Sábado, 6 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agricultura

Robusta Amazônico, da aldeia para às mesas brasileiras

Produção sustentável de cafés de origem indígena é tema de live da Embrapa


Robusta Amazônico, da aldeia para às mesas brasileiras - Gente de Opinião

Cafeicultores indígenas de Rondônia estão produzindo Robustas Amazônicos especiais e sustentáveis que devem chegar em breve às mesas dos brasileiros. Trata-se de uma linha de cafés finos chamada Tribos. Este produto é resultado de uma ação de desenvolvimento social, que vai além da relação comercial e se baseia em um modelo de produção sustentável. Este é o assunto da live que será realizada pela Embrapa, em parceria com o Grupo 3corações, no dia 13/11, às 19 horas, no horário de Brasília, no canal da Embrapa no Youtube (www.youtube.com/embrapa).

Participam deste bate-papo o presidente do Grupo 3corações, Pedro Lima, da maior empresa de cafés especiais do Brasil; a diretora-executiva de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Adriana Martin; a cafeicultora indígena Diná Suruí; o especialista e consultor em processamento e análise sensorial de cafés especiais, Silvio Leite, considerado uma referência no assunto, no Brasil e no mundo; o diretor do Grupo Café do Moço e tetracampeão brasileiro de barismo, Leo Moço; a gerente de Projetos Especiais da 3corações Patrícia Carvalho; e o pesquisador da Embrapa Rondônia Enrique Alves, que atua com foco em colheita, pós-colheita e qualidade do café. A moderação será da jornalista da Embrapa Rondônia, Renata Silva.

As ações voltadas para a produção de cafés especiais por indígenas de Rondônia tiveram início em 2018, por meio de projeto de transferência de tecnologias da Embrapa com três famílias produtoras de café na Terra Indígena Rio Branco, em Alta Floresta d’Oeste. Este trabalho teve parceria da Secretaria de Agricultura do Município e apoio da Fundação Nacional do Índio – Funai. Neste mesmo ano, o indígena Valdir Aruá conquistou o 2° lugar no Concurso de Qualidade do Café de Rondônia - Concafé e representou a cafeicultura do estado no estande de Rondônia na Semana Internacional do Café, maior evento do setor do País, que ocorre anualmente em Belo Horizonte.

Foi neste estande, em novembro de 2018, que o Grupo 3corações conheceu os indígenas e sua história com o café. Já em janeiro de 2019, representantes do Grupo estiveram em Rondônia e deram início ao projeto Tribos, ampliando o trabalho para 132 famílias indígenas produtoras de café no estado, localizadas nas Terras Indígenas Sete de Setembro, no município de Cacoal, e Terra Indígena Rio Branco, em Alta Floresta D’Oeste. O projeto conta com a parceria da Embrapa Rondônia, Funai, Emater-RO, Secretaria de Agricultura de Alta Floresta D'Oeste  e Câmara Setorial do Café.

Atualmente, estes cafeicultores indígenas produzem cerca de 1.300 sacas de café por ano, que são adquiridas, em sua totalidade, pelo Grupo e valorizadas de acordo com critérios de qualidade.  Neste projeto, a 3Corações fomenta a assistência técnica e extensão rural privada e pública, a partir das estratégias tecnológicas definidas pela Embrapa Rondônia. Também oferece infraestrutura, equipamentos e logística de escoamento da produção.

A ação agrega valor aos lotes de cafés especiais que são adquiridos pela empresa pelo dobro do valor de commodity. Também promove um concurso, valorizando a qualidade dos grãos produzidos e o cafeicultor indígena. O campeão do concurso Tribos chega a ganhar R$30 mil e as premiações vão até o 10º colocado. Além disso, 100% do lucro com a venda dos Robustas Amazônicos de origem indígena serão revertidos para o Projeto Tribos.

Segundo o pesquisador da Embrapa Rondônia, Enrique Alves, o café produzido por essas famílias indígenas e por toda a região é, cientificamente, reconhecido como Robusta Amazônico. “Isso agrega origem e valor a um produto único que será, em breve, reconhecida como a primeira Indicação Geográfica de Cafés Canéforas (robusta e conilon) sustentáveis do mundo”, complementa o pesquisador.

Para Alves, o café Tribos é único e transformador para a cafeicultura nacional. Pois, em um único produto traz a história de vida e o reconhecimento do trabalho indígena, a valorização dos cafés canéforas e um exemplo de produção sustentável na Amazônia. “Poucas vezes uma parceria público/privada tem a oportunidade de quebrar tantos paradigmas em um único trabalho, promovendo o desenvolvimento econômico e social do país”, conclui. 

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoSábado, 6 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha já entregou mais de 5 mil toneladas de calcário aos produtores de Rondônia em 2025

Governador Marcos Rocha já entregou mais de 5 mil toneladas de calcário aos produtores de Rondônia em 2025

Para fortalecer o trabalho dos agricultores de Rondônia, o governador Marcos Rocha segue adotando medidas de melhorias no campo, para atender especi

Governador Marcos Rocha visita propriedade rural referência na produção de café em Cacoal

Governador Marcos Rocha visita propriedade rural referência na produção de café em Cacoal

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, visitou na sexta-feira (29), a propriedade Café da Luz, localizada na Linha 12, em Cacoal, com objetivo de r

Rondônia tem papel estratégico no ALI COOP, programa que fortalece cooperativas extrativistas da Amazônia Legal

Rondônia tem papel estratégico no ALI COOP, programa que fortalece cooperativas extrativistas da Amazônia Legal

Levar inovação e fortalecer o cooperativismo até nas regiões mais remotas do Brasil é a proposta do ALI COOP, programa do Sebrae em parceria com ins

Korin lança diagnóstico ESG para produtores rurais em parceria com a MyTS

Korin lança diagnóstico ESG para produtores rurais em parceria com a MyTS

A Korin Alimentos passa a oferecer um serviço de diagnóstico ESG (Ambiental, Social e Governança) para os produtores rurais integrados. Desenvolvida e

Gente de Opinião Sábado, 6 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)