, revoltados com as ruas alagadas e com as promessas não cumpridas pela municipalidade
quanto a pavimentação do prolongamento da Av. Calama. Abordou assuntos
delicados para a gestão tucana e aí, mas para não ficar mal na foto com o
alcaide enumerou as tantas proezas do prefeito e seus compromissos com a
capital rondoniense. Mostrou os dois lados da moeda.     
Via Direta
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dedicaria a sua eleição na região do café e na zona da Mata *** Na disputa ao Senado o ex-tucano Expedito
Junior vem com favoritismo para ganhar a cadeira que já foi sua *** Mas o
ex- capo da vigilância tem um calcanhar de Aquiles: seus resultados tem sido
ruins em Porto Velho e existe o risco de Valdir Raupp entrar forte nas suas
bases  na Zona da Mata, Cone Sul e Médio
Guaporé *** O governador Marcos Rocha
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 Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
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