Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

2023 termina com Bagatoli e Marcos Rocha incólumes, firmes e fortes


2023 termina com Bagatoli e Marcos Rocha incólumes, firmes e fortes - Gente de Opinião

Descomplicar

O pleno desenvolvimento da Amazônia passa pela estruturação igualmente plena da bioeconomia. Nesse sentido, tão importante quanto a preservação dos fatores de rendimento permanente da floresta, o combate aos crimes ambientais e o planejamento criterioso é a busca pela obtenção da maior rentabilidade em favor dos povos da floresta. É a tal da sinergia.

Remontando à conferência internacional “Amazônia e as Novas Economias”, organizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração em 31 de agosto e 1º de setembro de 2023, em Belém, vale a pena refletir sobre as teses do professor Fernando Facury Scaff, que sugere várias medidas importantes.

A começar pelo fortalecimento dos municípios e a retomada do olhar de Celso Furtado sobre a economia amazônica, chama a atenção entre as sugestões de Scaff a proposta de redesenhar o Fundo Constitucional do Norte, formado por recursos do IR e IPI.

O problema está nos detalhes: “Muitos contratos eram firmados com cláusulas leoninas, e um eventual problema de pagamento acarretava o recálculo de todo o empréstimo, afastando os subsídios, tornando a dívida impagável”.

No geral, Scaff não inventa roda nem pólvora: parte do existe e não funciona bem para medidas práticas e funcionais. Isso, aliás, vale para tudo o mais, da legislação às ações públicas e privadas. Sinergia não é só uma palavra bonita: é fazer funcionar.

.............................................................................................

As pendencias

Muitos imaginavam e o assunto era ventilado nos bastidores políticos que o ano acabaria com o senador Jaime Bagatolli (PL-RO) e o governador Marcos Rocha (União Brasil) cassados e se apostava até em novas eleições para os respectivos cargos. Mas 2023 termina com Bagatoli e Marcos Rocha incólumes, firmes e fortes nas suas funções e já se preparando para novas jornadas. Com as pendencias resolvidas na justiça demandadas pelos tucanos, ambos já projetam o futuro. Bagatolli com os olhos voltados para o governo estadual, Marcos Rocha visando uma cadeira ao Senado no pleito de 2016. Muita frustração nos meios oposicionistas.

Saindo do papel

Machadinho do Oeste e a região do Vale do Jamari aguardam com ansiedade que a Usina Hidrelétrica de Tabajara finalmente saia do papel no próximo ano. A obra chegou a ser anunciada e canteiros da empreiteira instalados no governo passado, mas acabou adiada mais uma vez. A usina representa muito para Machadinho, que se transformou num baita entroncamento rodoviário regional, ligação importante com o vizinho estado do Mato Grosso. Embora não seja do porte das usinas de Santo Antônio e Jirau, Tabajara vai criar uma nova perspectiva de crescimento de toda região.

Estratégia acertada

Constato a estratégia acertada do prefeito Hildon Chaves (União Brasil ou PSDB, não se sabe...) de valorizar os recursos oriundos de emendas parlamentares oriundas de deputados federais e senadores. Na semana passada, ele recebeu o senador Confúcio Moura, numa solenidade, ressaltando os benefícios recebidos do parlamentar pela capital. Hildon, na sua estratégia. não diferencia se são aliados, ou não e Confúcio é até um possível concorrente ao governo ou ao Senado no pleito de 2026. Na tarefa de conquistar recursos de emendas, Hildon foi o prefeito de Rondônia mais eficiente até hoje. Tem recordes históricos.

Bons resultados

Os melhores prefeitos da história rondoniense, casos de José Bianco e Jesualdo Pires em Ji-Paraná, Marcos Donadon em Vilhena, Confúcio Moura em Ariquemes, Divino Cardoso em Cacoal, e Chiquilito Erse e Roberto Sobrinho em Porto Velho foram bem-sucedidos em suas administrações com recursos de emendas parlamentares separando as cores partidárias e dialogando com as suas respectivas oposições. Nem sempre é possível a estratégia quando o divisionismo político no municipalismo é exacerbado e as rivalidades tribais falando mais do que as demandas.

Um enigma

Já tratamos como um verdadeiro enigma a escolha do candidato a prefeito de Porto Velho pelo lado do prefeito Hildon Chaves em vista de grupos políticos se organizando para vetar o nome da ex-deputada federal Mariana Carvalho a deputada  que justamente ela que mais destinou recursos para a capital, inclusive para a nova rodoviária. Com expeditistas, fulanos e sicranos buscando outros nomes, Mariana que tinha largado com apoio do governador Marcos Rocha e do prefeito Hildon Chaves, já não é certeza como uma candidata de consenso. Pululam outros nomes: Fabrício Jurado, Diego Lage, entre outros

Via Direta

*** Rafael Fera fustiga a administração da prefeita de Ariquemes Carla Redano e vai ganhando espaço na oposição para disputar o Paço Municipal. A briga será boa *** Em Candeias do Jamari, onde mais se cassa prefeitos em Rondônia, é considerado como o grande nome na peleja 2026, o ex-prefeito e ex-deputado federal Lindomar Garçom (Progressistas) *** Onipresente em Rondônia e liderando a destinação de recursos do governo federal para o estado já existe a desconfiança de que o senador Confúcio Moura quer voltar ao CPA no pleito 2026 ***El Carecon tem faro, nunca perdeu eleição a prefeito, deputado federal, governador e senador. É osso.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

A prática das rachadinhas é um hábito cotidiano nas nossas casas legislativas

Gol científico Muitos gols na reta final do Campeonato Brasileiro, com os clubes buscando se qualificar para milionárias competições internacionais

Governador Marcos Rocha deve concluir seu mandato, desistindo do Senado

Governador Marcos Rocha deve concluir seu mandato, desistindo do Senado

Pílulas de vidaPara a surpresa geral, uma empresa de tecnologia da China anunciou que trabalha para estender a vida humana até 150 anos. Contraria

Troca-troca, asas aparadas e a caravana esperança

Troca-troca, asas aparadas e a caravana esperança

Tudo a seu tempo Como nada escapa, estava claro que a COP30 também não conseguiria escapar da polarização. Nacionalismo x globalismo, lulismo x ant

Marcos Rocha está bem indeciso quanto as suas alianças para as eleições

Marcos Rocha está bem indeciso quanto as suas alianças para as eleições

Comida não é petróleoOs negacionistas do clima, aliados aos interesses da vasta rede de extração, produção e comércio de combustíveis fósseis, cons

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)