Segunda-feira, 27 de agosto de 2012 - 06h03
DIEGO GURGEL
De Rio Branco
A Secretária de Turismo e Lazer (Setul) e Lazer Ilmara Lima recebeu os representantes de aldeias indígenas e da empresa licitada para assinar a ordem de serviço para as obras de infraestrutura que beneficiarão comunidades dos municípios de Jordão e Tarauacá.
Os recursos para as aldeias Nova Esperança e Mutum, em Tarauacá, e Lago Lindo, no Jordão, foram obtidos no BNDES V, fruto de iniciativas das etnias envolvidas, da Assessoria Especial dos Povos Indígenas e da Setul.
As estruturas construídas nestes locais são basicamente alojamentos para recepcionar os visitantes, principalmente em época de festivais indígenas, e também refeitórios adequados. Esses empreendimentos garantem a inclusão social dos povos indígenas, com o objetivo de garantir a gestão ambiental e integridade de suas terras, assim como as formas sustentáveis de produção, e novas alternativas de renda.
Previamente foram feitos estudos ambientais e culturais aferidos pelo Ibama, garantindo a redução dos impactos causados. A Funai garantiu a construção de estruturas em pequenas zonas já desmatadas nas aldeias, minimizando os danos causados à natureza. O Grupo de Trabalho criado em 2011 pela Setul para o desenvolvimento do etnoturismo no Estado do Acre acompanha as obras.
“O Acre está mostrando o respeito pelos povos indígenas de todo o Brasil, não apenas do nosso estado, por dar atenção a projetos importantes como este”, opina o representante da etnia yawanawá, Biraci Brasil.
Para a secretária da Setul, Ilmara Lima, o desenvolvimento do turismo promove a difusão da cultura indígena: “Uma vez mais, o Governo do Estado promove a inclusão social dos povos indígenas, e este é um grande passo para o turismo regional”, ela diz.
Para Biraci, a quantidade de visitantes a cada a no aumentará, graças à infraestrutura oferecida em 2011, quando as aldeias receberam visitantes de 18 países, uma situação que não ocorre no restante do País.
Boas práticas de Rondônia inspiram outros estados da região Norte
As experiências bem-sucedidas de Rondônia na construção e fortalecimento de ecossistemas locais de inovação estão ultrapassando fronteiras. O trabalh
De 22 a 25 de abril, o Centro de Cultura e Formação Kanindé, em Porto Velho, será palco de um encontro que reunirá 40 indígenas de Rondônia e do sul
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce