Porto Velho (RO) sábado, 22 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Direto ao assunto + Calha do Madeira + Filho pródigo + Próprio umbigo


Direto ao assunto + Calha do Madeira + Filho pródigo + Próprio umbigo - Gente de Opinião

Direto ao assunto

Não se vai a lugar algum com os insultos e brigas da polarização. Um país mergulhado na crise precisa de união para construir soluções. Um ótimo exemplo veio da rodada de outubro do Fórum de Secretários da Amazônia Legal, em Belém. Componente da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas, o Fórum fez muito mais que debater os problemas da região, já bem conhecidos, partindo de imediato para uma das melhores soluções possíveis: a busca urgente pelo financiamento dos serviços ambientais na floresta.

O Estado brasileiro requer uma gestão objetiva. Quando os gestores não se desmoralizam pela prática doentia de agir pelo viés eleitoral, compreendendo que juraram governar para todos e não para seitas e bolhas, as soluções têm mais chances de aparecer. Os secretários mostraram estar acima dessas práticas limitantes ao procurar formas combinadas e eficientes de financiar a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Nesse caso, a participação dos estados da Amazônia na Coalizão Reduzindo Emissões pela Aceleração do Financiamento Florestal (Leaf) foi um passo excelente. Proteger o meio ambiente e melhorar o clima são duas das três grandes pautas da humanidade atualmente. A outra é a Covid, cujas variantes surgem sempre mais ameaçadoras. A degradação do clima, aliás, está relacionada ao agravamento da crise sanitária.

............................................................................

Calha do Madeira

Mobilizados para a volta do garimpo do ouro nos municípios da calha do Madeira, depois da operação que deu cabo em dezenas de dragas e balsas no Amazonas, os prefeitos de cinco municípios daquele estado –ente eles Humaitá, Borba e Novo Aripuanã – estão desenvolvendo ações em apoio a regularização da atividade garimpeira. Começou pela recente visita ao Congresso Nacional buscando apoio dos deputados federais e senadores da região e segue agora com audiências públicas com a população amazonense nesta primeira quinzena de dezembro.

Filho pródigo

A liderança do ex-presidente Lula nas pesquisas relativas a corrida sucessória presidencial começa a provocar seus efeitos em Rondônia. Vários filhos pródigos e ovelhas desgarradas depois de um período sombrio, estão voltando a legenda. Na expectativa de voltar a ser feliz, o ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa Hermínio Coelho, combativo petista na década passada, voltou ao ninho visando disputar uma cadeira no Legislativo estadual e retomar sua trajetória bem-sucedida em mandatos na Câmara Municipal de Porto Velho e Assembleia Legislativa.

A prioridade

Finalmente a construção da Usina Hidrelétrica de Tabajara, em Machadinho do Oeste será tratada como prioridade. A crise energética que se arrasta no País face aos níveis críticos das maiores represas e seus reservatórios nas regiões Sul e Sudeste, está fazendo os congressistas e o Ministério da Minas e Energia se voltar para a Amazonia, priorizando a edificação de três usinas na região e a bola da vez é a Usina de Tabajara. O Congresso Nacional tem debatido o assunto e as expectativas se renovam na região do Vale do Jamari onde chegaram a projetar canteiros de obras e contratações de operários ainda no ano passado.

As emendas

Como melhorou a atuação da Associação dos Municípios de Rondônia-AROM na gestão do prefeito Célio Lang. Os assuntos municipalistas passaram a ser tratados mais frequentemente, os contatos com a bancada federal mais produtivos visando a conquista de recursos das emendas parlamentares. Além disto ocorreu um estreitamento das relações da entidade com o governo do estado redundando também em proveito dos alcaides asfixiados pela falta de recursos. A assessoria técnica prestada também é muito importante para livrar prefeitos cabaços de punições do Tribunal de Contas do Estado-TCE.

Próprio umbigo

Vocês já ouviram os vereadores e deputados de Porto Velho tratar de causas importantes, como a nova rodoviária, barragens de contenção no Rio Madeira, as projetadas construções dos novos distritos de Calama e São Carlos, depois do desastre natural ocorrido no Rio Madeira em 2014? Da elevação das ruas e avenidas de Porto Velho que tiveram o trafego interrompido pelas enchentes? É raro os assuntos serem debatidos, pois os deputados estaduais da capital e os vereadores locais só pensam no próprio umbigo, nas nomeações de compadres etc. Não merecem ser reeleitos, tem que ser banidos nas urnas. Lembrem disto nas eleições de 2022 e 2024.

Via Direta

*** Como a necessidade faz o sapo pular, Alckmin se aproxima de Lula e o demonizado Temer já elogia Lula, como um homem de diálogo *** Como se vê, na política tudo é possível e as alianças mais difíceis podem acontecer em busca de uma eventual vitória nas urnas em 2022 *** Num clima de indefinições e de um cenário muito nebuloso os governadoraveis de Rondônia conversam entre si buscando alianças *** Os acordos celebrados a noite e desfeitos pela manhã e as conversações continuam *** Numa dura disputa, onde deve se salvar apenas um candidatos, Evandro Padovani, Natan Donadon e Eduardo Japonês brigam por uma cadeira a Câmara dos Deputados *** É muito tigre no mesmo capão no Cone Sul rondoniense que não tem tantos eleitores assim. Pelo menos dois deles devem sair arranhados da peleja.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Carlos Sperança

Sonho amazônico + Jogo de estratégia de Confúcio + A escolha do vice + Melhores vices

Sonho amazônico + Jogo de estratégia de Confúcio + A escolha do vice + Melhores vices

Sonho amazônicoPensar em uma bolha de internet é imaginar pessoas distantes reunidas para comungar crenças, informações segmentadas e celebrar afin

Cartas na manga de Cassol + O eleitorado de Porto Velho + Visita de Lula + Espírito e vontade

Cartas na manga de Cassol + O eleitorado de Porto Velho + Visita de Lula + Espírito e vontade

Espírito e vontadeA lição contida na apreciada animação “Ainbo – A Guerreira da Amazônia”, de Richard Claus e Jose Zelada, é de que, acredite-se ou

Verdade apagada + Prática de rachadinhas + Fernandinho Beira-Mar + Olho no fundão

Verdade apagada + Prática de rachadinhas + Fernandinho Beira-Mar + Olho no fundão

Verdade apagada O deslumbramento de chegar sem preparação à selva da internet levou muita gente a compartilhar mentiras, memes distorcidos, pegadin

Desunião geral + Outro cenário + Baita ingrato + Poder feminino

Desunião geral + Outro cenário + Baita ingrato + Poder feminino

Desunião geralJá são visíveis os males causados pela polarização político-eleitoral. Nos EUA, de onde foi copiada, um ano depois da criminosa invas