Quinta-feira, 20 de dezembro de 2012 - 09h25
![]() |
Reconhecimento: indígenas terão acesso a direitos trabalhistas em Roraima /ESTADÃO |
CÍNTIA SCHULZE
Roraima News
Levar cidadania aos povos indígenas. Esse é o principal objetivo do projeto de extensão desenvolvido por acadêmicos do 9° semestre do curso de Direito da Universidade Estadual de Roraima – UERR, na comunidade Campo Alegre, zona rural do município de Boa Vista. Sob a coordenação da professora da disciplina de Direito Previdenciário Fabiana Cabral, o projeto intitulado “Levando a cidadania e a dignidade à comunidade indígena de Campo Alegre, por meio do direito previdenciário”, visa difundir conhecimento a respeito dos direitos constitucionalmente adquiridos pelos indígenas, sendo também uma forma de integração e envolvimento dos acadêmicos com a alteridade cultural.
A primeira visita à comunidade ocorreu no dia 17 de dezembro. Estudantes tiveram o primeiro contato com os indígenas da região, procurando conhecer suas principais necessidades, no que diz respeito aos seus direitos. De acordo com a coordenadora do projeto, Fabiana Cabral, os índios têm direito aos benefícios previdenciários como qualquer outro cidadão brasileiro, de acordo com a legislação vigente.
“Aqueles que produzem em regime de economia familiar são considerados segurados especiais. Esse grupo tem direito ao salário-maternidade, à aposentadoria por idade, ao auxílio-doença e seus dependentes têm direito à pensão por morte. A Instrução Normativa nº 45 regula esses direitos”, destacou a coordenadora.
Para ter direito aos benefícios previdenciários, o índio deve apresentar declaração fornecida pela Fundação Nacional do Índio, atestando a sua condição de trabalhador e o tempo em que prestou serviço na agricultura de subsistência em regime de economia familiar ou na pesca artesanal.
A aposentadoria por idade tem grande importância para a vida econômica das tribos. Com a renda das aposentadorias recebidas do INSS, a comunidade consegue adquirir os itens que não produz em seu território, a exemplo de alimentos, vestuário e utensílios. Segundo dados da Funai, 900 mil índios ocupam 12,5% do território brasileiro, divididos em 220 etnias e 180 diferentes idiomas.
Trinta e cinco alunos participam do projeto que contemplará apresentação de palestras para a comunidade, distribuição de cartilhas informativas, pesquisas de campo para coleta de informações sobre aspectos da comunidade indígena, entre outras atividades.
Boas práticas de Rondônia inspiram outros estados da região Norte
As experiências bem-sucedidas de Rondônia na construção e fortalecimento de ecossistemas locais de inovação estão ultrapassando fronteiras. O trabalh
De 22 a 25 de abril, o Centro de Cultura e Formação Kanindé, em Porto Velho, será palco de um encontro que reunirá 40 indígenas de Rondônia e do sul
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce