Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Amazônias - Gente de Opinião
Amazônias

O jeito paraense de falar


O jeito paraense de falar - Gente de Opinião 
 

Mayara Maciel
Agência Museu Goeldi

A singularidade do vocabulário do litoral amazônico retratada no livro Amazônia, zona costeira: termos técnicos e populares”,organizado por pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi, é tema da matéria de capa da edição nº 47 da revista “Amazônia viva”, de julho de 2015.

O livro, concebido de forma interdisciplinar pela botânica Alba Lins, o geólogo Amilcar Mendes e os zoólogos Maria Luiza Marceliano e Inocêncio Gorayeb, pesquisadores do  Programa de Estudos Costeiros (PEC) do Museu Goeldi, reúne em um glossário expandido tanto os termos utilizados de forma técnica por pesquisadores de diversas áreas, quanto à forma popular usada por comunidades pescadoras do litoral amazônico.

O objetivo da publicação é compreender as multifacetadas dinâmicas culturais e socioambientais dessas populações e proporcionar a integração e troca de saberes entre estudiosos e os personagens que transmitem no falar o paradoxo entre a simplicidade e a complexidade que a costa amazônica apresenta.

Assista 
aqui
 ao book trailer da publicação.
 

Revista Amazônia Viva  Encartada no Jornal O Liberal, periódico de circulação regional, a revista Amazônia Viva publica mensalmente artigos e reportagens sobre sustentabilidade, ciência, cultura e inovação.

Acesse aqui a reportagem “Pra mode que...”, redigida pelo jornalista Sávio Oliveira, com fotos de Fernando Sette.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Boas práticas de Rondônia inspiram outros estados da região Norte

Boas práticas de Rondônia inspiram outros estados da região Norte

As experiências bem-sucedidas de Rondônia na construção e fortalecimento de ecossistemas locais de inovação estão ultrapassando fronteiras. O trabalh

Indígenas de Rondônia e Sul do Amazonas se reúnem para troca de saberes sobre tecnologia e proteção territorial

Indígenas de Rondônia e Sul do Amazonas se reúnem para troca de saberes sobre tecnologia e proteção territorial

De 22 a 25 de abril, o Centro de Cultura e Formação Kanindé, em Porto Velho, será palco de um encontro que reunirá 40 indígenas de Rondônia e do sul

Evento acontece nesta segunda com mais de 80 seringueiros sobre produção sustentável da borracha na Amazônia

Evento acontece nesta segunda com mais de 80 seringueiros sobre produção sustentável da borracha na Amazônia

Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros

Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território

Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território

A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)