Quinta-feira, 4 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Amazônias - Gente de Opinião
Amazônias

Novo assentamento do Incra beneficiará cem famílias



JEANE MACHADO
Amazônias
 



A superintendência do Incra/RO criou o Projeto de Assentamento Vale Encantado, no município de Theobroma (RO), com capacidade para cem famílias de trabalhadores rurais, em uma área de 2.985 hectares.

O imóvel, denominado fazenda Vale do Jamari, foiNovo assentamento do Incra beneficiará cem famílias - Gente de Opinião adquirido pelo Incra em setembro do ano passado em um processo que abrangeu a realização de audiência pública com a participação de membros do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável de Rondônia (CEDRS/RO) e da comunidade local.

A proposta do projeto de assentamento estabelece a criação de reserva legal em bloco e destinação de um núcleo comunitário para a área social da comunidade. Os assentados ocuparão oficialmente seus lotes para desenvolver atividades agrícolas e receberão seu Contrato de Concessão de Uso (CCU), documento provisório de lotes em assentamento.

Cada família passará a receber benefícios como créditos de apoio inicial da produção e construção de moradia, assistência técnica e infraestrutura de estradas. Para isso, os assentados devem cumprir as cláusulas do contrato com o órgão que inclui o pagamento de parcelas pela terra e proíbe qualquer tipo de negociação, como a venda do lote.

As famílias beneficiadas já foram selecionadas em um processo que se iniciou com o cadastramento e passou por uma triagem do Incra em Rondônia e em Brasília, onde são consultados bancos de dados para conferir se estão de acordo com o perfil da reforma agrária estabelecido na legislação. Entre as exigências, o candidato ao lote não pode ser funcionário público, já ter participado do programa de Reforma Agrária ou possuir imóveis rurais.


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Boas práticas de Rondônia inspiram outros estados da região Norte

Boas práticas de Rondônia inspiram outros estados da região Norte

As experiências bem-sucedidas de Rondônia na construção e fortalecimento de ecossistemas locais de inovação estão ultrapassando fronteiras. O trabalh

Indígenas de Rondônia e Sul do Amazonas se reúnem para troca de saberes sobre tecnologia e proteção territorial

Indígenas de Rondônia e Sul do Amazonas se reúnem para troca de saberes sobre tecnologia e proteção territorial

De 22 a 25 de abril, o Centro de Cultura e Formação Kanindé, em Porto Velho, será palco de um encontro que reunirá 40 indígenas de Rondônia e do sul

Evento acontece nesta segunda com mais de 80 seringueiros sobre produção sustentável da borracha na Amazônia

Evento acontece nesta segunda com mais de 80 seringueiros sobre produção sustentável da borracha na Amazônia

Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros

Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território

Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território

A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)