Quarta-feira, 29 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

ALE mais independente e Everaldo Fogaça deu um bom exemplo


ALE mais independente e Everaldo Fogaça deu um bom exemplo - Gente de Opinião

Política e técnica

O conforto de uma casa bem iluminada e com as vantagens da inteligência artificial pode ter origem em uma tragédia ambiental. Não é algo que deva dar problemas de consciência em quem conquistou e paga bem pelo conforto, mas indicação da necessidade de prever a correção de consequências diante de qualquer obra com elevado impacto ambiental.

Quando a política funciona em seu mais elevado sentido –a mediação entre as vozes representativas da sociedade – e o planejamento privilegia a boa técnica a obra sai com os problemas mitigados, quando não já resolvidos de antemão. Mas se a política se desvirtua em briga de radicais e os técnicos tremem de medo a cada murro na mesa de quem manda fazer errado, aí a tragédia tem caminho aberto para acontecer.

Como a cada reação corresponde uma reação, lei aprendida antes da escola, na primeira leve chinelada materna após uma travessura, tudo tem consequências, como se observa agora com a Usina de Belo Monte. A obra foi autorizada com ressalvas a cumprir: orientar a transição do pescador para a agricultura, com a entrega de equipamentos e estrutura para a produção de roças e hortas domésticas para cerca de mil famílias de pescadores, além de construir tanques de piscicultura e fornecer veículos para as colônias voltadas à produção familiar. Só que cumprir o combinado também depende de boa política e boa técnica.

..................................................................................................

Bodes velhos

Se de um lado tem muitos “macacos velhos” da política com suas carreiras encerradas nas urnas, o que se vê, a partir de agora, é muitos bodes velhos – e com saúde – se mantendo nos poleiros. Vejam que nos Estados Unidos, Biden vai concorrer a um segundo mandato com mais de 80 anos. Lula se joga a reeleição beirando os 80, Bolsonaro chegando aos 70 e tantos. Em Rondônia, Confúcio vai buscar a reeleição ao Senado com quase 74 anos. E mesmo não disputando cargos eletivos, se vê antigas lideranças como José Bianco, Assis Canuto, Amir Lando, Tomás Correia e Divino Cardoso extremamente lúcidos e propiciando aos novatos suas experiências

Mais independente

A baita renovação fez muito bem para a atual legislatura da Assembleia Legislativa. Temos parlamentares mais atuantes e os novos tem sido mais independente cobrando mais, fiscalizando mais as ações do Poder Executivo. Aprecio a eficiência e a dedicação das deputadas eleitas e constato que alguns parlamentares que se reelegeram também aumentaram a produtividade, alguns com mais regularidade como Allan Queiroz e outros tantos evitando os escândalos que tanto sujaram a imagem do legislativo nos últimos anos. Será que os anos de “avestruzes” e de vacas de presépio ficaram para trás?

Pacto Nacional

O senador Confúcio Moura (MDB-RO), preocupado com o recrudescimento da violência nos estabelecimentos de ensino, propõe um pacto nacional para melhorar a qualidade e a segurança para o setor educacional. Desde os tempos de prefeito –foi um dos melhores da sua geração – de deputado federal e governador Confúcio tem se preocupado com a educação, ciência e tecnologia. Na política se tornou um expoente do MDB, no Senado um dos melhores parlamentes se destacando na comissão de infraestrutura. De fato, tem um grande legado na sua trajetória e detém em seu governo expressivos índices de crescimento.

Bom exemplo

Ao tomar a iniciativa de fiscalizar as obras municipais, o vereador Everaldo Fogaça deu um bom exemplo, que poderia ser seguido pelos deputados estaduais, federais e senadores. Vejam o quanto Porto Velho e Rondônia tem sido rapinado nas pavimentações de rodovias estaduais e federais de casca de ovo, pontes meias boca, conjuntos habitacionais, creches e escolas abandonadas no meio do caminho mesmo recebendo aportes de recursos. Precisamos realmente de uma classe política mais atenta com relação a qualidade dos serviços prestados. A população de Rondônia só tem a agradecer.

Eleições 2024

Se fosse oportunizado um terceiro mandato ao prefeito Hildon Chaves certamente ele levaria a eleição com um pé nas costas mesmo com cochiladas da municipalidade como foi o caso do aumento de 2 mil por cento do IPTU. Chaves seria o “Pelé”, na disputa e levaria a melhor. Mas sem ele, nas paradas, temos três nomes num primeiro pelotão brigando por duas vagas num provável segundo turno, já que a cidade é extremamente dividida na política: 1-  Ex-deputada Mariana Carvalho 2- Ex-deputado Leo Moraes - deputado federal Fernando Máximo. Como Mariana e Leo dão sinais que poderão ficar de fora desta disputa esperando 2026 para o Senado, neste momento apostaria segundo turno entre Fernando Máximo e a deputada Cristiane.

Via Direta

*** É tempo de mudanças. Terminal rodoviário já está na região portuária, plenário da Câmara de Vereadores no prédio da antiga Assembleia legislativa *** Alguns indicativos rondonienses são realmente assombrosos e terceiro-mundistas. Somos um dos estados com menor índice de abastecimento de água e coleta de esgoto, recordistas em feminicidios, desmatamentos, queimadas, violência no campo, etc *** E mesmo com razoável taxa de geração de empregos, segue a diáspora dos rondonienses para outros estados e para outros países *** De um lado os colonos na busca de terras mais baratas, de outro a busca de segurança da classe média em solo americano.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 29 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia tem sido um reino para funcionários fantasmas e golpes

Rondônia tem sido um reino para funcionários fantasmas e golpes

Triste comprovaçãoIrresponsáveis, no sentido de abrir mão das responsabilidades, costumam chamar de “ecochatos” os defensores do meio ambiente, neg

O que aliados projetam com Leo Moraes disputando o CPA

O que aliados projetam com Leo Moraes disputando o CPA

Direto a quem mereceVantagens e benefícios a quem protege o meio ambiente jamais seriam necessários se houvesse a ampla consciência de que a destru

Nos bastidores se fala agora de Hildon Chaves disputar uma cadeira a Câmara dos Deputados

Nos bastidores se fala agora de Hildon Chaves disputar uma cadeira a Câmara dos Deputados

O cobertor que faltaSe um mendigo em pleno inverno ganhasse um cobertor todo feito com tecido de ouro, provavelmente morreria de frio. Não saber co

O governo Marcos Rocha acertou a mão com a feira do Expoturismo

O governo Marcos Rocha acertou a mão com a feira do Expoturismo

Hora de agir“Potencial da Amazônia” é uma das expressões que mais aparecem nos discursos políticos e administrativos, mas nunca antes na história de

Gente de Opinião Quarta-feira, 29 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)