Terça-feira, 21 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

As esferas de governos estaduais e municipais de Porto Velho precisam combater cracolândias


As esferas de governos estaduais e municipais de Porto Velho precisam combater cracolândias - Gente de Opinião

Batalha esquecida

Como não se fala de corda em casa de enforcado, região que sofreu uma história muito negativa tende a esquecer o passado. No caso da Batalha de Itacoatiara, episódio ocorrido às margens do Rio Amazonas em 24 de agosto de 1932, durante a guerra civil constitucionalista, os rebeldes foram vencidos pelos governistas, como geralmente acontece na história do Brasil.

No Caso Bolsonaro, não foi dada a “ordem” que os amotinados esperavam em “72 horas”, veio a posse de Lula e os governistas perderam o timing para virar a mesa. No episódio de Itacoatiara, o prefeito e o vigário da cidade tentaram demover os rebeldes de atacar os governistas, mas não foram ouvidos. Enquanto discutiam, embarcações ligadas ao governo chegaram e quando foi dada a ordem de atacá-los a consequência foi uma humilhante derrota para os revoltados.

Essa batalha, que muitos preferiam esquecer, pelo desastroso envolvimento de parentes e sócios de antepassados, surge agora, com impacto, na forma de uma história em quadrinhos do artista Rogério Mascarenhas, o Romahs, do Black Eye Estúdio, que faz bem em levantar o episódio. Afinal, a batalha naval de Itacoatiara foi a única do século XX antes da Guerra das Malvinas.

O governo só perde uma batalha quando é muito fraco, como se viu na Proclamação da República. Com as armas da Carta de 1988, o Estado brasileiro é muito forte e não cai a sopro de lobo.

..............................................................................................

Alianças 2026

Os principais governadoráveis especulados seguem nas mesas de negociações em busca de alianças para galgar o Palácio Rio Madeira, sede do governo estadual de Rondônia. Já parece certo que o senador Marcos Rogério (PL), o deputado federal Fernando Máximo (PL) e o atual prefeito de Porto Velho Leo Moraes (Podemos) estarão no mesmo palanque no pleito do ano que vem. Não está definido ainda se o candidato a governador desta aliança será Rogério ou Máximo. Leo poderá indicar nesta aliança o maninho Paulo Moraes Filho para vice, conforme se fala nos bastidores políticos em novas especulações.

As dificuldades

Exceto o União Brasil, que conta em seus quadros candidatos expressivos a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados de sobra, as demais agremiações estão encontrando dificuldades na estruturação de suas nominatas de apoio aos seus postulantes majoritários.  Os governadoráveis Hildon Chaves (PSDB) e o prefeito de Cacoal Adailton Fúria (PSD) estão garimpando nomes para a peleja. Já, a coalizão Caminhada da Esperança, de centro e esquerda, que reúne oito agremiações deverá se dividir em duas composições para abrigar todas as suas candidaturas proporcionais.

Nos estados

Os bolsonaristas alienígenas estão atacando outros estados. Em Santa Catarina, com o vereador Carlucho Bolsonaro que vai disputar uma cadeira, em Rondônia o cabo Daciolo, em Roraima o deputado federal Hélio Negão. Todos eles cariocas, querendo fazer as lideranças dos outros estados de trouxas. Em Santa Catarina Carlucho vai liderança as primeiras pesquisas, mesmo com os políticos conservadores e até bolsonaristas em pé de guerra. Já, em Rondônia o cabo Daciolo ainda não engrenou enquanto o deputado Negão em Roraima ainda prospecta suas possibilidades naquelas bandas,

Grande cracolândia

As esferas de governos estaduais e municipais de Porto Velho precisam somar esforços para combater os avanços das cracolândias na capital rondoniense. Além dos bairros centrais, objeto de uma onda de assaltos, roubos de fiação elétrica e arrombamento de residências e estabelecimentos comerciais, também as regiões da Zona Leste (Eixo Tancredo/JKs/Ulysses) e Zona Sul (Eldorado/Caladinho/Cohabs) estão infestadas de pontos de vendas de drogas. Ao mesmo tempo a ação social de Porto Velho e do governo estadual não estão dando conta do recado para atender tantos andarilhos e mendigos perambulando pelas ruas. É coisa de louco!

Grande expansão

A partir das inciativas de organizações nos presídios do Rio de Janeiro e São Paulo, o Comando Vermelho chegou a 25 estados e mais o Distrito Federal. Em Manaus, Rio Branco e Porto Velho os presídios estão superlotados de traficantes e as apreensões de drogas das facções criminosas somam a toneladas de cocaína e de maconha pelas rodovias federais, pelos rios que fazem fronteira com a Bolívia, Peru e Colômbia. A organização criminosa, rival do PCC também está chegando forte nos garimpos ilegais a Amazônia, onde se pratica também o tráfico de drogas e atos de piratarias nas embarcações que transportam combustíveis em Rondônia, Amazonas e no Pará.

Via Direta

*** E o PDT nacional perdeu uma de suas maiores lideranças, o ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes que ingressou no PSDB para disputar o governo do Ceará *** O PDT segue no projeto de alinhamento com a candidatura do presidente Luís Inácio Lula da Silva à reeleição no ano que vem *** Os ex-prefeitos de Porto Velho Sebastião Valadares e José Guedes penduraram as chuteiras. Não projetam mais disputas de cargos eletivos, como também Carlinhos Camurça que sumiu do mapa *** Já os ex-prefeitos Roberto Sobrinho e Mauro Nazif estarão nas pelejas para cargos a Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa. Ainda não confirmaram quais serão os partidos escolhidos.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 21 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Caminhada da Esperança, projeto político unificando oito partidos para as eleições em Rondônia

A Caminhada da Esperança, projeto político unificando oito partidos para as eleições em Rondônia

Rico futuro Alguém cair em si e reconhecer erros são obrigações tão óbvias que nem deveriam merecer elogios, mas em tempos de líderes políticos teim

A Assembleia Legislativa está comemorando 42 anos de instalação, com sua imagem prejudicada

A Assembleia Legislativa está comemorando 42 anos de instalação, com sua imagem prejudicada

A combinação do cofreUm mendigo se depara com um cofre cheio de riquezas, mas não sabe abrir. No caso das terras raras, o mendigo é o Brasil. Tem s

Uma carrada de ex-prefeitos entra na briga por cargos eletivos nas eleições de 2026

Uma carrada de ex-prefeitos entra na briga por cargos eletivos nas eleições de 2026

Que o mercado resolva Além de seus mistérios, contradições e paradoxos, a Amazônia apresenta desafios e situações originais e surpreendentes. Quant

Os estados do Sul do País estão pagando muito caro pelo desmatamento

Os estados do Sul do País estão pagando muito caro pelo desmatamento

A resposta sopra ao ventoPerguntar qual será o futuro das cidades amazônicas é fundamental quando se pensa em soluções para os problemas atuais e e

Gente de Opinião Terça-feira, 21 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)