Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Descartar o que não serve + Entendimento entre o PT de Lula e o PSDB de João Dória + A falência do Iperon


Descartar o que não serve + Entendimento entre o PT de Lula e o PSDB de João Dória + A falência do  Iperon - Gente de Opinião

Descartar o que não serve

Não é digno ignorar a dramática situação social dos mais pobres, agravada pela pandemia, nem os estragos que o descuido ambiental causa ao país com a fuga de investimentos em infraestrutura. Um choque de realidade precisa neutralizar a polarização e unir o país em consensos mínimos sobre como superar o acúmulo de prejuízos causados pelas diversas crises.

A aposta principal está na política, com os esforços apaziguadores dos presidentes da Câmara, do Senado e do STF, deputado Arthur Lira, senador Rodrigo Pacheco e ministro Luiz Fux. Mas a paz será só a base. Na vida e em sociedade as providências resolutivas raramente procedem de mentes geniais ou iluminadas. Resultam de estudo intenso, debate produtivo e cooperação, com troca de informações e atividades em comum.

Não é tarefa simples. Requer longa preparação, envolvendo estudo, dedicação e os recursos mais valiosos da ciência: a experimentação e o descarte de soluções inadequadas. Para chegar ao primeiro filamento da lâmpada elétrica o inventor Thomas Edison testou seis mil materiais diferentes.

Um exemplo de longa preparação é o seminário organizado pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia que vai se realizar em setembro para debater as cadeias produtivas florestais. Aproveitá-las com qualidade é tão importante quanto pôr juízo na cabeça de políticos brigões.

...........................................................................................

O entendimento

Está difícil chegar a um entendimento entre o PT de Lula e o PSDB de João Dória para as eleições presidenciais do ano que vem. Lideranças dos dois partidos já trocam ofensas rejeitando a possibilidade de uma aliança. Além disto, o tucanato ainda tem pela frente previas partidárias desgastantes para a escolha do seu candidato e dela deverão participar, além de Dória, o governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite e o senador Tasso Jereissati. Tudo sinalizando para que os tucanos tenham candidatura própria presidencial rejeitando os acenos petistas para conversações.

Nos estados

A grande verdade é que tanto o PT com Lula e o PSDB de João Dória já estão tratando de alianças nos estados. Os diretórios nacionais exigem candidaturas  próprias e já enviaram a recomendação para as suas lideranças estaduais. No caso de Rondônia, o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves seria o nome preferido das bases. Já no PT, a ex-senadora Fátima Cleide teria apoio de Lula para assumir a candidatura ao Palácio Rio Madeira, mas não se descartam alianças, desde que os petistas tenham a cabeça de chapa.

A falência

 Com posicionamentos firmes de seus sindicatos os servidores públicos estaduais se manifestam preocupados com a situação do Instituto de Previdência dos Servidores de Rondônia-Iperon, cujas administrações incompetentes levaram o organismo a uma dívida de R$ 14 bilhões ameaçando o pagamento dos aposentados e pensionistas. Desde que foi criado há trinta anos, as sucessivas direções do Iperon desviaram recursos a mando dos seus então governadores visando outras finalidades das esferas estaduais. A conta chegou e é pesada. A busca de uma solução será tentada na Assembleia Legislativa, justo ela que também não repassava o que descontava de seus funcionários para o Iperon.

No municipalismo

O governador Marcos Rocha vem firme para a reeleição confiante no municipalismo rondoniense. O prefeito Joãozinho Gonçalves, de Jaru, é mais um atrelado a campanha a reeleição do governador Marcos Rocha no ano que vem. Podem seguir o mesmo caminho na campanha eleitoral do ano que vem Carla Redano de Ariquemes e Eduardo Japonês, de Vilhena.  Como se vê, no municipalismo o mandatário está “de rocha”, como se diz no linguajar local. Muitos prefeitos aderindo ao seu projeto de reeleição.

Em colapso

Com o Brasil já em colapso por causa dos sucessivos aumentos da energia, gasolina e alimentos e uma inflação galopante em todos os estados se vê os políticos só pensando nos próprios umbigos, como no aumento dos recursos do Fundão Eleitoral e nas eleições do ano que vem. O País está afundando no desemprego, no empobrecimento e na fome e não se vê o encaminhamento de soluções. As cracôlandias aumentaram nas regiões metropolitanas, como a bandidagem e a falta de vergonha de nossos governantes. Estamos no fundo do poço e sem uma luz ao final do túnel.

Via Direta

 

***Novas empresas estão se instalando em Porto Velho neste segundo semestre fortalecendo a geração de emprego e renda *** No entanto, o centro histórico da capital segue abandonado e com muitas lojas ainda fechadas por conta dos efeitos da pandemia *** A revitalização do centro histórico é uma necessidade e as capitais que conseguiram implementar esta medida conseguiram obter sucesso na iniciativa para a recuperação econômica *** A moda agora em nosso comercio é de criar frutarias, pequenos restaurantes e barraquinhas de pão de queijo. E salve-se quem puder! *** A concentração da fumaça das queimadas de Rondônia, Mato Grosso, Amazonas e da Bolívia em Porto Velho deixou durante semana a população em polvorosa *** Com a estiagem se agravando na Amazonia as coisas tendem a piorar, pois a seca vai até o final de setembro.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Hildon já dava pistas que estava fraquejando nesta candidatura

Ação para resolverHouve um tempo em que se comemorava a suposição de que o Rio Amazonas seria o segundo maior do mundo. Hoje, com os mais avançados

A sonhada pacificação do MDB rondoniense ainda está bem distante

A sonhada pacificação do MDB rondoniense ainda está bem distante

Respostas plausíveisA França é o segundo maior país da Europa, só perdendo em área territorial para a enorme Rússia. Essa consideração é importante

Rondônia tem sido um reino para funcionários fantasmas e golpes

Rondônia tem sido um reino para funcionários fantasmas e golpes

Triste comprovaçãoIrresponsáveis, no sentido de abrir mão das responsabilidades, costumam chamar de “ecochatos” os defensores do meio ambiente, neg

O que aliados projetam com Leo Moraes disputando o CPA

O que aliados projetam com Leo Moraes disputando o CPA

Direto a quem mereceVantagens e benefícios a quem protege o meio ambiente jamais seriam necessários se houvesse a ampla consciência de que a destru

Gente de Opinião Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)