Quinta-feira, 4 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Amazônias - Gente de Opinião
Amazônias

Evento sobre Café destacou a qualidade da produção de RO


A jornalista Mariana Proença, especializada em café, ministrou uma palestra para profissionais que atuam na imprensa de Porto Velho, com o objetivo de apresentar nuances sobre este tema e apresentar o assunto como potencial de pautas, tendo em vista a existência de um público interessado neste segmento. Proença é editora da Revista Espresso, especializada em café e referência no assunto na América Latina.

Durante o encontro ela destacou o potencial existente no Mercado do Café e citou como referência, países como a Coréia do Sul, cuja população possui o hábito de tomar chá, mas vem demonstrando mudança neste costume, atualmente a Coréia do Sul possui 80 mil cafeterias e no Brasil, apesar de ser produtor de café ainda existe cerca de 30 mil cafeterias.

A palestrante visitou produtores de café no interior do Estado e destacou a qualidade de nossos produtos. "É importante que se construa um monitoramento desde o produtor até o fechamento do ciclo. E Rondônia já tem isso, o que faltava no café de Rondônia era só contar sua história", observou.
O evento foi realizado no espaço do Juninho Soft Café, em Porto Velho, que serve café robusta com grãos selecionados da produção do Estado. Bruno Assis, falou com entusiasmo da oportunidade de discutir o tema. "É importante para profissionais da imprensa e amantes do café saberem da existência de cafés especiais usando unicamente cafés de Rondônia". Bruno destacou a importância da palestra de Mariana Proença, que também é curadora da Semana Internacional do Café, uma das feiras mais importantes do mundo no segmento. "Quer dizer que estamos no caminho certo", definiu.

Livi Michele participou da palestra e falou de sua experiência como barista: "Fiz o curso fora de Rondônia e lá aprendemos que nosso café, o robusta, não é conhecido como café especial, não podia ser. Mas agora estamos mostrando que é sim, que é possível fazer um café especial com o robusta, é tudo uma questão de processo, de tratamento. E isso tem que chegar lá fora... Essa é uma boa oportunidade de mostrar que Rondônia tem sim, um café de qualidade, um café especial".

Fonte: Mariana Proença.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Boas práticas de Rondônia inspiram outros estados da região Norte

Boas práticas de Rondônia inspiram outros estados da região Norte

As experiências bem-sucedidas de Rondônia na construção e fortalecimento de ecossistemas locais de inovação estão ultrapassando fronteiras. O trabalh

Indígenas de Rondônia e Sul do Amazonas se reúnem para troca de saberes sobre tecnologia e proteção territorial

Indígenas de Rondônia e Sul do Amazonas se reúnem para troca de saberes sobre tecnologia e proteção territorial

De 22 a 25 de abril, o Centro de Cultura e Formação Kanindé, em Porto Velho, será palco de um encontro que reunirá 40 indígenas de Rondônia e do sul

Evento acontece nesta segunda com mais de 80 seringueiros sobre produção sustentável da borracha na Amazônia

Evento acontece nesta segunda com mais de 80 seringueiros sobre produção sustentável da borracha na Amazônia

Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros

Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território

Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território

A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)